LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GINZBURG, Jaime
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11032
Resumo: RESUMO: Este artigo propõe uma reflexão sobre websites ligados a temas de interesse para estudantes de literatura brasileira, tanto no ensino médio como nas universidades. Estes alunos procuram a internet em busca de informações para suas atividades escolares e universitárias. Nossa hipótese consiste em que websites sugeridos por motores de busca como Google, Yahoo e Bing apresentam problemas de qualidade. Websites considerados relevantes, de acordo com esses motores, podem apresentar textos inadequados do ponto de vista educacional. Como exemplo, observamos alguns websites, chamando a atenção para modos como as obras de Álvares de Azevedo e Clarice Lispector são abordadas na internet; além disso, examinamos sites sobre foco narrativo. Como resultado, argumentamos que alguns websites representam um dano à formação de leitores e são capazes de desrespeitar o trabalho dos escritores. PALAVRAS-CHAVE: Internet. Busca. Literatura brasileira. Ensino. Clarice Lispector.        ABSTRACT: This article focuses on websites referring to Brazilian literature. Students go very often online to get information related to their classes, both at university and high school. Search engines such as Google, Yahoo and Bing suggest websites to the users; these sites, however, sometimes, do not have appropriate resources for educational purposes. Even then, students think they are good sources for relevant information. We might consider some of them can put in risk educational activities. We decided to read websites related to Álvares de Azevedo and Clarice Lispector. The goal was to discuss their approaches. We also read as well websites related to point of view in fiction. As a result, we argue some websites go against the interests of academic education, and also can be disrespectful to writers. KEYWORDS: Internet. Search. Brazilian literature. Teaching. Clarice Lispector.
id UFS-5_c76f30e94bafb2f6b40fa9d7ebb12ce4
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11032
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE RESUMO: Este artigo propõe uma reflexão sobre websites ligados a temas de interesse para estudantes de literatura brasileira, tanto no ensino médio como nas universidades. Estes alunos procuram a internet em busca de informações para suas atividades escolares e universitárias. Nossa hipótese consiste em que websites sugeridos por motores de busca como Google, Yahoo e Bing apresentam problemas de qualidade. Websites considerados relevantes, de acordo com esses motores, podem apresentar textos inadequados do ponto de vista educacional. Como exemplo, observamos alguns websites, chamando a atenção para modos como as obras de Álvares de Azevedo e Clarice Lispector são abordadas na internet; além disso, examinamos sites sobre foco narrativo. Como resultado, argumentamos que alguns websites representam um dano à formação de leitores e são capazes de desrespeitar o trabalho dos escritores. PALAVRAS-CHAVE: Internet. Busca. Literatura brasileira. Ensino. Clarice Lispector.        ABSTRACT: This article focuses on websites referring to Brazilian literature. Students go very often online to get information related to their classes, both at university and high school. Search engines such as Google, Yahoo and Bing suggest websites to the users; these sites, however, sometimes, do not have appropriate resources for educational purposes. Even then, students think they are good sources for relevant information. We might consider some of them can put in risk educational activities. We decided to read websites related to Álvares de Azevedo and Clarice Lispector. The goal was to discuss their approaches. We also read as well websites related to point of view in fiction. As a result, we argue some websites go against the interests of academic education, and also can be disrespectful to writers. KEYWORDS: Internet. Search. Brazilian literature. Teaching. Clarice Lispector. Universidade Federal de Sergipe2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11032Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-34Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-34Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-34Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-342236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11032/8536Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessGINZBURG, Jaime2020-06-28T21:09:57Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11032Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T21:09:57Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
title LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
spellingShingle LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
GINZBURG, Jaime
title_short LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
title_full LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
title_fullStr LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
title_full_unstemmed LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
title_sort LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: BRAZILIAN LITERATURE ONLINE
author GINZBURG, Jaime
author_facet GINZBURG, Jaime
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GINZBURG, Jaime
description RESUMO: Este artigo propõe uma reflexão sobre websites ligados a temas de interesse para estudantes de literatura brasileira, tanto no ensino médio como nas universidades. Estes alunos procuram a internet em busca de informações para suas atividades escolares e universitárias. Nossa hipótese consiste em que websites sugeridos por motores de busca como Google, Yahoo e Bing apresentam problemas de qualidade. Websites considerados relevantes, de acordo com esses motores, podem apresentar textos inadequados do ponto de vista educacional. Como exemplo, observamos alguns websites, chamando a atenção para modos como as obras de Álvares de Azevedo e Clarice Lispector são abordadas na internet; além disso, examinamos sites sobre foco narrativo. Como resultado, argumentamos que alguns websites representam um dano à formação de leitores e são capazes de desrespeitar o trabalho dos escritores. PALAVRAS-CHAVE: Internet. Busca. Literatura brasileira. Ensino. Clarice Lispector.        ABSTRACT: This article focuses on websites referring to Brazilian literature. Students go very often online to get information related to their classes, both at university and high school. Search engines such as Google, Yahoo and Bing suggest websites to the users; these sites, however, sometimes, do not have appropriate resources for educational purposes. Even then, students think they are good sources for relevant information. We might consider some of them can put in risk educational activities. We decided to read websites related to Álvares de Azevedo and Clarice Lispector. The goal was to discuss their approaches. We also read as well websites related to point of view in fiction. As a result, we argue some websites go against the interests of academic education, and also can be disrespectful to writers. KEYWORDS: Internet. Search. Brazilian literature. Teaching. Clarice Lispector.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11032
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11032/8536
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-34
Travessias Interativas; n. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-34
Travessias Interativas; No. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-34
Travessias Interativas; Núm. 8 (2014): Travessias Interativas → jul-dez/2014; pp. 12-34
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461356314624