AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Clarissa Loureiro Marinho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: QUEIROZ, Carlos Eduardo Japiassú de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10324
Resumo: RESUMO: Este artigo busca estabelecer uma discussão acerca da relevância das memórias traumáticas de Lorene e Ana Clara como um artifício de construção identitária feminina no romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles. Tem como foco, assim, a relação dessas protagonistas com seus medos gerados no passado e reatualizados constantemente por suas memórias afetivas, desencadeadas pela relação de seus corpos com suas experiências presentes. Neste sentido, o corpo da mulher é abordado como um tradutor de sensações e reminiscências que corrobora para a construção do seu olhar sobre o mundo e sobre si mesma num processo de construção identitária regido pela constante relação entre passado e presente. Neste âmbito, para fundamentar esta argumentação, foram contempladas as seguintes bases teóricas: estudo de identidade (HALL, 2000), de memória (BENJAMIM, 19885), da “compulsão à repetição” (FREUD, 1969) e da relação do indivíduo com a casa como ninho (BACHELARD, 1978). Desta forma, acredita-se que este trabalho contribua para um análise sociológica da relação entre obra e contexto ditatorial brasileiro e, ao mesmo tempo, exprima como o feminino se desenvolve e se metaforiza dentro de um contexto de medo e de violência. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Memória. Feminino. Lygia Fagundes Telles.   ABSTRACT: This article seeks to establish a discussion about the relevance of traumatic memories of Lorene and Ana Clara as a feminine identity construction artifice in the novel The girls of Lygia Fagundes Telles. It focuses thus the relationship of these protagonists as their fears generated in the past and constantly updated for their emotional memories, triggered by the ratio of their bodies with their present experiences. In this sense, the woman's body is taken as feelings translator and reminiscences corroborating for the construction of its gaze on the world and on itself in an identity construction process governed by the constant relationship between past and present. In this context, to support this argument, the following theoretical background were considered: identity study (Hall, 2000), memory (Benjamin. Thus, it is believed that this work will contribute to a sociological analysis of the relationship between work and Brazilian dictatorial context and at the same time, express how the female develops and metaphors itself within a context of fear and violence. KEYWORDS: Identity. Memory. Female. Lygia Fagundes Telles.
id UFS-5_4c47ef21afc7a932dc74f106e99362f4
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10324
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININRESUMO: Este artigo busca estabelecer uma discussão acerca da relevância das memórias traumáticas de Lorene e Ana Clara como um artifício de construção identitária feminina no romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles. Tem como foco, assim, a relação dessas protagonistas com seus medos gerados no passado e reatualizados constantemente por suas memórias afetivas, desencadeadas pela relação de seus corpos com suas experiências presentes. Neste sentido, o corpo da mulher é abordado como um tradutor de sensações e reminiscências que corrobora para a construção do seu olhar sobre o mundo e sobre si mesma num processo de construção identitária regido pela constante relação entre passado e presente. Neste âmbito, para fundamentar esta argumentação, foram contempladas as seguintes bases teóricas: estudo de identidade (HALL, 2000), de memória (BENJAMIM, 19885), da “compulsão à repetição” (FREUD, 1969) e da relação do indivíduo com a casa como ninho (BACHELARD, 1978). Desta forma, acredita-se que este trabalho contribua para um análise sociológica da relação entre obra e contexto ditatorial brasileiro e, ao mesmo tempo, exprima como o feminino se desenvolve e se metaforiza dentro de um contexto de medo e de violência. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Memória. Feminino. Lygia Fagundes Telles.   ABSTRACT: This article seeks to establish a discussion about the relevance of traumatic memories of Lorene and Ana Clara as a feminine identity construction artifice in the novel The girls of Lygia Fagundes Telles. It focuses thus the relationship of these protagonists as their fears generated in the past and constantly updated for their emotional memories, triggered by the ratio of their bodies with their present experiences. In this sense, the woman's body is taken as feelings translator and reminiscences corroborating for the construction of its gaze on the world and on itself in an identity construction process governed by the constant relationship between past and present. In this context, to support this argument, the following theoretical background were considered: identity study (Hall, 2000), memory (Benjamin. Thus, it is believed that this work will contribute to a sociological analysis of the relationship between work and Brazilian dictatorial context and at the same time, express how the female develops and metaphors itself within a context of fear and violence. KEYWORDS: Identity. Memory. Female. Lygia Fagundes Telles.Universidade Federal de Sergipe2018-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1032410.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-585Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-585Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-585Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-5852236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10324/7931Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBARBOSA, Clarissa Loureiro MarinhoQUEIROZ, Carlos Eduardo Japiassú de2021-07-27T20:47:18Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10324Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:47:18Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
title AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
spellingShingle AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
BARBOSA, Clarissa Loureiro Marinho
title_short AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
title_full AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
title_fullStr AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
title_full_unstemmed AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
title_sort AS MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS EM AS MENINAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEDO PARA CONSTRUÇÃO DO FEMININO: THE TRAUMATIC MEMORIES IN THE GIRLS: A REFLECTION ON FEAR RELEVANCE FOR THE CONSTRUCTION OF THE FEMININ
author BARBOSA, Clarissa Loureiro Marinho
author_facet BARBOSA, Clarissa Loureiro Marinho
QUEIROZ, Carlos Eduardo Japiassú de
author_role author
author2 QUEIROZ, Carlos Eduardo Japiassú de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Clarissa Loureiro Marinho
QUEIROZ, Carlos Eduardo Japiassú de
description RESUMO: Este artigo busca estabelecer uma discussão acerca da relevância das memórias traumáticas de Lorene e Ana Clara como um artifício de construção identitária feminina no romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles. Tem como foco, assim, a relação dessas protagonistas com seus medos gerados no passado e reatualizados constantemente por suas memórias afetivas, desencadeadas pela relação de seus corpos com suas experiências presentes. Neste sentido, o corpo da mulher é abordado como um tradutor de sensações e reminiscências que corrobora para a construção do seu olhar sobre o mundo e sobre si mesma num processo de construção identitária regido pela constante relação entre passado e presente. Neste âmbito, para fundamentar esta argumentação, foram contempladas as seguintes bases teóricas: estudo de identidade (HALL, 2000), de memória (BENJAMIM, 19885), da “compulsão à repetição” (FREUD, 1969) e da relação do indivíduo com a casa como ninho (BACHELARD, 1978). Desta forma, acredita-se que este trabalho contribua para um análise sociológica da relação entre obra e contexto ditatorial brasileiro e, ao mesmo tempo, exprima como o feminino se desenvolve e se metaforiza dentro de um contexto de medo e de violência. PALAVRAS-CHAVE: Identidade. Memória. Feminino. Lygia Fagundes Telles.   ABSTRACT: This article seeks to establish a discussion about the relevance of traumatic memories of Lorene and Ana Clara as a feminine identity construction artifice in the novel The girls of Lygia Fagundes Telles. It focuses thus the relationship of these protagonists as their fears generated in the past and constantly updated for their emotional memories, triggered by the ratio of their bodies with their present experiences. In this sense, the woman's body is taken as feelings translator and reminiscences corroborating for the construction of its gaze on the world and on itself in an identity construction process governed by the constant relationship between past and present. In this context, to support this argument, the following theoretical background were considered: identity study (Hall, 2000), memory (Benjamin. Thus, it is believed that this work will contribute to a sociological analysis of the relationship between work and Brazilian dictatorial context and at the same time, express how the female develops and metaphors itself within a context of fear and violence. KEYWORDS: Identity. Memory. Female. Lygia Fagundes Telles.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10324
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10324
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10324/7931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-585
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-585
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-585
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 573-585
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461221048320