LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MUNHOZ, Erica Martinelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10290
Resumo: RESUMO: O presente artigo discute dois problemas de leitura observados na obra de Ana Cristina Cesar: o impasse em relação à definição de certa literatura como feminina ou de mulher, e a intertextualidade, entendida como problema na medida em que se torna labirinto de referências que enreda o leitor em estratégias retóricas. Compreendendo tais impasses não separadamente, mas como caminhos possíveis de saída um para o outro, buscam-se possibilidades criativas para ambos. Propomos aqui uma leitura de traços específicos da intertextualidade entre a autora e a tradição literária, evidenciando um modo particular de leitura dessa tradição majoritariamente masculina: leitura a partir da situação da mulher. A partir de discussões teóricas de Luce Irigaray e Simone de Beauvoir a respeito da linguagem feminina e da constituição negativa feminina, pretendemos entender como a poeta dialoga com vozes da tradição, reproduzindo e recontextualizando obras centrais, criando saídas criativas, cortando fendas e inserindo sua voz feminina no jogo literário da tradição. Como exemplo desse processo será analisado mais detalhadamente o poema “Ulysses”, publicado postumamente em Inéditos e Dispersos, 1985. PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Leitura. Intertextualidade. Tradição. Mulher.   ABSTRACT: This article discusses two reading issues observed in the poetic works of Ana Cristina Cesar: the impasse regarding the definition of a certain literature as female/feminine, and the constant presence of intertextuality in the poet's work, which may become a labyrinth of references for the reader. Understanding these two issues not separately, but each impasse as a possibility of exit for the next, the article aims at a creative approach to both issues. What we propose is a reading of aspects of the intertextuality in Ana Cristina's work as a particular mode of reading, characteristic of a feminine view upon a mainly masculine literary tradition. With the aid of works by Luce Irigaray and Simone de Beauvoir regarding feminine language and woman's negative constitution, we seek to understand how this Brazilian poet of the late 1970s and early 1980s creates a poetic dialogue with voices of the literary tradition, reproducing and recontextualizing central works, creatively cutting slits and inserting her own feminine voice. As an example of this process we will analyze more intently the poem “Ulysses”, published in the 1985 posthumous collection Inéditos e Dispersos. KEYWORDS: Poetry. Reading. Intertextuality. Tradition. Woman.
id UFS-5_51b45ced78338b68acedaeaeab3a5893
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10290
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrantRESUMO: O presente artigo discute dois problemas de leitura observados na obra de Ana Cristina Cesar: o impasse em relação à definição de certa literatura como feminina ou de mulher, e a intertextualidade, entendida como problema na medida em que se torna labirinto de referências que enreda o leitor em estratégias retóricas. Compreendendo tais impasses não separadamente, mas como caminhos possíveis de saída um para o outro, buscam-se possibilidades criativas para ambos. Propomos aqui uma leitura de traços específicos da intertextualidade entre a autora e a tradição literária, evidenciando um modo particular de leitura dessa tradição majoritariamente masculina: leitura a partir da situação da mulher. A partir de discussões teóricas de Luce Irigaray e Simone de Beauvoir a respeito da linguagem feminina e da constituição negativa feminina, pretendemos entender como a poeta dialoga com vozes da tradição, reproduzindo e recontextualizando obras centrais, criando saídas criativas, cortando fendas e inserindo sua voz feminina no jogo literário da tradição. Como exemplo desse processo será analisado mais detalhadamente o poema “Ulysses”, publicado postumamente em Inéditos e Dispersos, 1985. PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Leitura. Intertextualidade. Tradição. Mulher.   ABSTRACT: This article discusses two reading issues observed in the poetic works of Ana Cristina Cesar: the impasse regarding the definition of a certain literature as female/feminine, and the constant presence of intertextuality in the poet's work, which may become a labyrinth of references for the reader. Understanding these two issues not separately, but each impasse as a possibility of exit for the next, the article aims at a creative approach to both issues. What we propose is a reading of aspects of the intertextuality in Ana Cristina's work as a particular mode of reading, characteristic of a feminine view upon a mainly masculine literary tradition. With the aid of works by Luce Irigaray and Simone de Beauvoir regarding feminine language and woman's negative constitution, we seek to understand how this Brazilian poet of the late 1970s and early 1980s creates a poetic dialogue with voices of the literary tradition, reproducing and recontextualizing central works, creatively cutting slits and inserting her own feminine voice. As an example of this process we will analyze more intently the poem “Ulysses”, published in the 1985 posthumous collection Inéditos e Dispersos. KEYWORDS: Poetry. Reading. Intertextuality. Tradition. Woman.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1029010.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-282Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-282Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-282Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-2822236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10290/7908Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMUNHOZ, Erica Martinelli2021-07-27T20:42:00Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10290Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:42Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
title LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
spellingShingle LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
MUNHOZ, Erica Martinelli
title_short LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
title_full LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
title_fullStr LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
title_full_unstemmed LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
title_sort LEITURA FEMININA DE ANA CRISTINA CESAR: o desejo inventado no tirano: ANA CRISTINA CESAR'S FEMALE READING: the desire invented in the tyrant
author MUNHOZ, Erica Martinelli
author_facet MUNHOZ, Erica Martinelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MUNHOZ, Erica Martinelli
description RESUMO: O presente artigo discute dois problemas de leitura observados na obra de Ana Cristina Cesar: o impasse em relação à definição de certa literatura como feminina ou de mulher, e a intertextualidade, entendida como problema na medida em que se torna labirinto de referências que enreda o leitor em estratégias retóricas. Compreendendo tais impasses não separadamente, mas como caminhos possíveis de saída um para o outro, buscam-se possibilidades criativas para ambos. Propomos aqui uma leitura de traços específicos da intertextualidade entre a autora e a tradição literária, evidenciando um modo particular de leitura dessa tradição majoritariamente masculina: leitura a partir da situação da mulher. A partir de discussões teóricas de Luce Irigaray e Simone de Beauvoir a respeito da linguagem feminina e da constituição negativa feminina, pretendemos entender como a poeta dialoga com vozes da tradição, reproduzindo e recontextualizando obras centrais, criando saídas criativas, cortando fendas e inserindo sua voz feminina no jogo literário da tradição. Como exemplo desse processo será analisado mais detalhadamente o poema “Ulysses”, publicado postumamente em Inéditos e Dispersos, 1985. PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Leitura. Intertextualidade. Tradição. Mulher.   ABSTRACT: This article discusses two reading issues observed in the poetic works of Ana Cristina Cesar: the impasse regarding the definition of a certain literature as female/feminine, and the constant presence of intertextuality in the poet's work, which may become a labyrinth of references for the reader. Understanding these two issues not separately, but each impasse as a possibility of exit for the next, the article aims at a creative approach to both issues. What we propose is a reading of aspects of the intertextuality in Ana Cristina's work as a particular mode of reading, characteristic of a feminine view upon a mainly masculine literary tradition. With the aid of works by Luce Irigaray and Simone de Beauvoir regarding feminine language and woman's negative constitution, we seek to understand how this Brazilian poet of the late 1970s and early 1980s creates a poetic dialogue with voices of the literary tradition, reproducing and recontextualizing central works, creatively cutting slits and inserting her own feminine voice. As an example of this process we will analyze more intently the poem “Ulysses”, published in the 1985 posthumous collection Inéditos e Dispersos. KEYWORDS: Poetry. Reading. Intertextuality. Tradition. Woman.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10290
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10290
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10290/7908
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-282
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-282
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-282
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 265-282
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460938981376