A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Geovan Pedro Silva de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LACERDA, Naziozênio Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10249
Resumo: RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar a multimodalidade em blogs para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nas considerações sobre a multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN,1998; DIONÍSIO, 2011) e na teoria das matrizes da linguagem e do pensamento (SANTAELLA, 2005). A metodologia segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, adotando procedimentos de seleção de blogs educacionais, levantamento dos conteúdos e análise da multimodalidade com base nas matrizes da linguagem e do pensamento. O corpus da pesquisa compõe-se de 05 (cinco) blogs educacionais que publicam conteúdos sobre língua portuguesa,selecionados na internet. Os resultados da pesquisa revelam que a multimodalidade dos blogs analisados dá-se pelo hibridismo das matrizes sonora, visual e verbal da linguagem, com predominância da matriz verbal, sobretudo das modalidades descritiva e dissertativa. Conclui-se que os elementos multimodais enriquecem os textos dos blogs educacionais, acentuam o seu caráter didático e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Multimodalidade. Blogs educacionais. Matrizes da linguagem e do pensamento. Língua portuguesa.   ABSTRACT: This research aims to analyze multimodality in blogs for teaching and learning Portuguese. This research is theoretically substantiated in considerations about multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN,1998; DIONÍSIO, 2011), and the theory of the matrices of language and thought (SANTAELLA, 2005). The methodology follows the qualitative approach of research, adopting procedures such as the selection of educational blogs, content survey and the analysis of multimodality based on the matrices of language and thought. The research corpus is composed of 05 (five) educational blogs that publish contents about the Portuguese language selected on the internet. The research results revealed that multimodality in the analyzed blogs happens because of the hybridism in the verbal, visual and sound matrices of language, with predominance of the verbal matrix, especially on the descriptive and expository modalities. It is concluded that the multimodal elements enrich the texts in the educational blogs, accentuate its didactic role and contribute to the process of teaching and learning the Portuguese language. KEYWORDS: Multimodality. Educational blogs. Matrices of language and thought. Portuguese language.
id UFS-5_f0bd1f8d5b07670f0f1a2a8c4a5b06a0
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10249
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNINGRESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar a multimodalidade em blogs para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nas considerações sobre a multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN,1998; DIONÍSIO, 2011) e na teoria das matrizes da linguagem e do pensamento (SANTAELLA, 2005). A metodologia segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, adotando procedimentos de seleção de blogs educacionais, levantamento dos conteúdos e análise da multimodalidade com base nas matrizes da linguagem e do pensamento. O corpus da pesquisa compõe-se de 05 (cinco) blogs educacionais que publicam conteúdos sobre língua portuguesa,selecionados na internet. Os resultados da pesquisa revelam que a multimodalidade dos blogs analisados dá-se pelo hibridismo das matrizes sonora, visual e verbal da linguagem, com predominância da matriz verbal, sobretudo das modalidades descritiva e dissertativa. Conclui-se que os elementos multimodais enriquecem os textos dos blogs educacionais, acentuam o seu caráter didático e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Multimodalidade. Blogs educacionais. Matrizes da linguagem e do pensamento. Língua portuguesa.   ABSTRACT: This research aims to analyze multimodality in blogs for teaching and learning Portuguese. This research is theoretically substantiated in considerations about multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN,1998; DIONÍSIO, 2011), and the theory of the matrices of language and thought (SANTAELLA, 2005). The methodology follows the qualitative approach of research, adopting procedures such as the selection of educational blogs, content survey and the analysis of multimodality based on the matrices of language and thought. The research corpus is composed of 05 (five) educational blogs that publish contents about the Portuguese language selected on the internet. The research results revealed that multimodality in the analyzed blogs happens because of the hybridism in the verbal, visual and sound matrices of language, with predominance of the verbal matrix, especially on the descriptive and expository modalities. It is concluded that the multimodal elements enrich the texts in the educational blogs, accentuate its didactic role and contribute to the process of teaching and learning the Portuguese language. KEYWORDS: Multimodality. Educational blogs. Matrices of language and thought. Portuguese language.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1024910.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-123Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-123Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-123Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-1232236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10249/7838Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACEDO, Geovan Pedro Silva deLACERDA, Naziozênio Antonio2021-07-27T20:09:07Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10249Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:09:07Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
title A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
spellingShingle A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
MACEDO, Geovan Pedro Silva de
title_short A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
title_full A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
title_fullStr A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
title_full_unstemmed A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
title_sort A MULTIMODALIDADE EM BLOGS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: THE MULTIMODALITY IN EDUCATIONAL BLOGS FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND LEARNING
author MACEDO, Geovan Pedro Silva de
author_facet MACEDO, Geovan Pedro Silva de
LACERDA, Naziozênio Antonio
author_role author
author2 LACERDA, Naziozênio Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Geovan Pedro Silva de
LACERDA, Naziozênio Antonio
description RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar a multimodalidade em blogs para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nas considerações sobre a multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN,1998; DIONÍSIO, 2011) e na teoria das matrizes da linguagem e do pensamento (SANTAELLA, 2005). A metodologia segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, adotando procedimentos de seleção de blogs educacionais, levantamento dos conteúdos e análise da multimodalidade com base nas matrizes da linguagem e do pensamento. O corpus da pesquisa compõe-se de 05 (cinco) blogs educacionais que publicam conteúdos sobre língua portuguesa,selecionados na internet. Os resultados da pesquisa revelam que a multimodalidade dos blogs analisados dá-se pelo hibridismo das matrizes sonora, visual e verbal da linguagem, com predominância da matriz verbal, sobretudo das modalidades descritiva e dissertativa. Conclui-se que os elementos multimodais enriquecem os textos dos blogs educacionais, acentuam o seu caráter didático e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Multimodalidade. Blogs educacionais. Matrizes da linguagem e do pensamento. Língua portuguesa.   ABSTRACT: This research aims to analyze multimodality in blogs for teaching and learning Portuguese. This research is theoretically substantiated in considerations about multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN,1998; DIONÍSIO, 2011), and the theory of the matrices of language and thought (SANTAELLA, 2005). The methodology follows the qualitative approach of research, adopting procedures such as the selection of educational blogs, content survey and the analysis of multimodality based on the matrices of language and thought. The research corpus is composed of 05 (five) educational blogs that publish contents about the Portuguese language selected on the internet. The research results revealed that multimodality in the analyzed blogs happens because of the hybridism in the verbal, visual and sound matrices of language, with predominance of the verbal matrix, especially on the descriptive and expository modalities. It is concluded that the multimodal elements enrich the texts in the educational blogs, accentuate its didactic role and contribute to the process of teaching and learning the Portuguese language. KEYWORDS: Multimodality. Educational blogs. Matrices of language and thought. Portuguese language.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10249
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10249
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10249/7838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-123
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-123
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-123
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 105-123
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460914864128