LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251 |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos gêneros multimodais, a fim de compreender essa nova prática de letramento, suas modificações e exigências de novos comportamentos dos leitores na construção da significação de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teórico baseado na premissa de que todo gênero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de gênero, letramento, multimodalidade e multimídia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodológica de análise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construção do sentido textual todo um repertório de conhecimentos sobre os recursos semióticos é evocado a interagir na prática comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas práticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiências de uso da língua inscritas em diferentes campos de atuação do sujeito letrado. PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo. ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject. KEYWORDS: Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum. |
id |
UFS-5_1d860233ec63e7efc5b48487aa55df75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/10251 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTIONRESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos gêneros multimodais, a fim de compreender essa nova prática de letramento, suas modificações e exigências de novos comportamentos dos leitores na construção da significação de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teórico baseado na premissa de que todo gênero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de gênero, letramento, multimodalidade e multimídia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodológica de análise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construção do sentido textual todo um repertório de conhecimentos sobre os recursos semióticos é evocado a interagir na prática comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas práticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiências de uso da língua inscritas em diferentes campos de atuação do sujeito letrado. PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo. ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject. KEYWORDS: Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum.Universidade Federal de Sergipe2018-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/1025110.51951/ti.v8i16Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-1602236-740310.51951/ti.v8i16reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251/7840Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessROCHA, Aline WieczikovskiGOMES, Catiúcia Carniel2021-07-27T20:09:41Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/10251Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:09:41Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION |
title |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION |
spellingShingle |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION ROCHA, Aline Wieczikovski |
title_short |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION |
title_full |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION |
title_fullStr |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION |
title_sort |
LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION |
author |
ROCHA, Aline Wieczikovski |
author_facet |
ROCHA, Aline Wieczikovski GOMES, Catiúcia Carniel |
author_role |
author |
author2 |
GOMES, Catiúcia Carniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Aline Wieczikovski GOMES, Catiúcia Carniel |
description |
RESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos gêneros multimodais, a fim de compreender essa nova prática de letramento, suas modificações e exigências de novos comportamentos dos leitores na construção da significação de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teórico baseado na premissa de que todo gênero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de gênero, letramento, multimodalidade e multimídia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodológica de análise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construção do sentido textual todo um repertório de conhecimentos sobre os recursos semióticos é evocado a interagir na prática comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas práticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiências de uso da língua inscritas em diferentes campos de atuação do sujeito letrado. PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo. ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject. KEYWORDS: Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251 10.51951/ti.v8i16 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v8i16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10251/7840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160 Travessias Interativas; n. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160 Travessias Interativas; No. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160 Travessias Interativas; Núm. 16 (2018): Travessias Interativas → jul-dez/2018; pp. 145-160 2236-7403 10.51951/ti.v8i16 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alexandremelo06@uol.com.br |
_version_ |
1754565460919058432 |