OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Walter Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: COSTA, Marco Antônio Margarido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8887
Resumo: RESUMO: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que investigou os aspectos metodológicos empreendidos em práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos elaboradas por nove licenciandos do curso de Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande, matriculados na disciplina Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio. Tal investigação teve como base os estudos de Kalantzis e Cope (2005) e Cope e Kalantzis (2009) sobre os oito movimentos do conhecimento, pelos quais, de acordo com os autores, o conhecimento se constitui. Para a realização da pesquisa, estudamos os dezesseis planos de aula elaborados pelos licenciandos, dos quais onze são abordados neste artigo, com o intuito de identificar os tipos de propostas empreendidas em cada plano, seus objetivos e seus procedimentos metodológicos. Na análise, buscamos responder quais práticas pedagógicas mostram, de forma mais evidente, os pressupostos dos letramentos. Percebemos que certas sequências de movimentos do conhecimento possibilitam que o aluno aja de forma ativa, isto é, como construtor, indo ao encontro da perspectiva teórica adotada. PALAVRAS-CHAVE: Movimentos do Conhecimento. Letramentos. Estágio de Língua Inglesa no Ensino Médio.     ABSTRACT: This paper presents part of the results from a research, which investigated methodological aspects employed in the pedagogical practices guided by the literacies perspective produced by pre-service students attending Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio, in an English teacher education program, from Federal University of Campina Grande. It was based on Kalantzis and Cope’s (2005) and Cope and Kalantzis’ (2009) studies concerning the eight knowledge movements by which, according to the authors, knowledge is constructed. In order to accomplish such investigation, it was studied the sixteen class plans produced by nine intern students. In this article, eleven of theses plans are discussed, aiming at identifying the type of proposals in each class plan, its goals and its methodological procedures. In the analysis, we tried to focus on the pedagogical practices that seem to be grounded on the literacies theories. It could be observed that certain knowledge movements sequences enable the learner to act in a active way, that is, as a designer, demonstrating an affiliation to the theoretical pesperctive adopted in this text. KEYWORDS: Knowledge Movements. Literacies. English Teaching Internship at High School.
id UFS-5_594bbbec79485bd319a9e3d19df268c1
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/8887
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOLRESUMO: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que investigou os aspectos metodológicos empreendidos em práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos elaboradas por nove licenciandos do curso de Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande, matriculados na disciplina Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio. Tal investigação teve como base os estudos de Kalantzis e Cope (2005) e Cope e Kalantzis (2009) sobre os oito movimentos do conhecimento, pelos quais, de acordo com os autores, o conhecimento se constitui. Para a realização da pesquisa, estudamos os dezesseis planos de aula elaborados pelos licenciandos, dos quais onze são abordados neste artigo, com o intuito de identificar os tipos de propostas empreendidas em cada plano, seus objetivos e seus procedimentos metodológicos. Na análise, buscamos responder quais práticas pedagógicas mostram, de forma mais evidente, os pressupostos dos letramentos. Percebemos que certas sequências de movimentos do conhecimento possibilitam que o aluno aja de forma ativa, isto é, como construtor, indo ao encontro da perspectiva teórica adotada. PALAVRAS-CHAVE: Movimentos do Conhecimento. Letramentos. Estágio de Língua Inglesa no Ensino Médio.     ABSTRACT: This paper presents part of the results from a research, which investigated methodological aspects employed in the pedagogical practices guided by the literacies perspective produced by pre-service students attending Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio, in an English teacher education program, from Federal University of Campina Grande. It was based on Kalantzis and Cope’s (2005) and Cope and Kalantzis’ (2009) studies concerning the eight knowledge movements by which, according to the authors, knowledge is constructed. In order to accomplish such investigation, it was studied the sixteen class plans produced by nine intern students. In this article, eleven of theses plans are discussed, aiming at identifying the type of proposals in each class plan, its goals and its methodological procedures. In the analysis, we tried to focus on the pedagogical practices that seem to be grounded on the literacies theories. It could be observed that certain knowledge movements sequences enable the learner to act in a active way, that is, as a designer, demonstrating an affiliation to the theoretical pesperctive adopted in this text. KEYWORDS: Knowledge Movements. Literacies. English Teaching Internship at High School.Universidade Federal de Sergipe2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/888710.51951/ti.v8i15Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-165Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-165Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-165Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-1652236-740310.51951/ti.v8i15reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8887/7065Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBARROS, Walter VieiraCOSTA, Marco Antônio Margarido2021-07-27T19:55:07Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/8887Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T19:55:07Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
title OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
spellingShingle OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
BARROS, Walter Vieira
title_short OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
title_full OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
title_fullStr OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
title_full_unstemmed OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
title_sort OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
author BARROS, Walter Vieira
author_facet BARROS, Walter Vieira
COSTA, Marco Antônio Margarido
author_role author
author2 COSTA, Marco Antônio Margarido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Walter Vieira
COSTA, Marco Antônio Margarido
description RESUMO: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que investigou os aspectos metodológicos empreendidos em práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos elaboradas por nove licenciandos do curso de Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande, matriculados na disciplina Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio. Tal investigação teve como base os estudos de Kalantzis e Cope (2005) e Cope e Kalantzis (2009) sobre os oito movimentos do conhecimento, pelos quais, de acordo com os autores, o conhecimento se constitui. Para a realização da pesquisa, estudamos os dezesseis planos de aula elaborados pelos licenciandos, dos quais onze são abordados neste artigo, com o intuito de identificar os tipos de propostas empreendidas em cada plano, seus objetivos e seus procedimentos metodológicos. Na análise, buscamos responder quais práticas pedagógicas mostram, de forma mais evidente, os pressupostos dos letramentos. Percebemos que certas sequências de movimentos do conhecimento possibilitam que o aluno aja de forma ativa, isto é, como construtor, indo ao encontro da perspectiva teórica adotada. PALAVRAS-CHAVE: Movimentos do Conhecimento. Letramentos. Estágio de Língua Inglesa no Ensino Médio.     ABSTRACT: This paper presents part of the results from a research, which investigated methodological aspects employed in the pedagogical practices guided by the literacies perspective produced by pre-service students attending Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio, in an English teacher education program, from Federal University of Campina Grande. It was based on Kalantzis and Cope’s (2005) and Cope and Kalantzis’ (2009) studies concerning the eight knowledge movements by which, according to the authors, knowledge is constructed. In order to accomplish such investigation, it was studied the sixteen class plans produced by nine intern students. In this article, eleven of theses plans are discussed, aiming at identifying the type of proposals in each class plan, its goals and its methodological procedures. In the analysis, we tried to focus on the pedagogical practices that seem to be grounded on the literacies theories. It could be observed that certain knowledge movements sequences enable the learner to act in a active way, that is, as a designer, demonstrating an affiliation to the theoretical pesperctive adopted in this text. KEYWORDS: Knowledge Movements. Literacies. English Teaching Internship at High School.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8887
10.51951/ti.v8i15
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8887
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8887/7065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-165
Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-165
Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-165
Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 149-165
2236-7403
10.51951/ti.v8i15
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460780646400