POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALONSO, Mariângela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11095
Resumo: RESUMO: A obra de Clarice Lispector (1920-1977) caracteriza-se pela recusa à narrativa fechada e acabada ao buscar formas líquidas e inconclusas, que perpetuamente se desmancham para novamente se construírem. Nesse sentido, o texto clariceano percorre um itinerário labiríntico, reportando-se aos limites da linguagem em romances como A paixão segundo G.H (1964), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Água viva (1973). Em tais narrativas, a extremidade do final retorna ao início, num movimento circular e escorpiônico, restando à autora tecer e destecer o texto num contínuo entrelaçamento. Em linhas gerais, buscamos empreender um caminho possível de análise aos textos mencionados, guiando-nos pelos estudos de Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), entre outros. Os resultados desse estudo apontam a intersecção en abyme de encadeamentos significativos diversos, isto é, um intrigante jogo narrativo especular, correspondente a uma literatura com forte capacidade reflexiva, instaurando o movimento do sujeito que se procura. PALAVRAS-CHAVE: Mise en abyme. Circularidade. Clarice Lispector.        ABSTRACT: The work of Clarice Lispector (1920-1977) is characterized by the refusal to the closed and finished narrative when searching for unfinished and liquid forms, which perpetually crumble to build up again. In this sense, the Lispector‟s text traverses a labyrinthine route, referring to the limits of language in novels such as The passion according to GH (1964), An apprenticeship or the book of delights (1969) and Água viva (1973). In such narratives, the edge of the end goes back to the beginning, in a scorpion and circular motion, leaving the author to weave and unweave the text in a continuous interweaving. In general, we seek to undertake a possible way of analyzing the texts mentioned, guided by the studies of Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), among others. The results of this study indicate the intersection en abyme of a significant number of threads, ie an intriguing narrative specular game, corresponding to a literature with strong reflective capacity, establishing the movement of the subject that seeks itself. KEYWORDS: Mise en abyme. Circularity. Clarice Lispector.
id UFS-5_ae740b759470450046459149f1f59312
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11095
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR RESUMO: A obra de Clarice Lispector (1920-1977) caracteriza-se pela recusa à narrativa fechada e acabada ao buscar formas líquidas e inconclusas, que perpetuamente se desmancham para novamente se construírem. Nesse sentido, o texto clariceano percorre um itinerário labiríntico, reportando-se aos limites da linguagem em romances como A paixão segundo G.H (1964), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Água viva (1973). Em tais narrativas, a extremidade do final retorna ao início, num movimento circular e escorpiônico, restando à autora tecer e destecer o texto num contínuo entrelaçamento. Em linhas gerais, buscamos empreender um caminho possível de análise aos textos mencionados, guiando-nos pelos estudos de Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), entre outros. Os resultados desse estudo apontam a intersecção en abyme de encadeamentos significativos diversos, isto é, um intrigante jogo narrativo especular, correspondente a uma literatura com forte capacidade reflexiva, instaurando o movimento do sujeito que se procura. PALAVRAS-CHAVE: Mise en abyme. Circularidade. Clarice Lispector.        ABSTRACT: The work of Clarice Lispector (1920-1977) is characterized by the refusal to the closed and finished narrative when searching for unfinished and liquid forms, which perpetually crumble to build up again. In this sense, the Lispector‟s text traverses a labyrinthine route, referring to the limits of language in novels such as The passion according to GH (1964), An apprenticeship or the book of delights (1969) and Água viva (1973). In such narratives, the edge of the end goes back to the beginning, in a scorpion and circular motion, leaving the author to weave and unweave the text in a continuous interweaving. In general, we seek to undertake a possible way of analyzing the texts mentioned, guided by the studies of Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), among others. The results of this study indicate the intersection en abyme of a significant number of threads, ie an intriguing narrative specular game, corresponding to a literature with strong reflective capacity, establishing the movement of the subject that seeks itself. KEYWORDS: Mise en abyme. Circularity. Clarice Lispector. Universidade Federal de Sergipe2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11095Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86Travessias Interativas; n. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86Travessias Interativas; Núm. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-862236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11095/8588Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessALONSO, Mariângela2020-06-28T21:04:15Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11095Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:04:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
title POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
spellingShingle POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
ALONSO, Mariângela
title_short POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
title_full POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
title_fullStr POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
title_full_unstemmed POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
title_sort POÉTICAS DO INCONCLUSO EM ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR: UNFINISHED POETICS IN NOVELS BY CLARICE LISPECTOR
author ALONSO, Mariângela
author_facet ALONSO, Mariângela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALONSO, Mariângela
description RESUMO: A obra de Clarice Lispector (1920-1977) caracteriza-se pela recusa à narrativa fechada e acabada ao buscar formas líquidas e inconclusas, que perpetuamente se desmancham para novamente se construírem. Nesse sentido, o texto clariceano percorre um itinerário labiríntico, reportando-se aos limites da linguagem em romances como A paixão segundo G.H (1964), Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Água viva (1973). Em tais narrativas, a extremidade do final retorna ao início, num movimento circular e escorpiônico, restando à autora tecer e destecer o texto num contínuo entrelaçamento. Em linhas gerais, buscamos empreender um caminho possível de análise aos textos mencionados, guiando-nos pelos estudos de Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), entre outros. Os resultados desse estudo apontam a intersecção en abyme de encadeamentos significativos diversos, isto é, um intrigante jogo narrativo especular, correspondente a uma literatura com forte capacidade reflexiva, instaurando o movimento do sujeito que se procura. PALAVRAS-CHAVE: Mise en abyme. Circularidade. Clarice Lispector.        ABSTRACT: The work of Clarice Lispector (1920-1977) is characterized by the refusal to the closed and finished narrative when searching for unfinished and liquid forms, which perpetually crumble to build up again. In this sense, the Lispector‟s text traverses a labyrinthine route, referring to the limits of language in novels such as The passion according to GH (1964), An apprenticeship or the book of delights (1969) and Água viva (1973). In such narratives, the edge of the end goes back to the beginning, in a scorpion and circular motion, leaving the author to weave and unweave the text in a continuous interweaving. In general, we seek to undertake a possible way of analyzing the texts mentioned, guided by the studies of Jean-Yves Tadié (1978), Lucien Dällenbach (1979), Laurent Jenny (1979), Davi Arrigucci Júnior (1995), among others. The results of this study indicate the intersection en abyme of a significant number of threads, ie an intriguing narrative specular game, corresponding to a literature with strong reflective capacity, establishing the movement of the subject that seeks itself. KEYWORDS: Mise en abyme. Circularity. Clarice Lispector.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11095
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11095/8588
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86
Travessias Interativas; n. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86
Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86
Travessias Interativas; Núm. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 75-86
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461682421760