OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11096 |
Resumo: | RESUMO: O convívio familiar e social exerce relevante influência na formação do EU, sendo o contato com o OUTRO essencial para a constituição do ser e a visão de si mesmo. Assim, seriam a nossa memória e o nosso comportamento exclusivamente nossos? Ou expressariam a influência do meio ao qual pertencemos? O presente artigo se propõe a analisar o efeito da memória coletiva nas lembranças particulares e sua atuação na formação do indivíduo no romance Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles. A protagonista Virgínia, uma jovem em busca de respostas, aceitação e de si mesma, tenta por duas vezes fazer parte do grupo fechado ao qual pertencem suas duas irmãs Bruna e Otávia, os vizinhos Letícia e Conrado e o amigo deles Afonso. Mas ao final de sua trajetória rumo ao autoconhecimento, ela se verá diante da escolha entre a integração social ou a aceitação e integração do EU. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Sociedade. Formação. Autoconhecimento, EU. ABSTRACT: Social and family living exert a considerable influence on the development of the ego, the contact with the other being essential for the human constitution and the vision of oneself. So would our memory and our behaviour be exclusively ours? Or would they express the influence of the environment we belong to? This article proposes to analyse the effect of the collective memory in private memories and its performance in the particular individual development in the novel Ciranda de pedra (The Marble Dance, 1954) by Lygia Fagundes Telles. The protagonist Virgínia, a young girl looking for answers, the acceptance of herself, tries twice to join the closed group constituted by her sisters Bruna and Otávia, their neighbors Letícia and Conrado and their friend Afonso. But she sees herself, at the end of her journey toward self- understanding, against the choice between the social integration and the acceptance and integration of herself. KEYWORDS: Memory. Society. Development. Self-understanding. Ego. |
id |
UFS-5_ab87efea1b4992e2c7a1148bcb84d895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/11096 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) RESUMO: O convívio familiar e social exerce relevante influência na formação do EU, sendo o contato com o OUTRO essencial para a constituição do ser e a visão de si mesmo. Assim, seriam a nossa memória e o nosso comportamento exclusivamente nossos? Ou expressariam a influência do meio ao qual pertencemos? O presente artigo se propõe a analisar o efeito da memória coletiva nas lembranças particulares e sua atuação na formação do indivíduo no romance Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles. A protagonista Virgínia, uma jovem em busca de respostas, aceitação e de si mesma, tenta por duas vezes fazer parte do grupo fechado ao qual pertencem suas duas irmãs Bruna e Otávia, os vizinhos Letícia e Conrado e o amigo deles Afonso. Mas ao final de sua trajetória rumo ao autoconhecimento, ela se verá diante da escolha entre a integração social ou a aceitação e integração do EU. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Sociedade. Formação. Autoconhecimento, EU. ABSTRACT: Social and family living exert a considerable influence on the development of the ego, the contact with the other being essential for the human constitution and the vision of oneself. So would our memory and our behaviour be exclusively ours? Or would they express the influence of the environment we belong to? This article proposes to analyse the effect of the collective memory in private memories and its performance in the particular individual development in the novel Ciranda de pedra (The Marble Dance, 1954) by Lygia Fagundes Telles. The protagonist Virgínia, a young girl looking for answers, the acceptance of herself, tries twice to join the closed group constituted by her sisters Bruna and Otávia, their neighbors Letícia and Conrado and their friend Afonso. But she sees herself, at the end of her journey toward self- understanding, against the choice between the social integration and the acceptance and integration of herself. KEYWORDS: Memory. Society. Development. Self-understanding. Ego. Universidade Federal de Sergipe2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11096Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-100Travessias Interativas; n. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-100Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-100Travessias Interativas; Núm. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-1002236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11096/8589Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Rosana Munutte da2020-06-28T21:04:15Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11096Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:04:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) |
title |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) |
spellingShingle |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) SILVA, Rosana Munutte da |
title_short |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) |
title_full |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) |
title_fullStr |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) |
title_full_unstemmed |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) |
title_sort |
OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA: THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE) |
author |
SILVA, Rosana Munutte da |
author_facet |
SILVA, Rosana Munutte da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Rosana Munutte da |
description |
RESUMO: O convívio familiar e social exerce relevante influência na formação do EU, sendo o contato com o OUTRO essencial para a constituição do ser e a visão de si mesmo. Assim, seriam a nossa memória e o nosso comportamento exclusivamente nossos? Ou expressariam a influência do meio ao qual pertencemos? O presente artigo se propõe a analisar o efeito da memória coletiva nas lembranças particulares e sua atuação na formação do indivíduo no romance Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles. A protagonista Virgínia, uma jovem em busca de respostas, aceitação e de si mesma, tenta por duas vezes fazer parte do grupo fechado ao qual pertencem suas duas irmãs Bruna e Otávia, os vizinhos Letícia e Conrado e o amigo deles Afonso. Mas ao final de sua trajetória rumo ao autoconhecimento, ela se verá diante da escolha entre a integração social ou a aceitação e integração do EU. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Sociedade. Formação. Autoconhecimento, EU. ABSTRACT: Social and family living exert a considerable influence on the development of the ego, the contact with the other being essential for the human constitution and the vision of oneself. So would our memory and our behaviour be exclusively ours? Or would they express the influence of the environment we belong to? This article proposes to analyse the effect of the collective memory in private memories and its performance in the particular individual development in the novel Ciranda de pedra (The Marble Dance, 1954) by Lygia Fagundes Telles. The protagonist Virgínia, a young girl looking for answers, the acceptance of herself, tries twice to join the closed group constituted by her sisters Bruna and Otávia, their neighbors Letícia and Conrado and their friend Afonso. But she sees herself, at the end of her journey toward self- understanding, against the choice between the social integration and the acceptance and integration of herself. KEYWORDS: Memory. Society. Development. Self-understanding. Ego. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11096 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11096/8589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-100 Travessias Interativas; n. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-100 Travessias Interativas; No. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-100 Travessias Interativas; Núm. 5 (2013): Travessias Interativas → jan-jun/2013; pp. 87-100 2236-7403 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alexandremelo06@uol.com.br |
_version_ |
1754565461684518912 |