Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra Nova, Jessica Vitorino da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zoboli, Fábio, Silva, Renato Izidoro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4512
Resumo: Este ensaio pretende revisar e apontar as possibilidades pedagógicas da “propedêutica” – no sentido de um conceito que diz da preparação estrutural dos rumos da experiência – na perspectiva da Performance Art. A proposição desta manifestação é apresentada como possibilidade metodológica que permite a vivência dos conceitos pelos quais se pode imprimir nos sujeitos as diferentes formas de conceber o corpo. O modo estruturalista do pensamento sob esta perspectiva é subjugado a partir da proposição de que a propedêutica – suspensa aqui a partir da Performance Art – pode ser interpretada como uma forma possível de estruturar e determinar a experiência do sujeito frente a um objeto a ser conhecido no âmbito das práticas pedagógicas na escola.
id UFS-3_749f4a68a84956857b1565ccd41e5b15
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4512
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiênciaEste ensaio pretende revisar e apontar as possibilidades pedagógicas da “propedêutica” – no sentido de um conceito que diz da preparação estrutural dos rumos da experiência – na perspectiva da Performance Art. A proposição desta manifestação é apresentada como possibilidade metodológica que permite a vivência dos conceitos pelos quais se pode imprimir nos sujeitos as diferentes formas de conceber o corpo. O modo estruturalista do pensamento sob esta perspectiva é subjugado a partir da proposição de que a propedêutica – suspensa aqui a partir da Performance Art – pode ser interpretada como uma forma possível de estruturar e determinar a experiência do sujeito frente a um objeto a ser conhecido no âmbito das práticas pedagógicas na escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/451210.20952/revtee.v8i17.4512Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-42Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-42Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-42Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-422358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4512/3708Terra Nova, Jessica Vitorino da SilvaZoboli, FábioSilva, Renato Izidoro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:01:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4512Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:12Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
title Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
spellingShingle Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
Terra Nova, Jessica Vitorino da Silva
title_short Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
title_full Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
title_fullStr Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
title_full_unstemmed Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
title_sort Performance Art: um olhar sobre o corpo a partir da propedêutica estruturante da experiência
author Terra Nova, Jessica Vitorino da Silva
author_facet Terra Nova, Jessica Vitorino da Silva
Zoboli, Fábio
Silva, Renato Izidoro da
author_role author
author2 Zoboli, Fábio
Silva, Renato Izidoro da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra Nova, Jessica Vitorino da Silva
Zoboli, Fábio
Silva, Renato Izidoro da
description Este ensaio pretende revisar e apontar as possibilidades pedagógicas da “propedêutica” – no sentido de um conceito que diz da preparação estrutural dos rumos da experiência – na perspectiva da Performance Art. A proposição desta manifestação é apresentada como possibilidade metodológica que permite a vivência dos conceitos pelos quais se pode imprimir nos sujeitos as diferentes formas de conceber o corpo. O modo estruturalista do pensamento sob esta perspectiva é subjugado a partir da proposição de que a propedêutica – suspensa aqui a partir da Performance Art – pode ser interpretada como uma forma possível de estruturar e determinar a experiência do sujeito frente a um objeto a ser conhecido no âmbito das práticas pedagógicas na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4512
10.20952/revtee.v8i17.4512
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4512
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v8i17.4512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4512/3708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-42
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-42
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-42
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 25-42
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181359923200