ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Dione Márcia Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11052
Resumo: RESUMO: Este escrito procura analisar o trabalho desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. Baseia-se em estudiosos como Menegassi e Ângelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), entre outros e realiza uma pesquisa qualitativo-interpretativa, que se delineia como uma pesquisa-ação. Objetiva discutir como a relação entre o texto verbal e não verbal pode ajudar no trabalho com a leitura inferencial de alunos considerados “leitores”, mas que ainda apresentam problemas significativos nessa habilidade. Dessa forma, a partir de um trabalho (com textos que possuem imagens) voltado de forma mais efetiva para esses alunos, esperamos promover avanços na sua fluência e compreensão leitora. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental. Leitura. Fluência e Compreensão.        ABSTRACT: This writing seeks to analyze the work with students of second year of elementary school in the School of Application of UFPA. It is based on scholars as Menegassi and Angelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), among others and performs a qualitative, interpretive research, which outlines how an action research. Aims to discuss how the relationship between verbal and non-verbal text can help work with students considered inferential reading "readers", but still have significant problems in that skill. Thus, from a work (with texts that have images) facing more effectively for these students, we hope to promote advances in fluency and reading comprehension. KEYWORDS: Elementary Education. Reading. Fluency and Comprehension.
id UFS-5_f2e242186dcb07139921af94caa60bf9
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11052
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL RESUMO: Este escrito procura analisar o trabalho desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. Baseia-se em estudiosos como Menegassi e Ângelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), entre outros e realiza uma pesquisa qualitativo-interpretativa, que se delineia como uma pesquisa-ação. Objetiva discutir como a relação entre o texto verbal e não verbal pode ajudar no trabalho com a leitura inferencial de alunos considerados “leitores”, mas que ainda apresentam problemas significativos nessa habilidade. Dessa forma, a partir de um trabalho (com textos que possuem imagens) voltado de forma mais efetiva para esses alunos, esperamos promover avanços na sua fluência e compreensão leitora. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental. Leitura. Fluência e Compreensão.        ABSTRACT: This writing seeks to analyze the work with students of second year of elementary school in the School of Application of UFPA. It is based on scholars as Menegassi and Angelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), among others and performs a qualitative, interpretive research, which outlines how an action research. Aims to discuss how the relationship between verbal and non-verbal text can help work with students considered inferential reading "readers", but still have significant problems in that skill. Thus, from a work (with texts that have images) facing more effectively for these students, we hope to promote advances in fluency and reading comprehension. KEYWORDS: Elementary Education. Reading. Fluency and Comprehension. Universidade Federal de Sergipe2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11052Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-219Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-219Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-219Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-2192236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11052/8549Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMORAES, Dione Márcia Alves de2020-06-28T21:35:56ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
title ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
spellingShingle ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
MORAES, Dione Márcia Alves de
title_short ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
title_full ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
title_fullStr ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
title_full_unstemmed ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
title_sort ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A LEITURA INFERENCIAL: SECOND YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AND READING INFERENTIAL
author MORAES, Dione Márcia Alves de
author_facet MORAES, Dione Márcia Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Dione Márcia Alves de
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO: Este escrito procura analisar o trabalho desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. Baseia-se em estudiosos como Menegassi e Ângelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), entre outros e realiza uma pesquisa qualitativo-interpretativa, que se delineia como uma pesquisa-ação. Objetiva discutir como a relação entre o texto verbal e não verbal pode ajudar no trabalho com a leitura inferencial de alunos considerados “leitores”, mas que ainda apresentam problemas significativos nessa habilidade. Dessa forma, a partir de um trabalho (com textos que possuem imagens) voltado de forma mais efetiva para esses alunos, esperamos promover avanços na sua fluência e compreensão leitora. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental. Leitura. Fluência e Compreensão.        ABSTRACT: This writing seeks to analyze the work with students of second year of elementary school in the School of Application of UFPA. It is based on scholars as Menegassi and Angelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), among others and performs a qualitative, interpretive research, which outlines how an action research. Aims to discuss how the relationship between verbal and non-verbal text can help work with students considered inferential reading "readers", but still have significant problems in that skill. Thus, from a work (with texts that have images) facing more effectively for these students, we hope to promote advances in fluency and reading comprehension. KEYWORDS: Elementary Education. Reading. Fluency and Comprehension.
description RESUMO: Este escrito procura analisar o trabalho desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA. Baseia-se em estudiosos como Menegassi e Ângelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), entre outros e realiza uma pesquisa qualitativo-interpretativa, que se delineia como uma pesquisa-ação. Objetiva discutir como a relação entre o texto verbal e não verbal pode ajudar no trabalho com a leitura inferencial de alunos considerados “leitores”, mas que ainda apresentam problemas significativos nessa habilidade. Dessa forma, a partir de um trabalho (com textos que possuem imagens) voltado de forma mais efetiva para esses alunos, esperamos promover avanços na sua fluência e compreensão leitora. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental. Leitura. Fluência e Compreensão.        ABSTRACT: This writing seeks to analyze the work with students of second year of elementary school in the School of Application of UFPA. It is based on scholars as Menegassi and Angelo (2005) Menegassi (1995); Belintane (2013), among others and performs a qualitative, interpretive research, which outlines how an action research. Aims to discuss how the relationship between verbal and non-verbal text can help work with students considered inferential reading "readers", but still have significant problems in that skill. Thus, from a work (with texts that have images) facing more effectively for these students, we hope to promote advances in fluency and reading comprehension. KEYWORDS: Elementary Education. Reading. Fluency and Comprehension.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11052
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11052/8549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-219
Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-219
Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-219
Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 208-219
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1726651014194397184