O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEVILAQUA, Raquel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LEAL, Jacira Miolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11118
Resumo: RESUMO: Jovens e adultos têm tido a oportunidade retornar à escola por meio de uma parceria recente entre instituições federais profissionalizantes e escolas da rede municipal de ensino. Esta parceria tornou-se possível a parti do ano de 2007, quando o governo federal tornou público um programa educacional, conhecido como PROEJA FIC, que integra cursos  profissionalizantes à educação básica com a finalidade de oferecer aos trabalhadores uma formação inicial e continuada. Este texto apresenta uma experiência de letramento com uma turma de jovens e adultos do nível fundamental de ensino. Tal experiência está baseada nos Novos Estudos do Letramento ou Multiletramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2006; ROJO, 2009) e na pedagogia de gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). O gênero documentário foi o ponto de início da experiência e foi utilizado para mobilizar a comunicação e debater criticamente sobre cidadania. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Educação de jovens e adultos. Cidadania.        ABSTRACT: Young and adult people have been given the opportunity to return to school through a recent partnership between federal vocational institutions and elementary city schools. This partnership became possible from 2007, when the Brazilian government made public an educational program which integrates vocational courses and the basic education towards the workers‟ initial and continued education, known as PROEJA FIC. This paper presents a literacy experience developed with a vocational class of young and adult students in the elementary level. Such experience is based on the New Literacy Studies or Multiliteracies (STREET, 2003; ROJO, 2009) and on genres pedagogy (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). The documentary genre was the starting point to the experience and was used to mobilize communication and to discuss citizenship critically. KEYWORDS: Literacies. Young and adult people's education. Citizenship.
id UFS-5_fe0161b5d6f7a3c57f4ed9889b6631bc
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11118
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP RESUMO: Jovens e adultos têm tido a oportunidade retornar à escola por meio de uma parceria recente entre instituições federais profissionalizantes e escolas da rede municipal de ensino. Esta parceria tornou-se possível a parti do ano de 2007, quando o governo federal tornou público um programa educacional, conhecido como PROEJA FIC, que integra cursos  profissionalizantes à educação básica com a finalidade de oferecer aos trabalhadores uma formação inicial e continuada. Este texto apresenta uma experiência de letramento com uma turma de jovens e adultos do nível fundamental de ensino. Tal experiência está baseada nos Novos Estudos do Letramento ou Multiletramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2006; ROJO, 2009) e na pedagogia de gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). O gênero documentário foi o ponto de início da experiência e foi utilizado para mobilizar a comunicação e debater criticamente sobre cidadania. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Educação de jovens e adultos. Cidadania.        ABSTRACT: Young and adult people have been given the opportunity to return to school through a recent partnership between federal vocational institutions and elementary city schools. This partnership became possible from 2007, when the Brazilian government made public an educational program which integrates vocational courses and the basic education towards the workers‟ initial and continued education, known as PROEJA FIC. This paper presents a literacy experience developed with a vocational class of young and adult students in the elementary level. Such experience is based on the New Literacy Studies or Multiliteracies (STREET, 2003; ROJO, 2009) and on genres pedagogy (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). The documentary genre was the starting point to the experience and was used to mobilize communication and to discuss citizenship critically. KEYWORDS: Literacies. Young and adult people's education. Citizenship. Universidade Federal de Sergipe2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11118Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55Travessias Interativas; n. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55Travessias Interativas; Núm. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-552236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11118/8612Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBEVILAQUA, RaquelLEAL, Jacira Miolo2020-06-28T21:03:44Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11118Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:03:44Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
title O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
spellingShingle O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
BEVILAQUA, Raquel
title_short O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
title_full O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
title_fullStr O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
title_full_unstemmed O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
title_sort O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA TURMA DE PROEJA: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: THE DOCUMENTARY AS A TEACHING TOOL IN AN ADULT VOCATIONAL CLASS: COMMUNICATION AND CITIZENSHIP
author BEVILAQUA, Raquel
author_facet BEVILAQUA, Raquel
LEAL, Jacira Miolo
author_role author
author2 LEAL, Jacira Miolo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BEVILAQUA, Raquel
LEAL, Jacira Miolo
description RESUMO: Jovens e adultos têm tido a oportunidade retornar à escola por meio de uma parceria recente entre instituições federais profissionalizantes e escolas da rede municipal de ensino. Esta parceria tornou-se possível a parti do ano de 2007, quando o governo federal tornou público um programa educacional, conhecido como PROEJA FIC, que integra cursos  profissionalizantes à educação básica com a finalidade de oferecer aos trabalhadores uma formação inicial e continuada. Este texto apresenta uma experiência de letramento com uma turma de jovens e adultos do nível fundamental de ensino. Tal experiência está baseada nos Novos Estudos do Letramento ou Multiletramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 2006; ROJO, 2009) e na pedagogia de gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). O gênero documentário foi o ponto de início da experiência e foi utilizado para mobilizar a comunicação e debater criticamente sobre cidadania. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos. Educação de jovens e adultos. Cidadania.        ABSTRACT: Young and adult people have been given the opportunity to return to school through a recent partnership between federal vocational institutions and elementary city schools. This partnership became possible from 2007, when the Brazilian government made public an educational program which integrates vocational courses and the basic education towards the workers‟ initial and continued education, known as PROEJA FIC. This paper presents a literacy experience developed with a vocational class of young and adult students in the elementary level. Such experience is based on the New Literacy Studies or Multiliteracies (STREET, 2003; ROJO, 2009) and on genres pedagogy (MOTTA-ROTH, 2008; BAZERMAN, 2005). The documentary genre was the starting point to the experience and was used to mobilize communication and to discuss citizenship critically. KEYWORDS: Literacies. Young and adult people's education. Citizenship.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11118
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11118/8612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55
Travessias Interativas; n. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55
Travessias Interativas; No. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55
Travessias Interativas; Núm. 3 (2012): Travessias Interativas → jan-jun/2012; pp. 40-55
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461718073344