LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079 |
Resumo: | RESUMO: Considerando o modo como é abordada atualmente a literatura pelo sistema de ensino nas escolas, fica claro o motivo pelo qual o desinteresse por esta área, por parte dos alunos, é considerável. Transformado, por diversos fatores, em um estudo desprazeroso, voltado somente para os aspectos formais do texto literário, em detrimento de sua fruição estética pelo leitor, o ensino vem afastando os jovens do valioso bem cultural e humanístico que é a arte literária. Assim, torna-se importante refletir sobre qual o verdadeiro papel da sala de aula na vida dos alunos dos níveis fundamental e médio: apenas decorar conceitos referentes à estrutura textual ou receber a literatura como arte libertadora, reflexiva, crítica, capaz de mudar a realidade que nos circunda? Valendo-nos do pensamento de críticos literários consagrados, traçamos uma breve reflexão acerca de como atrair o alunado para o universo da literatura, sem que se despreze por inteiro, claro, o aparato técnico criado pelos estudiosos da área. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Teoria. Fruição do Literário. ABSTRACT: Considering the way the literature is currently addressed by the education system in schools, it is clear why the lack of interest in the field, by the students, is great. Transformed by several factors, in a study unpleasant, directed only to the formal aspects of the literary text, rather than its aesthetic enjoyment for the reader comes away from teaching young people the valuable cultural and humanistic as well which is the literary art. Thus, it is important to reflect on what the true role of the classroom in the lives of students in elementary and secondary levels: only decorating concepts related to text structure or receive literature as a liberating art, reflective, critical, able to change reality that surrounds us? Drawing on the thinking of established literary critics, we draw a brief reflection on how to attract pupils to the world of literature without feeling worthless as a whole, of course, the technical device created by researchers in the area. KEYWORDS: Teaching of Literature. Theory. Enjoyment. |
id |
UFS-5_98b459e7f6a13170b416bf5b356ef172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/11079 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? RESUMO: Considerando o modo como é abordada atualmente a literatura pelo sistema de ensino nas escolas, fica claro o motivo pelo qual o desinteresse por esta área, por parte dos alunos, é considerável. Transformado, por diversos fatores, em um estudo desprazeroso, voltado somente para os aspectos formais do texto literário, em detrimento de sua fruição estética pelo leitor, o ensino vem afastando os jovens do valioso bem cultural e humanístico que é a arte literária. Assim, torna-se importante refletir sobre qual o verdadeiro papel da sala de aula na vida dos alunos dos níveis fundamental e médio: apenas decorar conceitos referentes à estrutura textual ou receber a literatura como arte libertadora, reflexiva, crítica, capaz de mudar a realidade que nos circunda? Valendo-nos do pensamento de críticos literários consagrados, traçamos uma breve reflexão acerca de como atrair o alunado para o universo da literatura, sem que se despreze por inteiro, claro, o aparato técnico criado pelos estudiosos da área. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Teoria. Fruição do Literário. ABSTRACT: Considering the way the literature is currently addressed by the education system in schools, it is clear why the lack of interest in the field, by the students, is great. Transformed by several factors, in a study unpleasant, directed only to the formal aspects of the literary text, rather than its aesthetic enjoyment for the reader comes away from teaching young people the valuable cultural and humanistic as well which is the literary art. Thus, it is important to reflect on what the true role of the classroom in the lives of students in elementary and secondary levels: only decorating concepts related to text structure or receive literature as a liberating art, reflective, critical, able to change reality that surrounds us? Drawing on the thinking of established literary critics, we draw a brief reflection on how to attract pupils to the world of literature without feeling worthless as a whole, of course, the technical device created by researchers in the area. KEYWORDS: Teaching of Literature. Theory. Enjoyment. Universidade Federal de Sergipe2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-1572236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079/8572Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessVANETI, Lincon LuizANDRADE, Alexandre de Melo2020-06-28T21:04:47Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11079Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:04:47Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? |
title |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? |
spellingShingle |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? VANETI, Lincon Luiz |
title_short |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? |
title_full |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? |
title_fullStr |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? |
title_full_unstemmed |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? |
title_sort |
LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO? LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT? |
author |
VANETI, Lincon Luiz |
author_facet |
VANETI, Lincon Luiz ANDRADE, Alexandre de Melo |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE, Alexandre de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VANETI, Lincon Luiz ANDRADE, Alexandre de Melo |
description |
RESUMO: Considerando o modo como é abordada atualmente a literatura pelo sistema de ensino nas escolas, fica claro o motivo pelo qual o desinteresse por esta área, por parte dos alunos, é considerável. Transformado, por diversos fatores, em um estudo desprazeroso, voltado somente para os aspectos formais do texto literário, em detrimento de sua fruição estética pelo leitor, o ensino vem afastando os jovens do valioso bem cultural e humanístico que é a arte literária. Assim, torna-se importante refletir sobre qual o verdadeiro papel da sala de aula na vida dos alunos dos níveis fundamental e médio: apenas decorar conceitos referentes à estrutura textual ou receber a literatura como arte libertadora, reflexiva, crítica, capaz de mudar a realidade que nos circunda? Valendo-nos do pensamento de críticos literários consagrados, traçamos uma breve reflexão acerca de como atrair o alunado para o universo da literatura, sem que se despreze por inteiro, claro, o aparato técnico criado pelos estudiosos da área. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Teoria. Fruição do Literário. ABSTRACT: Considering the way the literature is currently addressed by the education system in schools, it is clear why the lack of interest in the field, by the students, is great. Transformed by several factors, in a study unpleasant, directed only to the formal aspects of the literary text, rather than its aesthetic enjoyment for the reader comes away from teaching young people the valuable cultural and humanistic as well which is the literary art. Thus, it is important to reflect on what the true role of the classroom in the lives of students in elementary and secondary levels: only decorating concepts related to text structure or receive literature as a liberating art, reflective, critical, able to change reality that surrounds us? Drawing on the thinking of established literary critics, we draw a brief reflection on how to attract pupils to the world of literature without feeling worthless as a whole, of course, the technical device created by researchers in the area. KEYWORDS: Teaching of Literature. Theory. Enjoyment. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11079/8572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157 Travessias Interativas; n. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157 Travessias Interativas; No. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157 Travessias Interativas; Núm. 7 (2014): Travessias Interativas → jan-jun/2014; pp. 146-157 2236-7403 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alexandremelo06@uol.com.br |
_version_ |
1754565461653061632 |