VISUAL LITERACY AND GENDER NEWS IN TEXTBOOK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paulo Vitor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Carina Aparecida Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17098
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar eventos de letramento visual na proposição de ensino do gênero textual notícia pelo livro didático de língua portuguesa para primeiro ano do Ensino Médio, adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins para o triênio 2018/2019/2020. Como processo de justificativa da pesquisa, destacam-se dois aspectos de importante relevância social, no que se refere ao ensino de língua portuguesa no Brasil contemporâneo: (i) reflexão sobre proposição de ensino de gêneros textuais em livro didático; e (ii) reflexão sobre letramento visual em proposta de ensino de gênero textual multimodal. Para fundamentação deste trabalho, o arcabouço foi construído, principalmente, com base em Marcuschi (2008), sobre gêneros textuais; Kalantzis e Cope (2008), sobre Multiletramentos; e Kress e van Leeuwen (2006), sobre Multimodalidade. Os resultados deste estudo apontam que o livro didático analisado, para ensino do gênero notícia, não desenvolve proposição didática que contemple o letramento visual. No geral, o livro didático, por vezes, ignora o letramento visual e, por vezes, trata-o de modo incipiente. Nesse sentido, esta pesquisa evidencia que o livro didático analisado privilegia, na maioria das vezes, o ensino de aspectos verbais.
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spelling VISUAL LITERACY AND GENDER NEWS IN TEXTBOOKLETRAMENTO VISUAL E O GÊNERO NOTÍCIA EM LIVRO DIDÁTICOLivro DidáticoGênero textual multimodal notíciaLetramento visualTextbookMultimodal textual news genreVisual literacyO objetivo deste estudo é investigar eventos de letramento visual na proposição de ensino do gênero textual notícia pelo livro didático de língua portuguesa para primeiro ano do Ensino Médio, adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins para o triênio 2018/2019/2020. Como processo de justificativa da pesquisa, destacam-se dois aspectos de importante relevância social, no que se refere ao ensino de língua portuguesa no Brasil contemporâneo: (i) reflexão sobre proposição de ensino de gêneros textuais em livro didático; e (ii) reflexão sobre letramento visual em proposta de ensino de gênero textual multimodal. Para fundamentação deste trabalho, o arcabouço foi construído, principalmente, com base em Marcuschi (2008), sobre gêneros textuais; Kalantzis e Cope (2008), sobre Multiletramentos; e Kress e van Leeuwen (2006), sobre Multimodalidade. Os resultados deste estudo apontam que o livro didático analisado, para ensino do gênero notícia, não desenvolve proposição didática que contemple o letramento visual. No geral, o livro didático, por vezes, ignora o letramento visual e, por vezes, trata-o de modo incipiente. Nesse sentido, esta pesquisa evidencia que o livro didático analisado privilegia, na maioria das vezes, o ensino de aspectos verbais.The aim of this study is to investigate visual literacy events in the proposition of teaching the textual genre news by the Portuguese language textbook for the first year of high school, adopted by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins for the 2018 triennium/ 2019/2020. As a process to justify the research, two aspects of important social relevance stand out, with regard to the teaching of Portuguese in contemporary Brazil: (i) reflection on the proposition of teaching textual genres in textbooks; and (ii) reflection on visual literacy in a proposal for teaching multimodal textual genre. To support this work, the framework was built, mainly, based on Marcuschi (2008), on textual genres; Kalantzis and Cope (2008), on Multiliteracies; and Kress and van Leeuwen (2006) on Multimodality. The results of this study indicate that the textbook analyzed, for teaching the news genre, does not develop a didactic proposition that includes visual literacy. In general, the textbook sometimes ignores visual literacy and sometimes treats it in an inchoate way. In this sense, this research shows that the analyzed textbook privileges, in most cases, the teaching of verbal aspects.Universidade Federal de Sergipe - UFS2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1709810.51951/ti.v12i25.p44-61Travessias Interativas; No 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 44-61Travessias Interativas; n. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 44-61Travessias Interativas; No. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 44-61Travessias Interativas; Núm. 25 (2022): Travessias Interativas → jan-abr/2022; 44-612236-740310.51951/ti.v12i25reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17098/12888Melo, Paulo VitorSouza, Carina Aparecida Lima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-08T23:14:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17098Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2022-07-08T23:14:48Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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