LITERATURA E REPRESENTAÇÃO: PERCURSO FICTÍCIO DO SOCIAL EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS: LITERATURE AND REPRESENTATION: FICTITIOUS COURSE OF THE SOCIAL IN THE DEVIL TO PAY IN THE BACKLANDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAGANUCCI, Jeanne Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10986
Resumo: RESUMO: João Guimarães Rosa, no cenário nacional e também externo, destacou-se pela primazia em traduzir em palavras o mundo e, indubitavelmente, a representação literária do humano e do sertão, universalizando-os. Nos idos de 1956, surge o Grande Sertão: Veredas, numa tessitura ficcional que evidenciou, em suas estórias e causos pitorescos, a diferença em relação à literatura produzida até ali. Nesse sertão roseano, Diadorim e Riobaldo encerram o mundo, em experiências metafísicas da presença na ausência. A abordagem metodológica desse trabalho utiliza-se da representação social, fictícia e literária e se constatou, nesta investigação, que o sertão roseano, com a caracterização da personagem Diadorim, em representação fluida, acorre e concorre para a possibilidade do empoderamento feminino. Nesse espaço ficcional, a literatura enquanto representação delineia o fluxo contínuo do artístico e cultural, no longo dito e não dito do Grande Sertão: Veredas. Para essa discussão,  problematiza-se o sertão roseano e suas imbricações com as relações de gênero, a partir do escopo teórico dos seguintes autores: Antonio Candido (2014), Beth Brait (1985), Erich Auerbach (2013), Terry Eagleton (2006), Walter Benjamim (1994); Jacques Derrida (2004), Michelle Perrot (1995), entre outros. PALAVRAS-CHAVE: Personagem. Representação. Literatura roseana.        ABSTRACT: João Guimarães Rosa, in the national and foreign scenarios, distinguished himself by the primacy in translating into words, the word, things, and, doubtlessly, the literary representation of the creatures, the human and the hinterlands, universalizing them. Way back into 1956, arises The devil to pay in the backlands, in a fictional texture, that highlighted, in his stories and picturesque cases, the difference in relation to literature made until then. In this rosean hinterlands, Diadorim and Riobaldo end the world, in metaphysical experiences of presence of the absence. The methodological approach of the work is employed by social, fictitious and literary representation and it was noted, in this investigation, that the rosean hinterlands, with the characterization of the character Diadorim, in fluid representation, occurs and concurs to the possibility of the feminine empowering. In that fictional space, literature as a representation outlines the continuous flux of the artistic and the cultural, on the long spoken and unspoken on The devil to pay in the backlands. For that argument, it is discussed the rosean backlands and its imbrications with the relations of gender, from the theoretical scope of the following authors: Antonio Candido (2014), Beth Brait (1985), Erich Auerbach (2013), Terry Eagleton (2006), Walter Benjamim (1994), Jacques Derrida (2004), Michelle Perrot (1995), among others. KEYWORDS: Character. Representation. Rosean literature.
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