AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaplan, Carina Viviana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Xavier, Nubea Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797
Resumo: Ao falarmos sobre crianças, mulheres e negros temos como objetivo ressaltar os comportamentos que são dirimidos ao feminino, sob um modelo hierárquico e androcêntrico, existentes a partir das relações de poder. A análise se pautará na compreensão das diversas infâncias existentes, descritas em três países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1930 a 1940, formalizando uma compreensão da imagem do negro elaborada pela escrita de autoras mulheres que narram em suas autobiografi as, reminiscências e representação social. Como pressupostoteórico-metodológico pautar-nos-emos nos estudos sociológicos eliasianos para obter as diversas relações de poder que nos apresentam sob fi gurações sociais e como resultados, apontaremos como a imagem do negro foi construída socialmente,ancorada numa premissa estereotipada e defectiva.
id UFS-3_69b9b5e0bbf9fffb3db8cf3f4db281f2
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8797
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?Ao falarmos sobre crianças, mulheres e negros temos como objetivo ressaltar os comportamentos que são dirimidos ao feminino, sob um modelo hierárquico e androcêntrico, existentes a partir das relações de poder. A análise se pautará na compreensão das diversas infâncias existentes, descritas em três países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1930 a 1940, formalizando uma compreensão da imagem do negro elaborada pela escrita de autoras mulheres que narram em suas autobiografi as, reminiscências e representação social. Como pressupostoteórico-metodológico pautar-nos-emos nos estudos sociológicos eliasianos para obter as diversas relações de poder que nos apresentam sob fi gurações sociais e como resultados, apontaremos como a imagem do negro foi construída socialmente,ancorada numa premissa estereotipada e defectiva.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/879710.20952/revtee.v11i25.8797Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 111-126Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 111-1262358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKaplan, Carina VivianaXavier, Nubea Rodrigues2022-02-05T14:01:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8797Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-05T14:01:35Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
title AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
spellingShingle AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
Kaplan, Carina Viviana
title_short AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
title_full AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
title_fullStr AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
title_full_unstemmed AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
title_sort AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?
author Kaplan, Carina Viviana
author_facet Kaplan, Carina Viviana
Xavier, Nubea Rodrigues
author_role author
author2 Xavier, Nubea Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaplan, Carina Viviana
Xavier, Nubea Rodrigues
description Ao falarmos sobre crianças, mulheres e negros temos como objetivo ressaltar os comportamentos que são dirimidos ao feminino, sob um modelo hierárquico e androcêntrico, existentes a partir das relações de poder. A análise se pautará na compreensão das diversas infâncias existentes, descritas em três países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1930 a 1940, formalizando uma compreensão da imagem do negro elaborada pela escrita de autoras mulheres que narram em suas autobiografi as, reminiscências e representação social. Como pressupostoteórico-metodológico pautar-nos-emos nos estudos sociológicos eliasianos para obter as diversas relações de poder que nos apresentam sob fi gurações sociais e como resultados, apontaremos como a imagem do negro foi construída socialmente,ancorada numa premissa estereotipada e defectiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797
10.20952/revtee.v11i25.8797
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i25.8797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8797/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 111-126
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 111-126
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182197735424