QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTTEGA, Rita Maria Decarli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SCHLINDVEIN, Jaqueline de Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11732
Resumo: RESUMO: Este trabalho objetiva expor a análise de atividades de leitura de um texto de um livro didático destinado ao 3º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo de um município do oeste do Paraná. O livro faz parte de uma coleção destinada às escolas rurais e está vinculado ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – Campo), adotado para o triênio 2015-2018. A partir dos conceitos de leitura vinculados à concepção interacionista de linguagem (GERALDI, 1991; 1997) e Riolfi (2008), defende-se as atividades de leitura-estudo-de-texto tendo como parâmetro a necessidade de atendimento dos níveis de leitura, propostos por Menegassi (2010): decodificação, compreensão, interpretação e retenção. As análises das atividades de leitura do livro didático apontaram várias incongruências, entre elas a discrepância entre a proposta da unidade e do texto, desorganização em relação aos níveis de leitura, fragmentação do texto e omissão dos dados de produção original do texto. Neste caso, o trabalho de autonomia do docente é fundamental no encaminhamento das questões de leitura, cujo objetivo é estudar o texto. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Livro didático. Nível de leitura.   ABSTRACT: This paper aims to present the analysis of Reading activities of a text removed from a textbook developed for the third year of Elementary School, from a countryside school located in a county in the West of Paraná. The book belongs to a collection destined to rural schools and it is linked to the NTP (National Textbook Program – Countryside), adopeted for the triennium 2015-2018. Parting from reading concepts linked to the interactionist conception of language (GERALDI, 1991, 1997) and Riolfi (2008), the text-reading-studies activities are advocated having as parameter the need for reading levels, proposed by Menegassi (2010): decoding, comprehension, interpretation and retention. The analysis of the textbook activities pointed out several inconsistencies, among them, the discrepancy between the proposal of the unit and the text, disorganization in relation to the reading levels, fragmentation of the text and omission of the original production data of the text. In this case, the work of teacher autonomy is fundamental in the referral of reading questions, whose aim is to study the text. KEYWORDS: Reading. Textbook. Reading Level.
id UFS-5_0189ed5c6defacbf5b04765fe5da2fcf
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11732
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDERESUMO: Este trabalho objetiva expor a análise de atividades de leitura de um texto de um livro didático destinado ao 3º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo de um município do oeste do Paraná. O livro faz parte de uma coleção destinada às escolas rurais e está vinculado ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – Campo), adotado para o triênio 2015-2018. A partir dos conceitos de leitura vinculados à concepção interacionista de linguagem (GERALDI, 1991; 1997) e Riolfi (2008), defende-se as atividades de leitura-estudo-de-texto tendo como parâmetro a necessidade de atendimento dos níveis de leitura, propostos por Menegassi (2010): decodificação, compreensão, interpretação e retenção. As análises das atividades de leitura do livro didático apontaram várias incongruências, entre elas a discrepância entre a proposta da unidade e do texto, desorganização em relação aos níveis de leitura, fragmentação do texto e omissão dos dados de produção original do texto. Neste caso, o trabalho de autonomia do docente é fundamental no encaminhamento das questões de leitura, cujo objetivo é estudar o texto. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Livro didático. Nível de leitura.   ABSTRACT: This paper aims to present the analysis of Reading activities of a text removed from a textbook developed for the third year of Elementary School, from a countryside school located in a county in the West of Paraná. The book belongs to a collection destined to rural schools and it is linked to the NTP (National Textbook Program – Countryside), adopeted for the triennium 2015-2018. Parting from reading concepts linked to the interactionist conception of language (GERALDI, 1991, 1997) and Riolfi (2008), the text-reading-studies activities are advocated having as parameter the need for reading levels, proposed by Menegassi (2010): decoding, comprehension, interpretation and retention. The analysis of the textbook activities pointed out several inconsistencies, among them, the discrepancy between the proposal of the unit and the text, disorganization in relation to the reading levels, fragmentation of the text and omission of the original production data of the text. In this case, the work of teacher autonomy is fundamental in the referral of reading questions, whose aim is to study the text. KEYWORDS: Reading. Textbook. Reading Level.Universidade Federal de Sergipe2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1173210.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-58Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-58Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-58Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-582236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11732/8922Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBOTTEGA, Rita Maria DecarliSCHLINDVEIN, Jaqueline de Alencar2021-07-27T20:57:22Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11732Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:57:22Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
title QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
spellingShingle QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
BOTTEGA, Rita Maria Decarli
title_short QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
title_full QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
title_fullStr QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
title_full_unstemmed QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
title_sort QUANDO O EXERCÍCIO DE LEITURA NÃO ENSINA A LER: ATIVIDADES DE LEITURA NO LD PARA ANOS INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO: WHEN READING EXERCISES DO NOT TEACH HOW TO READ: READING ACTIVITIES IN THE EARLY GRADES’ TEXTBOOK OF THE SCHOOL IN THE COUNTRYSIDE
author BOTTEGA, Rita Maria Decarli
author_facet BOTTEGA, Rita Maria Decarli
SCHLINDVEIN, Jaqueline de Alencar
author_role author
author2 SCHLINDVEIN, Jaqueline de Alencar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTTEGA, Rita Maria Decarli
SCHLINDVEIN, Jaqueline de Alencar
description RESUMO: Este trabalho objetiva expor a análise de atividades de leitura de um texto de um livro didático destinado ao 3º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo de um município do oeste do Paraná. O livro faz parte de uma coleção destinada às escolas rurais e está vinculado ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – Campo), adotado para o triênio 2015-2018. A partir dos conceitos de leitura vinculados à concepção interacionista de linguagem (GERALDI, 1991; 1997) e Riolfi (2008), defende-se as atividades de leitura-estudo-de-texto tendo como parâmetro a necessidade de atendimento dos níveis de leitura, propostos por Menegassi (2010): decodificação, compreensão, interpretação e retenção. As análises das atividades de leitura do livro didático apontaram várias incongruências, entre elas a discrepância entre a proposta da unidade e do texto, desorganização em relação aos níveis de leitura, fragmentação do texto e omissão dos dados de produção original do texto. Neste caso, o trabalho de autonomia do docente é fundamental no encaminhamento das questões de leitura, cujo objetivo é estudar o texto. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Livro didático. Nível de leitura.   ABSTRACT: This paper aims to present the analysis of Reading activities of a text removed from a textbook developed for the third year of Elementary School, from a countryside school located in a county in the West of Paraná. The book belongs to a collection destined to rural schools and it is linked to the NTP (National Textbook Program – Countryside), adopeted for the triennium 2015-2018. Parting from reading concepts linked to the interactionist conception of language (GERALDI, 1991, 1997) and Riolfi (2008), the text-reading-studies activities are advocated having as parameter the need for reading levels, proposed by Menegassi (2010): decoding, comprehension, interpretation and retention. The analysis of the textbook activities pointed out several inconsistencies, among them, the discrepancy between the proposal of the unit and the text, disorganization in relation to the reading levels, fragmentation of the text and omission of the original production data of the text. In this case, the work of teacher autonomy is fundamental in the referral of reading questions, whose aim is to study the text. KEYWORDS: Reading. Textbook. Reading Level.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11732
10.51951/ti.v9i17
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11732
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11732/8922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-58
Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-58
Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-58
Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 45-58
2236-7403
10.51951/ti.v9i17
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461731704832