REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Henrique Campos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CHAGAS, Diogo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10981
Resumo: RESUMO: A noção básica que norteia este trabalho é de que os indivíduos constroem sua identidade discursivamente e que essas identidades são passíveis de transformação, sendo a escola um dos lugares em que esse processo acontece. Como nosso objetivo principal, buscaremos analisar as representações identitárias feitas pelos alunos do segundo ano do ensino médio, de uma escola de ensino regular da rede pública de Uberaba/MG, em relação à Língua Inglesa. Mais especificamente, tentaremos alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar os sentidos atribuídos pelos alunos em relação à LI; analisar como se dá a construção da identidade de falante da LI, desses alunos. Como suporte teórico, baseamos em Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006), dentre outros. A metodologia de pesquisa é de base etnográfica, visto que o instrumento principal para coleta de dados foi o questionário perfil. Percebemos, a partir das análises, que os alunos possuem um comportamento de colonizado quanto à LI, pois a identidade desses sujeitos é construída a partir do social, dependendo do discurso produzido e dos sentidos atribuídos em relação àquela língua para que a representação seja (trans)formada. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Identidade. Representação.        ABSTRACT: The basic guiding notion of this work is that individuals construct their identity discursively and that these identities are subject to be changed, and the school is the place in which this process happens. As our main objective, we will seek to analyse the identity representations made by the students of the second year of High School, a mainstream state funded school of Uberaba/MG, in relation to English. More specifically, we will try to achieve the following objectives: identify the meanings attributed by students in relation to the English Language (EL); analyse how the construction of the identity of the EL speaker is. As theoretical support, we base on Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006) among others. The methodology was based on ethnographic research, in which the main instrument for collection was the profile questionnaire. We realized that students have a behaviour as the colonized EL because the identity of these individuals is built from the social, depending on the discourse produced and meanings attributed towards that language to that representation is (trans)formed. KEYWORDS: Discourse. Iidentity. Representation.
id UFS-5_992643b8297893007a376ecde3237e13
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10981
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL RESUMO: A noção básica que norteia este trabalho é de que os indivíduos constroem sua identidade discursivamente e que essas identidades são passíveis de transformação, sendo a escola um dos lugares em que esse processo acontece. Como nosso objetivo principal, buscaremos analisar as representações identitárias feitas pelos alunos do segundo ano do ensino médio, de uma escola de ensino regular da rede pública de Uberaba/MG, em relação à Língua Inglesa. Mais especificamente, tentaremos alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar os sentidos atribuídos pelos alunos em relação à LI; analisar como se dá a construção da identidade de falante da LI, desses alunos. Como suporte teórico, baseamos em Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006), dentre outros. A metodologia de pesquisa é de base etnográfica, visto que o instrumento principal para coleta de dados foi o questionário perfil. Percebemos, a partir das análises, que os alunos possuem um comportamento de colonizado quanto à LI, pois a identidade desses sujeitos é construída a partir do social, dependendo do discurso produzido e dos sentidos atribuídos em relação àquela língua para que a representação seja (trans)formada. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Identidade. Representação.        ABSTRACT: The basic guiding notion of this work is that individuals construct their identity discursively and that these identities are subject to be changed, and the school is the place in which this process happens. As our main objective, we will seek to analyse the identity representations made by the students of the second year of High School, a mainstream state funded school of Uberaba/MG, in relation to English. More specifically, we will try to achieve the following objectives: identify the meanings attributed by students in relation to the English Language (EL); analyse how the construction of the identity of the EL speaker is. As theoretical support, we base on Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006) among others. The methodology was based on ethnographic research, in which the main instrument for collection was the profile questionnaire. We realized that students have a behaviour as the colonized EL because the identity of these individuals is built from the social, depending on the discourse produced and meanings attributed towards that language to that representation is (trans)formed. KEYWORDS: Discourse. Iidentity. Representation. Universidade Federal de Sergipe2019-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10981Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-22Travessias Interativas; n. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-22Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-22Travessias Interativas; Núm. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-222236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10981/8491Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFREITAS, Henrique CamposCHAGAS, Diogo Silva2020-06-28T23:01:12Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10981Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T23:01:12Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
title REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
spellingShingle REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
FREITAS, Henrique Campos
title_short REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
title_full REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
title_fullStr REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
title_sort REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DA LÍNGUA INGLESA POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA: IDENTITY REPRESENTATION OF THE ENGLISH LANGUAGE BY STUDENTS FROM A PUBLIC SCHOOL
author FREITAS, Henrique Campos
author_facet FREITAS, Henrique Campos
CHAGAS, Diogo Silva
author_role author
author2 CHAGAS, Diogo Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Henrique Campos
CHAGAS, Diogo Silva
description RESUMO: A noção básica que norteia este trabalho é de que os indivíduos constroem sua identidade discursivamente e que essas identidades são passíveis de transformação, sendo a escola um dos lugares em que esse processo acontece. Como nosso objetivo principal, buscaremos analisar as representações identitárias feitas pelos alunos do segundo ano do ensino médio, de uma escola de ensino regular da rede pública de Uberaba/MG, em relação à Língua Inglesa. Mais especificamente, tentaremos alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar os sentidos atribuídos pelos alunos em relação à LI; analisar como se dá a construção da identidade de falante da LI, desses alunos. Como suporte teórico, baseamos em Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006), dentre outros. A metodologia de pesquisa é de base etnográfica, visto que o instrumento principal para coleta de dados foi o questionário perfil. Percebemos, a partir das análises, que os alunos possuem um comportamento de colonizado quanto à LI, pois a identidade desses sujeitos é construída a partir do social, dependendo do discurso produzido e dos sentidos atribuídos em relação àquela língua para que a representação seja (trans)formada. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Identidade. Representação.        ABSTRACT: The basic guiding notion of this work is that individuals construct their identity discursively and that these identities are subject to be changed, and the school is the place in which this process happens. As our main objective, we will seek to analyse the identity representations made by the students of the second year of High School, a mainstream state funded school of Uberaba/MG, in relation to English. More specifically, we will try to achieve the following objectives: identify the meanings attributed by students in relation to the English Language (EL); analyse how the construction of the identity of the EL speaker is. As theoretical support, we base on Moita Lopes (1996, 2006), Celani (2002), Silva (2005), Cavalcanti (2006) among others. The methodology was based on ethnographic research, in which the main instrument for collection was the profile questionnaire. We realized that students have a behaviour as the colonized EL because the identity of these individuals is built from the social, depending on the discourse produced and meanings attributed towards that language to that representation is (trans)formed. KEYWORDS: Discourse. Iidentity. Representation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10981
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10981/8491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-22
Travessias Interativas; n. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-22
Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-22
Travessias Interativas; Núm. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 7-22
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461273477120