Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escobar, Tatiana Pires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dreon, Morgana, Valle, Ione Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13219
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar e analisar experiências e sentimentos de 148 mães diante da escolha de medicar ou não seus filhos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Justifica-se este trabalho pela premência de colocar as mães em evidência, uma vez que suas vivências, sentimentos e opiniões são salutares para o aprofundamento de estudos que têm como foco a medicamentalização da infância. A metodologia utilizada compreendeu a aplicação de questionários em quatro grupos de Facebook compostos por mães de crianças com o transtorno. Os dados obtidos foram objeto de análise qualitativa e quantitativa, dando ênfase às falas das mães. A investigação indicou que não há consenso entre as figuras maternas quanto aos benefícios dos medicamentos no tratamento das crianças e também evidenciou uma forte sobrecarga de sentimentos como insegurança, medo e culpa diante das posturas que precisam ter em busca do bem-estar das suas crianças. Palavras-chave: Sentimentos maternos. Experiências maternas. Medicamentalização do filho com TDA/H.
id UFS-3_9c79577c6bab684d55e6d69cdedb9c94
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13219
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H Maternal experiences and feelings regarding the medicalization of the son with ADHD/HExperiencias y sentimientos maternos en relación a la medicamentalizacion del hijo con TDA/HEste artigo tem como objetivo identificar e analisar experiências e sentimentos de 148 mães diante da escolha de medicar ou não seus filhos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Justifica-se este trabalho pela premência de colocar as mães em evidência, uma vez que suas vivências, sentimentos e opiniões são salutares para o aprofundamento de estudos que têm como foco a medicamentalização da infância. A metodologia utilizada compreendeu a aplicação de questionários em quatro grupos de Facebook compostos por mães de crianças com o transtorno. Os dados obtidos foram objeto de análise qualitativa e quantitativa, dando ênfase às falas das mães. A investigação indicou que não há consenso entre as figuras maternas quanto aos benefícios dos medicamentos no tratamento das crianças e também evidenciou uma forte sobrecarga de sentimentos como insegurança, medo e culpa diante das posturas que precisam ter em busca do bem-estar das suas crianças. Palavras-chave: Sentimentos maternos. Experiências maternas. Medicamentalização do filho com TDA/H.This article aims to identify and analyze the experiences and feelings of 148 mothers when whether choosing or not to medicate their children diagnosed with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. This work is justified by the necessity of putting mothers in evidence since their experiences, feelings, and opinions are important for the deepening of studies with a focus on the children's medicalization. The methodology involved the application of questionnaires in four Facebook groups composed of mothers of children with the disorder, and the data obtained were analyzed quantitative and qualitatively, emphasizing the mothers’ statements. The investigation indicated that there is no consensus among maternal figures regarding the benefits of medications in the treatment of children, also showing a strong overload of feelings such as insecurity, fear, and guilt when facing the attitudes they need to have when looking for their children's well-being. Keywords: Maternal feelings. Maternal experiences. Medicalization of the child with ADHD/H.Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar las experiencias y sentimientos de 148 madres al elegir si medicar o no a sus hijos diagnosticados con trastorno de déficit de atención/hiperactividad. Este trabajo se justifica por la urgencia de poner a las madres en evidencia, ya que sus experiencias, sentimientos y opiniones son saludables para la profundización de los estudios que se centran en la medicación de la infancia. La metodología utilizada comprendió la aplicación de cuestionarios en cuatro grupos de Facebook compuestos por madres de niños con el trastorno y los datos obtenidos fueron contemplados con un análisis cualitativo y cuantitativo, enfatizando las declaraciones de las madres. La investigación indicó que no hay consenso entre las figuras maternas con respecto a los beneficios de los medicamentos en el tratamiento de los niños y también mostró una fuerte sobrecarga de sentimientos como la inseguridad, el miedo y la culpa frente a las actitudes que necesitan tener en busca del bienestar de sus hijos. Palabras clave: Sentimientos maternos. Experiencias maternas. Medicación del niño con TDAH/H.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1321910.20952/revtee.v13i32.13219Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13219/10481Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscobar, Tatiana PiresDreon, MorganaValle, Ione Ribeiro2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13219Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
Maternal experiences and feelings regarding the medicalization of the son with ADHD/H
Experiencias y sentimientos maternos en relación a la medicamentalizacion del hijo con TDA/H
title Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
spellingShingle Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
Escobar, Tatiana Pires
title_short Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
title_full Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
title_fullStr Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
title_full_unstemmed Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
title_sort Experiências e sentimentos maternos em relação à medicamentalização do filho com TDA/H
author Escobar, Tatiana Pires
author_facet Escobar, Tatiana Pires
Dreon, Morgana
Valle, Ione Ribeiro
author_role author
author2 Dreon, Morgana
Valle, Ione Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escobar, Tatiana Pires
Dreon, Morgana
Valle, Ione Ribeiro
description Este artigo tem como objetivo identificar e analisar experiências e sentimentos de 148 mães diante da escolha de medicar ou não seus filhos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Justifica-se este trabalho pela premência de colocar as mães em evidência, uma vez que suas vivências, sentimentos e opiniões são salutares para o aprofundamento de estudos que têm como foco a medicamentalização da infância. A metodologia utilizada compreendeu a aplicação de questionários em quatro grupos de Facebook compostos por mães de crianças com o transtorno. Os dados obtidos foram objeto de análise qualitativa e quantitativa, dando ênfase às falas das mães. A investigação indicou que não há consenso entre as figuras maternas quanto aos benefícios dos medicamentos no tratamento das crianças e também evidenciou uma forte sobrecarga de sentimentos como insegurança, medo e culpa diante das posturas que precisam ter em busca do bem-estar das suas crianças. Palavras-chave: Sentimentos maternos. Experiências maternas. Medicamentalização do filho com TDA/H.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13219
10.20952/revtee.v13i32.13219
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13219
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13219/10481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182822686720