LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SANT’ANA, Rosilene dos Anjos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10243
Resumo: RESUMO: Existem diversas maneiras de apreender o mundo de informações que a contemporaneidade e os saberes escolares nos proporcionam. Consoante a esse novo cenário, nos encontramos com desafios educacionais que convergem para a necessidade de novas situações de ensino-aprendizagem a fim de atender às demandas educativas, principalmente quando se trata de linguagem, pois nos textos nos deparamos com múltiplas linguagens que requerem novas habilidades leitoras. Neste sentido, este artigo objetiva apresentar os resultados da análise da leitura e escrita de gêneros multimodais em língua espanhola e sua contribuição para o desenvolvimento de multiletramentos no Ensino Médio. Realizou-se uma análise documental (SÁ-SILVA, 2009) com base nos pressupostos da pesquisa multimodal (JEWITT, 2009) ancorada à teoria da Gramática do Design Visual proposta por Kress e Van Leeuwen (2006). Os dados analisados apontaram que o trabalho multimodal contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita dos participantes como sujeitos das práticas sociais com as quais interagem discursivamente. PALAVRAS-CHAVE: Texto Multimodal. Língua Espanhola. Multiletramentos.   ABSTRACT: There are many ways to apprehend information provided by contemporaneity and scholarly knowledge. According to this new scenario, we find educational challenges that need new teacher-learning situations in order to solve the educational demands, mainly in relation to language, because in the texts we find multiple languages that require new reading skills. In this sense, this article aims to present the results of the analysis of the reading and writing of multimodal genres in Spanish language and its contribution to the multiliteracy development in High School. A documentary analysis (SÁ-SILVA, 2009) was carried out based on the presuppositions of the multimodal research (JEWITT, 2009) based on the Grammar of Visual Design proposed by Kress and Van Leeuwen (2006). The analysis pointed out that the multimodal work contributes to the development of reading and writing of the participants as subjects of the social practices with which they interact discursively. KEYWORDS: Multimodal text. Spanish Language. Multiliteracy.
id UFS-5_481580a7ec4df309557b227fd570f708
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10243
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGERESUMO: Existem diversas maneiras de apreender o mundo de informações que a contemporaneidade e os saberes escolares nos proporcionam. Consoante a esse novo cenário, nos encontramos com desafios educacionais que convergem para a necessidade de novas situações de ensino-aprendizagem a fim de atender às demandas educativas, principalmente quando se trata de linguagem, pois nos textos nos deparamos com múltiplas linguagens que requerem novas habilidades leitoras. Neste sentido, este artigo objetiva apresentar os resultados da análise da leitura e escrita de gêneros multimodais em língua espanhola e sua contribuição para o desenvolvimento de multiletramentos no Ensino Médio. Realizou-se uma análise documental (SÁ-SILVA, 2009) com base nos pressupostos da pesquisa multimodal (JEWITT, 2009) ancorada à teoria da Gramática do Design Visual proposta por Kress e Van Leeuwen (2006). Os dados analisados apontaram que o trabalho multimodal contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita dos participantes como sujeitos das práticas sociais com as quais interagem discursivamente. PALAVRAS-CHAVE: Texto Multimodal. Língua Espanhola. Multiletramentos.   ABSTRACT: There are many ways to apprehend information provided by contemporaneity and scholarly knowledge. According to this new scenario, we find educational challenges that need new teacher-learning situations in order to solve the educational demands, mainly in relation to language, because in the texts we find multiple languages that require new reading skills. In this sense, this article aims to present the results of the analysis of the reading and writing of multimodal genres in Spanish language and its contribution to the multiliteracy development in High School. A documentary analysis (SÁ-SILVA, 2009) was carried out based on the presuppositions of the multimodal research (JEWITT, 2009) based on the Grammar of Visual Design proposed by Kress and Van Leeuwen (2006). The analysis pointed out that the multimodal work contributes to the development of reading and writing of the participants as subjects of the social practices with which they interact discursively. KEYWORDS: Multimodal text. Spanish Language. Multiliteracy.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1024310.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-67Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-67Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-67Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-672236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10243/7835Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda deSANT’ANA, Rosilene dos Anjos2021-07-27T20:08:16Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10243Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:08:16Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
title LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
spellingShingle LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
OLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda de
title_short LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
title_full LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
title_fullStr LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
title_full_unstemmed LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
title_sort LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE
author OLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda de
author_facet OLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda de
SANT’ANA, Rosilene dos Anjos
author_role author
author2 SANT’ANA, Rosilene dos Anjos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda de
SANT’ANA, Rosilene dos Anjos
description RESUMO: Existem diversas maneiras de apreender o mundo de informações que a contemporaneidade e os saberes escolares nos proporcionam. Consoante a esse novo cenário, nos encontramos com desafios educacionais que convergem para a necessidade de novas situações de ensino-aprendizagem a fim de atender às demandas educativas, principalmente quando se trata de linguagem, pois nos textos nos deparamos com múltiplas linguagens que requerem novas habilidades leitoras. Neste sentido, este artigo objetiva apresentar os resultados da análise da leitura e escrita de gêneros multimodais em língua espanhola e sua contribuição para o desenvolvimento de multiletramentos no Ensino Médio. Realizou-se uma análise documental (SÁ-SILVA, 2009) com base nos pressupostos da pesquisa multimodal (JEWITT, 2009) ancorada à teoria da Gramática do Design Visual proposta por Kress e Van Leeuwen (2006). Os dados analisados apontaram que o trabalho multimodal contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita dos participantes como sujeitos das práticas sociais com as quais interagem discursivamente. PALAVRAS-CHAVE: Texto Multimodal. Língua Espanhola. Multiletramentos.   ABSTRACT: There are many ways to apprehend information provided by contemporaneity and scholarly knowledge. According to this new scenario, we find educational challenges that need new teacher-learning situations in order to solve the educational demands, mainly in relation to language, because in the texts we find multiple languages that require new reading skills. In this sense, this article aims to present the results of the analysis of the reading and writing of multimodal genres in Spanish language and its contribution to the multiliteracy development in High School. A documentary analysis (SÁ-SILVA, 2009) was carried out based on the presuppositions of the multimodal research (JEWITT, 2009) based on the Grammar of Visual Design proposed by Kress and Van Leeuwen (2006). The analysis pointed out that the multimodal work contributes to the development of reading and writing of the participants as subjects of the social practices with which they interact discursively. KEYWORDS: Multimodal text. Spanish Language. Multiliteracy.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10243
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10243
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10243/7835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-67
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-67
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-67
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 49-67
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460908572672