LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Aline Wieczikovski
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: GOMES, Catiúcia Carniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251
Resumo: RESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos gêneros multimodais, a fim de compreender essa nova prática de letramento, suas modificações e exigências de novos comportamentos dos leitores na construção da significação de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teórico baseado na premissa de que todo gênero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de gênero, letramento, multimodalidade e multimídia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodológica de análise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construção do sentido textual todo um repertório de conhecimentos sobre os recursos semióticos é evocado a interagir na prática comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas práticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiências de uso da língua inscritas em diferentes campos de atuação do sujeito letrado. PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo.   ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject. KEYWORDS: Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum.
id UFS-5_1d860233ec63e7efc5b48487aa55df75
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/10251
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTIONRESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos gêneros multimodais, a fim de compreender essa nova prática de letramento, suas modificações e exigências de novos comportamentos dos leitores na construção da significação de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teórico baseado na premissa de que todo gênero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de gênero, letramento, multimodalidade e multimídia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodológica de análise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construção do sentido textual todo um repertório de conhecimentos sobre os recursos semióticos é evocado a interagir na prática comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas práticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiências de uso da língua inscritas em diferentes campos de atuação do sujeito letrado. PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo.   ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject. KEYWORDS: Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1025110.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-1602236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251/7840Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessROCHA, Aline WieczikovskiGOMES, Catiúcia Carniel2021-07-27T20:09:41Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10251Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:09:41Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
title LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
spellingShingle LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
ROCHA, Aline Wieczikovski
title_short LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
title_full LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
title_fullStr LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
title_full_unstemmed LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
title_sort LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
author ROCHA, Aline Wieczikovski
author_facet ROCHA, Aline Wieczikovski
GOMES, Catiúcia Carniel
author_role author
author2 GOMES, Catiúcia Carniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Aline Wieczikovski
GOMES, Catiúcia Carniel
description RESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos gêneros multimodais, a fim de compreender essa nova prática de letramento, suas modificações e exigências de novos comportamentos dos leitores na construção da significação de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teórico baseado na premissa de que todo gênero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de gênero, letramento, multimodalidade e multimídia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodológica de análise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construção do sentido textual todo um repertório de conhecimentos sobre os recursos semióticos é evocado a interagir na prática comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas práticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiências de uso da língua inscritas em diferentes campos de atuação do sujeito letrado. PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo.   ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject. KEYWORDS: Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251
10.51951/ti.v8i16
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251
identifier_str_mv 10.51951/ti.v8i16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251/7840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160
Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160
Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160
2236-7403
10.51951/ti.v8i16
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460919058432