LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VANETI, Lincon Luiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ANDRADE, Alexandre de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079
Resumo: RESUMO: Considerando o modo como é abordada atualmente a literatura pelo sistema de ensino nas escolas, fica claro o motivo pelo qual o desinteresse por esta área, por parte dos alunos, é considerável. Transformado, por diversos fatores, em um estudo desprazeroso, voltado somente para os aspectos formais do texto literário, em detrimento de sua fruição estética pelo leitor, o ensino vem afastando os jovens do valioso bem cultural e humanístico que é a arte literária. Assim, torna-se importante refletir sobre qual o verdadeiro papel da sala de aula na vida dos alunos dos níveis fundamental e médio: apenas decorar conceitos referentes à estrutura textual ou receber a literatura como arte libertadora, reflexiva, crítica, capaz de mudar a realidade que nos circunda? Valendo-nos do pensamento de críticos literários consagrados, traçamos uma breve reflexão acerca de como atrair o alunado para o universo da literatura, sem que se despreze por inteiro, claro, o aparato técnico criado pelos estudiosos da área. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Teoria. Fruição do Literário.        ABSTRACT: Considering the way the literature is currently addressed by the education system in schools, it is clear why the lack of interest in the field, by the students, is great. Transformed by several factors, in a study unpleasant, directed only to the formal aspects of the literary text, rather than its aesthetic enjoyment for the reader comes away from teaching young people the valuable cultural and humanistic as well which is the literary art. Thus, it is important to reflect on what the true role of the classroom in the lives of students in elementary and secondary levels: only decorating concepts related to text structure  or receive literature as a liberating art, reflective, critical, able to change reality that surrounds us? Drawing on the thinking of established literary critics, we draw a brief reflection on how to attract pupils to the world of literature without feeling worthless as a whole, of course, the technical device created by researchers in the area. KEYWORDS: Teaching of Literature. Theory. Enjoyment.
id UFS-5_98b459e7f6a13170b416bf5b356ef172
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11079
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? RESUMO: Considerando o modo como é abordada atualmente a literatura pelo sistema de ensino nas escolas, fica claro o motivo pelo qual o desinteresse por esta área, por parte dos alunos, é considerável. Transformado, por diversos fatores, em um estudo desprazeroso, voltado somente para os aspectos formais do texto literário, em detrimento de sua fruição estética pelo leitor, o ensino vem afastando os jovens do valioso bem cultural e humanístico que é a arte literária. Assim, torna-se importante refletir sobre qual o verdadeiro papel da sala de aula na vida dos alunos dos níveis fundamental e médio: apenas decorar conceitos referentes à estrutura textual ou receber a literatura como arte libertadora, reflexiva, crítica, capaz de mudar a realidade que nos circunda? Valendo-nos do pensamento de críticos literários consagrados, traçamos uma breve reflexão acerca de como atrair o alunado para o universo da literatura, sem que se despreze por inteiro, claro, o aparato técnico criado pelos estudiosos da área. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Teoria. Fruição do Literário.        ABSTRACT: Considering the way the literature is currently addressed by the education system in schools, it is clear why the lack of interest in the field, by the students, is great. Transformed by several factors, in a study unpleasant, directed only to the formal aspects of the literary text, rather than its aesthetic enjoyment for the reader comes away from teaching young people the valuable cultural and humanistic as well which is the literary art. Thus, it is important to reflect on what the true role of the classroom in the lives of students in elementary and secondary levels: only decorating concepts related to text structure  or receive literature as a liberating art, reflective, critical, able to change reality that surrounds us? Drawing on the thinking of established literary critics, we draw a brief reflection on how to attract pupils to the world of literature without feeling worthless as a whole, of course, the technical device created by researchers in the area. KEYWORDS: Teaching of Literature. Theory. Enjoyment. Universidade Federal de Sergipe2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-1572236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079/8572Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessVANETI, Lincon LuizANDRADE, Alexandre de Melo2020-06-28T21:04:47Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11079Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:04:47Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
title LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
spellingShingle LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
VANETI, Lincon Luiz
title_short LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
title_full LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
title_fullStr LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
title_full_unstemmed LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
title_sort LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
author VANETI, Lincon Luiz
author_facet VANETI, Lincon Luiz
ANDRADE, Alexandre de Melo
author_role author
author2 ANDRADE, Alexandre de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VANETI, Lincon Luiz
ANDRADE, Alexandre de Melo
description RESUMO: Considerando o modo como é abordada atualmente a literatura pelo sistema de ensino nas escolas, fica claro o motivo pelo qual o desinteresse por esta área, por parte dos alunos, é considerável. Transformado, por diversos fatores, em um estudo desprazeroso, voltado somente para os aspectos formais do texto literário, em detrimento de sua fruição estética pelo leitor, o ensino vem afastando os jovens do valioso bem cultural e humanístico que é a arte literária. Assim, torna-se importante refletir sobre qual o verdadeiro papel da sala de aula na vida dos alunos dos níveis fundamental e médio: apenas decorar conceitos referentes à estrutura textual ou receber a literatura como arte libertadora, reflexiva, crítica, capaz de mudar a realidade que nos circunda? Valendo-nos do pensamento de críticos literários consagrados, traçamos uma breve reflexão acerca de como atrair o alunado para o universo da literatura, sem que se despreze por inteiro, claro, o aparato técnico criado pelos estudiosos da área. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Teoria. Fruição do Literário.        ABSTRACT: Considering the way the literature is currently addressed by the education system in schools, it is clear why the lack of interest in the field, by the students, is great. Transformed by several factors, in a study unpleasant, directed only to the formal aspects of the literary text, rather than its aesthetic enjoyment for the reader comes away from teaching young people the valuable cultural and humanistic as well which is the literary art. Thus, it is important to reflect on what the true role of the classroom in the lives of students in elementary and secondary levels: only decorating concepts related to text structure  or receive literature as a liberating art, reflective, critical, able to change reality that surrounds us? Drawing on the thinking of established literary critics, we draw a brief reflection on how to attract pupils to the world of literature without feeling worthless as a whole, of course, the technical device created by researchers in the area. KEYWORDS: Teaching of Literature. Theory. Enjoyment.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079/8572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157
Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157
Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157
Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461653061632