AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797 |
Resumo: | Ao falarmos sobre crianças, mulheres e negros temos como objetivo ressaltar os comportamentos que são dirimidos ao feminino, sob um modelo hierárquico e androcêntrico, existentes a partir das relações de poder. A análise se pautará na compreensão das diversas infâncias existentes, descritas em três países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1930 a 1940, formalizando uma compreensão da imagem do negro elaborada pela escrita de autoras mulheres que narram em suas autobiografi as, reminiscências e representação social. Como pressupostoteórico-metodológico pautar-nos-emos nos estudos sociológicos eliasianos para obter as diversas relações de poder que nos apresentam sob fi gurações sociais e como resultados, apontaremos como a imagem do negro foi construída socialmente,ancorada numa premissa estereotipada e defectiva. |
id |
UFS-3_69b9b5e0bbf9fffb3db8cf3f4db281f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8797 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?Ao falarmos sobre crianças, mulheres e negros temos como objetivo ressaltar os comportamentos que são dirimidos ao feminino, sob um modelo hierárquico e androcêntrico, existentes a partir das relações de poder. A análise se pautará na compreensão das diversas infâncias existentes, descritas em três países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1930 a 1940, formalizando uma compreensão da imagem do negro elaborada pela escrita de autoras mulheres que narram em suas autobiografi as, reminiscências e representação social. Como pressupostoteórico-metodológico pautar-nos-emos nos estudos sociológicos eliasianos para obter as diversas relações de poder que nos apresentam sob fi gurações sociais e como resultados, apontaremos como a imagem do negro foi construída socialmente,ancorada numa premissa estereotipada e defectiva.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/879710.20952/revtee.v11i25.8797Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 111-126Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 111-1262358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKaplan, Carina VivianaXavier, Nubea Rodrigues2022-02-05T14:01:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8797Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-05T14:01:35Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? |
title |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? |
spellingShingle |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? Kaplan, Carina Viviana |
title_short |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? |
title_full |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? |
title_fullStr |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? |
title_full_unstemmed |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? |
title_sort |
AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS? |
author |
Kaplan, Carina Viviana |
author_facet |
Kaplan, Carina Viviana Xavier, Nubea Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Nubea Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaplan, Carina Viviana Xavier, Nubea Rodrigues |
description |
Ao falarmos sobre crianças, mulheres e negros temos como objetivo ressaltar os comportamentos que são dirimidos ao feminino, sob um modelo hierárquico e androcêntrico, existentes a partir das relações de poder. A análise se pautará na compreensão das diversas infâncias existentes, descritas em três países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1930 a 1940, formalizando uma compreensão da imagem do negro elaborada pela escrita de autoras mulheres que narram em suas autobiografi as, reminiscências e representação social. Como pressupostoteórico-metodológico pautar-nos-emos nos estudos sociológicos eliasianos para obter as diversas relações de poder que nos apresentam sob fi gurações sociais e como resultados, apontaremos como a imagem do negro foi construída socialmente,ancorada numa premissa estereotipada e defectiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797 10.20952/revtee.v11i25.8797 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i25.8797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 111-126 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182197735424 |