O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10983 |
Resumo: | RESUMO: Neste trabalho, considerando que a mídia é uma das instituições ideológicas responsáveis pela produção e pela circulação de representações na sociedade, pretendemos identificar algumas das representações sobre o professor difundidas no e pelo discurso midiático. Para isso, com base nas orientações teórico-metodológicas da Análise do Discurso de orientação francesa (PÊCHEUX, 1993, 1995; MAINGUENAU, 2005; ORLANDI, 1996, 1998, 2005, 2008), analisamos, em uma reportagem publicada na página virtual de um dos colunistas da revista Veja, como os professores e o seu trabalho são representados discursivamente. Para a análise, assumimos que o discurso da mídia, como todo os outros discursos, é constitutivamente heterogêneo e, portanto, é a expressão de várias vozes sociais, que partilham, discursivamente, representações sobre os conteúdos temáticos que lhes são sociossubjetivamente relevantes. Na análise, argumentamos que o colunista da revista, dada a sua condição de assujeitamento, corrobora com determinadas representações que são afirmadas em seu discurso. Conforme constatamos, essas representações consideram os professores como profissionais acomodados e como profissionais pouco receptivos às críticas e resistentes às mudanças. PALAVRAS-CHAVE: Representações. Professor. Discurso da mídia. ABSTRACT: In this paper, taking into consideration that the media is an ideological institution responsible for the production and circulation of society´s representation, we intend to identify some of these representations about the teacher created in the media discourse. In order to make it possible, basing the theoretical and methodological orientations in Discourse Analysis of French orientation (PÊCHEUX, 1993, 1995; MAINGUENAU, 2005; ORLANDI, 1996, 1998, 2005, 2008), we analyzed, a report published in a webpage from a columnist of Veja magazine, the meanings attributed to teachers. For the analysis, we consider that the magazine columnist, given his subjected position, agrees with determined representations that are affirmed and reaffirmed in his speech. We stated that these representations consider the teachers accommodated professionals, little receptive to criticism and resistant to changes. According to him, they “shield against their own insuccess”. KEYWORDS: Representations. Teacher. Media discourse. |
id |
UFS-5_96fe01290d79b9a16483cb8be30c9759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/10983 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING RESUMO: Neste trabalho, considerando que a mídia é uma das instituições ideológicas responsáveis pela produção e pela circulação de representações na sociedade, pretendemos identificar algumas das representações sobre o professor difundidas no e pelo discurso midiático. Para isso, com base nas orientações teórico-metodológicas da Análise do Discurso de orientação francesa (PÊCHEUX, 1993, 1995; MAINGUENAU, 2005; ORLANDI, 1996, 1998, 2005, 2008), analisamos, em uma reportagem publicada na página virtual de um dos colunistas da revista Veja, como os professores e o seu trabalho são representados discursivamente. Para a análise, assumimos que o discurso da mídia, como todo os outros discursos, é constitutivamente heterogêneo e, portanto, é a expressão de várias vozes sociais, que partilham, discursivamente, representações sobre os conteúdos temáticos que lhes são sociossubjetivamente relevantes. Na análise, argumentamos que o colunista da revista, dada a sua condição de assujeitamento, corrobora com determinadas representações que são afirmadas em seu discurso. Conforme constatamos, essas representações consideram os professores como profissionais acomodados e como profissionais pouco receptivos às críticas e resistentes às mudanças. PALAVRAS-CHAVE: Representações. Professor. Discurso da mídia. ABSTRACT: In this paper, taking into consideration that the media is an ideological institution responsible for the production and circulation of society´s representation, we intend to identify some of these representations about the teacher created in the media discourse. In order to make it possible, basing the theoretical and methodological orientations in Discourse Analysis of French orientation (PÊCHEUX, 1993, 1995; MAINGUENAU, 2005; ORLANDI, 1996, 1998, 2005, 2008), we analyzed, a report published in a webpage from a columnist of Veja magazine, the meanings attributed to teachers. For the analysis, we consider that the magazine columnist, given his subjected position, agrees with determined representations that are affirmed and reaffirmed in his speech. We stated that these representations consider the teachers accommodated professionals, little receptive to criticism and resistant to changes. According to him, they “shield against their own insuccess”. KEYWORDS: Representations. Teacher. Media discourse. Universidade Federal de Sergipe2019-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10983Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-51Travessias Interativas; n. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-51Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-51Travessias Interativas; Núm. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-512236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10983/8493Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessGURGEL, Manoelito Costa2020-06-28T23:05:58Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10983Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T23:05:58Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING |
title |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING |
spellingShingle |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING GURGEL, Manoelito Costa |
title_short |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING |
title_full |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING |
title_fullStr |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING |
title_full_unstemmed |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING |
title_sort |
O PROFESSOR NO DISCURSO DA MÍDIA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SER E O AGIR DOCENTES: THE TEACHER IN MEDIA DISCOURSE: DISCUSSIVE REPRESENTATIONS IN THE PROFESSOR’S BEING AND ACTING |
author |
GURGEL, Manoelito Costa |
author_facet |
GURGEL, Manoelito Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GURGEL, Manoelito Costa |
description |
RESUMO: Neste trabalho, considerando que a mídia é uma das instituições ideológicas responsáveis pela produção e pela circulação de representações na sociedade, pretendemos identificar algumas das representações sobre o professor difundidas no e pelo discurso midiático. Para isso, com base nas orientações teórico-metodológicas da Análise do Discurso de orientação francesa (PÊCHEUX, 1993, 1995; MAINGUENAU, 2005; ORLANDI, 1996, 1998, 2005, 2008), analisamos, em uma reportagem publicada na página virtual de um dos colunistas da revista Veja, como os professores e o seu trabalho são representados discursivamente. Para a análise, assumimos que o discurso da mídia, como todo os outros discursos, é constitutivamente heterogêneo e, portanto, é a expressão de várias vozes sociais, que partilham, discursivamente, representações sobre os conteúdos temáticos que lhes são sociossubjetivamente relevantes. Na análise, argumentamos que o colunista da revista, dada a sua condição de assujeitamento, corrobora com determinadas representações que são afirmadas em seu discurso. Conforme constatamos, essas representações consideram os professores como profissionais acomodados e como profissionais pouco receptivos às críticas e resistentes às mudanças. PALAVRAS-CHAVE: Representações. Professor. Discurso da mídia. ABSTRACT: In this paper, taking into consideration that the media is an ideological institution responsible for the production and circulation of society´s representation, we intend to identify some of these representations about the teacher created in the media discourse. In order to make it possible, basing the theoretical and methodological orientations in Discourse Analysis of French orientation (PÊCHEUX, 1993, 1995; MAINGUENAU, 2005; ORLANDI, 1996, 1998, 2005, 2008), we analyzed, a report published in a webpage from a columnist of Veja magazine, the meanings attributed to teachers. For the analysis, we consider that the magazine columnist, given his subjected position, agrees with determined representations that are affirmed and reaffirmed in his speech. We stated that these representations consider the teachers accommodated professionals, little receptive to criticism and resistant to changes. According to him, they “shield against their own insuccess”. KEYWORDS: Representations. Teacher. Media discourse. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10983 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10983/8493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-51 Travessias Interativas; n. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-51 Travessias Interativas; No. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-51 Travessias Interativas; Núm. 12 (2016): Travessias Interativas → jul-dez/2016; pp. 35-51 2236-7403 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alexandremelo06@uol.com.br |
_version_ |
1754565461277671424 |