A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SASKA, Jenifer Evelyn
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11047
Resumo: RESUMO: Publicado postumamente em 1965, o último livro de poemas de Sylvia Plath, Ariel, figura até hoje como uma das obras mais viscerais da poesia moderna confessional. Considerando a relevância da obra e visando compreender melhor a sua recepção, investigamos três artigos acadêmicos sobre o volume, publicados em língua inglesa nos anos de 1966, 1972 e 1976. Nesse sentido, para embasar a nossa discussão, utilizamos as fundamentações da Estética da Recepção, teoria formulada por H. R. Jauss em sua História da literatura como provocação à teoria literária (1967). As articulações teóricas da Estética da Recepção modificaram bastante as discussões das teorias vigentes da década de 1960, pois sugerem a prática da análise do posicionamento dos leitores em relação ao texto. Sendo assim, nosso objetivo é pontuar eventuais convergências no que tange o viés interpretativo dos pesquisadores em relação aos poemas, uma vez que Ariel ficou conhecido principalmente pela abordagem da temática da morte. PALAVRAS-CHAVE: Sylvia Plath. Ariel. Estética da recepção. Morte. Poesia confessional.        ABSTRACT: Ariel, posthumously published in 1965, is the last book of poems Sylvia Plath wrote and is still acclaimed as one of the most visceral works of confessional modern poetry. Considering its relevance and intending to better comprehend the reception of the book, we investigated three academic articles published in English in the years of 1966, 1972 and 1976. Our analysis is supported by the theoretical concepts of Reception Aesthetics, formulated by H. R. Jauss in Literary history as a challenge to literary theory (1967). The theory presented a contrasting proposition to critical and theoretical practices that dominated literary interpretations during the 1960’s, once it suggests an analytical approach of the interpretation of the readers. The objective of this paper, then, is to point out possible similarities between the interpretations of the scholars towards the poems of Ariel, considering that the volume is widely known for its relation with death. KEYWORDS: Sylvia Plath. Ariel. Reception Aesthetics. Death. Confessional poetry.
id UFS-5_0cfe5c60be322a425fbc1b19a45fd9e6
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11047
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES RESUMO: Publicado postumamente em 1965, o último livro de poemas de Sylvia Plath, Ariel, figura até hoje como uma das obras mais viscerais da poesia moderna confessional. Considerando a relevância da obra e visando compreender melhor a sua recepção, investigamos três artigos acadêmicos sobre o volume, publicados em língua inglesa nos anos de 1966, 1972 e 1976. Nesse sentido, para embasar a nossa discussão, utilizamos as fundamentações da Estética da Recepção, teoria formulada por H. R. Jauss em sua História da literatura como provocação à teoria literária (1967). As articulações teóricas da Estética da Recepção modificaram bastante as discussões das teorias vigentes da década de 1960, pois sugerem a prática da análise do posicionamento dos leitores em relação ao texto. Sendo assim, nosso objetivo é pontuar eventuais convergências no que tange o viés interpretativo dos pesquisadores em relação aos poemas, uma vez que Ariel ficou conhecido principalmente pela abordagem da temática da morte. PALAVRAS-CHAVE: Sylvia Plath. Ariel. Estética da recepção. Morte. Poesia confessional.        ABSTRACT: Ariel, posthumously published in 1965, is the last book of poems Sylvia Plath wrote and is still acclaimed as one of the most visceral works of confessional modern poetry. Considering its relevance and intending to better comprehend the reception of the book, we investigated three academic articles published in English in the years of 1966, 1972 and 1976. Our analysis is supported by the theoretical concepts of Reception Aesthetics, formulated by H. R. Jauss in Literary history as a challenge to literary theory (1967). The theory presented a contrasting proposition to critical and theoretical practices that dominated literary interpretations during the 1960’s, once it suggests an analytical approach of the interpretation of the readers. The objective of this paper, then, is to point out possible similarities between the interpretations of the scholars towards the poems of Ariel, considering that the volume is widely known for its relation with death. KEYWORDS: Sylvia Plath. Ariel. Reception Aesthetics. Death. Confessional poetry. Universidade Federal de Sergipe2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11047Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-160Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-160Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-160Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-1602236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11047/8545Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSASKA, Jenifer Evelyn2020-06-28T21:27:45Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11047Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:27:45Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
title A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
spellingShingle A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
SASKA, Jenifer Evelyn
title_short A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
title_full A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
title_fullStr A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
title_full_unstemmed A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
title_sort A RECEPÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DE ARIEL EM ARTIGOS ACADÊMICOS: THE RECEPTION OF ARIEL’S FIRST EDITION IN ACADEMIC ARTICLES
author SASKA, Jenifer Evelyn
author_facet SASKA, Jenifer Evelyn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SASKA, Jenifer Evelyn
description RESUMO: Publicado postumamente em 1965, o último livro de poemas de Sylvia Plath, Ariel, figura até hoje como uma das obras mais viscerais da poesia moderna confessional. Considerando a relevância da obra e visando compreender melhor a sua recepção, investigamos três artigos acadêmicos sobre o volume, publicados em língua inglesa nos anos de 1966, 1972 e 1976. Nesse sentido, para embasar a nossa discussão, utilizamos as fundamentações da Estética da Recepção, teoria formulada por H. R. Jauss em sua História da literatura como provocação à teoria literária (1967). As articulações teóricas da Estética da Recepção modificaram bastante as discussões das teorias vigentes da década de 1960, pois sugerem a prática da análise do posicionamento dos leitores em relação ao texto. Sendo assim, nosso objetivo é pontuar eventuais convergências no que tange o viés interpretativo dos pesquisadores em relação aos poemas, uma vez que Ariel ficou conhecido principalmente pela abordagem da temática da morte. PALAVRAS-CHAVE: Sylvia Plath. Ariel. Estética da recepção. Morte. Poesia confessional.        ABSTRACT: Ariel, posthumously published in 1965, is the last book of poems Sylvia Plath wrote and is still acclaimed as one of the most visceral works of confessional modern poetry. Considering its relevance and intending to better comprehend the reception of the book, we investigated three academic articles published in English in the years of 1966, 1972 and 1976. Our analysis is supported by the theoretical concepts of Reception Aesthetics, formulated by H. R. Jauss in Literary history as a challenge to literary theory (1967). The theory presented a contrasting proposition to critical and theoretical practices that dominated literary interpretations during the 1960’s, once it suggests an analytical approach of the interpretation of the readers. The objective of this paper, then, is to point out possible similarities between the interpretations of the scholars towards the poems of Ariel, considering that the volume is widely known for its relation with death. KEYWORDS: Sylvia Plath. Ariel. Reception Aesthetics. Death. Confessional poetry.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11047
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11047/8545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-160
Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-160
Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-160
Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 146-160
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461372043264