OS LUGARES DA MEMÓRIA: ESTUDO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS OITOCENTISTAS A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA ESFERA PÚBLICA BURGUESA, DA ANTROPOLOGIA E DO DISCURSO: THE SPACES OF MEMORY: STUDY OF NINETEENTH-CENTURY ADVERTISEMENTS IN VIEW OF THE BOURGEOIS PUBLIC SPHERE, ANTHROPOLOGY AND DISCOURS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11028 |
Resumo: | RESUMO: Neste artigo pretendemos apresentar algumas reflexões a respeito da memória sociodiscursiva do gênero publicitário a partir de conceitos de memória apresentados por Pierre Nora (1981). Para o autor, a memória pendura-se em lugares assim como a história perdura em acontecimentos, ou seja, os lugares “nascem e vivem do sentimento [de] que não há memória espontânea”. Desse modo, a fim de investigarmos a memória do anúncio publicitário, delimitamos três possíveis lugares onde se alicerçam o gênero publicitário, na esfera pública burguesa, segundo pressupostos teóricos apresentados por Habermas (1984); na perspectiva antropológica apresentada por Jack Goody (1987); e na perspectiva discursiva apresentada por Bakhtin (2000). A partir deste estudo, observaremos qual contexto e qual situação de comunicação motivou o surgimento do gênero e quais fatores são responsáveis por manter ativa sua memória e sua funcionalidade sociocomunicativa. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Anúncio publicitário. Esfera pública burguesa. Antropologia. Discurso. ABSTRACT: In this article, we present some reflections about the socio-discursive memory of the advertiser gender through memory concepts presented by Pierre Nora (1981). For the author, the memory persist in places as the story persist in events, that means, "they are born and live of the feeling [of] that there is no spontaneous memory.". Thus, in order to investigate the memory of the advertisement, we delimit three possible places where are founded the advertising genre in the bourgeois public sphere, according to theoretical assumptions presented by Habermas (1984); in anthropological perspective by Jack Goody (1987); and in the discursive perspective by Bakhtin (2000). In this study, we will observe what context and situation of communication motivated the emergence of gender and what factors are responsible for keeping its memory active and socio-communicative functionality. KEYWORDS: Memory. Advertisements. Bourgeois public sphere. Anthropology. Discourse. |
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OS LUGARES DA MEMÓRIA: ESTUDO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS OITOCENTISTAS A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA ESFERA PÚBLICA BURGUESA, DA ANTROPOLOGIA E DO DISCURSO: THE SPACES OF MEMORY: STUDY OF NINETEENTH-CENTURY ADVERTISEMENTS IN VIEW OF THE BOURGEOIS PUBLIC SPHERE, ANTHROPOLOGY AND DISCOURS RESUMO: Neste artigo pretendemos apresentar algumas reflexões a respeito da memória sociodiscursiva do gênero publicitário a partir de conceitos de memória apresentados por Pierre Nora (1981). Para o autor, a memória pendura-se em lugares assim como a história perdura em acontecimentos, ou seja, os lugares “nascem e vivem do sentimento [de] que não há memória espontânea”. Desse modo, a fim de investigarmos a memória do anúncio publicitário, delimitamos três possíveis lugares onde se alicerçam o gênero publicitário, na esfera pública burguesa, segundo pressupostos teóricos apresentados por Habermas (1984); na perspectiva antropológica apresentada por Jack Goody (1987); e na perspectiva discursiva apresentada por Bakhtin (2000). A partir deste estudo, observaremos qual contexto e qual situação de comunicação motivou o surgimento do gênero e quais fatores são responsáveis por manter ativa sua memória e sua funcionalidade sociocomunicativa. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Anúncio publicitário. Esfera pública burguesa. Antropologia. Discurso. ABSTRACT: In this article, we present some reflections about the socio-discursive memory of the advertiser gender through memory concepts presented by Pierre Nora (1981). For the author, the memory persist in places as the story persist in events, that means, "they are born and live of the feeling [of] that there is no spontaneous memory.". Thus, in order to investigate the memory of the advertisement, we delimit three possible places where are founded the advertising genre in the bourgeois public sphere, according to theoretical assumptions presented by Habermas (1984); in anthropological perspective by Jack Goody (1987); and in the discursive perspective by Bakhtin (2000). In this study, we will observe what context and situation of communication motivated the emergence of gender and what factors are responsible for keeping its memory active and socio-communicative functionality. KEYWORDS: Memory. Advertisements. Bourgeois public sphere. Anthropology. Discourse. Universidade Federal de Sergipe2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11028Travessias Interativas; No. 9 (2015): Travessias Interativas → jan-jun/2015; pp. 82-100Travessias Interativas; n. 9 (2015): Travessias Interativas → jan-jun/2015; pp. 82-100Travessias Interativas; No. 9 (2015): Travessias Interativas → jan-jun/2015; pp. 82-100Travessias Interativas; Núm. 9 (2015): Travessias Interativas → jan-jun/2015; pp. 82-1002236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11028/8532Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessINÁCIO, Alice Meira2020-06-28T22:08:05Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11028Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T22:08:05Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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