ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Andrio J. R. dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9130
Resumo: RESUMO: Allen Ginsberg foi acometido por duas visões em 1948. Na primeira, Ginsberg menciona ter ouvido a voz de William Blake recitar o poema “Ah! Sunflower” e “The Sick Rose”. Então, ao contemplar Nova York da janela de seu quarto, Ginsberg apreendeu uma presença intensa do divino. A segunda visão ocorreu após Ginsberg dançar em sua cozinha, entoando cânticos. O poeta menciona que se viu transportado a uma biblioteca, a qual compreendia como sendo o seu paraíso. Todavia, Ginsberg viu-se aterrorizado pela percepção de que todas as pessoas lá eram capazes de conectar-se e compartilhar afeto e conhecimento, mas não o faziam por medo de rejeição. O objetivo deste artigo é discutir o poema “Oh! Sun-flower”, de Blake, em relação à visão de Ginsberg. Além disso, também pretendemos averiguar relações entre outras visões e obras de Ginsberg, como no caso dos poemas “Sunflower Sutra” (1955), a seção “Moloch”, de “Howl” (1955), e “Contest of Bards” (1979) em relação a obras iluminadas de Blake, como Songs of Innocence and of Experience (1794), Europe: A Prophecy (1794) e The Book of Urizen (1795). PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Allen Ginsberg. William Blake. Visões.   ABSTRACT: Allen Ginsberg was taken by two visions in 1948. The first one is related to Ginsberg hearing William Blake’s voice reciting the poems “Ah! Sunflower” and “The Sick Rose”. Thereafter, as he gazed at New York City from the window of his bedroom, Ginsberg seized an intense presence of the divine. The second vision came after Ginsberg danced in his kitchen, chanting. The poet mentions that he was transported to a library, which he understood as his paradise. However, Ginsberg was terrified by the notion that all people there were able to connect and share affection and knowledge, but they did not do so out of fear of rejection. This paper aims to discuss the poem “Ah! Sun-flower” by Blake in comparison to Ginsberg’s vision. Furthermore, we also intent to discuss how Ginsberg’s visions and poems, such as “Sunflower Sutra” (1955), the section “Moloch” from “Howl” (1955), and “Contest of Bards” (1979) relates to some of Blake’s illuminated books, as Songs of Innocence and of Experience (1794), Europe: A Prophecy (1794) and The Book of Urizen (1795). KEYWORDS: Poetry. Allen Ginsberg. William Blake. Visions.
id UFS-5_ab4ad70c9080dd7f16eb0f298f6eb5ec
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/9130
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKERESUMO: Allen Ginsberg foi acometido por duas visões em 1948. Na primeira, Ginsberg menciona ter ouvido a voz de William Blake recitar o poema “Ah! Sunflower” e “The Sick Rose”. Então, ao contemplar Nova York da janela de seu quarto, Ginsberg apreendeu uma presença intensa do divino. A segunda visão ocorreu após Ginsberg dançar em sua cozinha, entoando cânticos. O poeta menciona que se viu transportado a uma biblioteca, a qual compreendia como sendo o seu paraíso. Todavia, Ginsberg viu-se aterrorizado pela percepção de que todas as pessoas lá eram capazes de conectar-se e compartilhar afeto e conhecimento, mas não o faziam por medo de rejeição. O objetivo deste artigo é discutir o poema “Oh! Sun-flower”, de Blake, em relação à visão de Ginsberg. Além disso, também pretendemos averiguar relações entre outras visões e obras de Ginsberg, como no caso dos poemas “Sunflower Sutra” (1955), a seção “Moloch”, de “Howl” (1955), e “Contest of Bards” (1979) em relação a obras iluminadas de Blake, como Songs of Innocence and of Experience (1794), Europe: A Prophecy (1794) e The Book of Urizen (1795). PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Allen Ginsberg. William Blake. Visões.   ABSTRACT: Allen Ginsberg was taken by two visions in 1948. The first one is related to Ginsberg hearing William Blake’s voice reciting the poems “Ah! Sunflower” and “The Sick Rose”. Thereafter, as he gazed at New York City from the window of his bedroom, Ginsberg seized an intense presence of the divine. The second vision came after Ginsberg danced in his kitchen, chanting. The poet mentions that he was transported to a library, which he understood as his paradise. However, Ginsberg was terrified by the notion that all people there were able to connect and share affection and knowledge, but they did not do so out of fear of rejection. This paper aims to discuss the poem “Ah! Sun-flower” by Blake in comparison to Ginsberg’s vision. Furthermore, we also intent to discuss how Ginsberg’s visions and poems, such as “Sunflower Sutra” (1955), the section “Moloch” from “Howl” (1955), and “Contest of Bards” (1979) relates to some of Blake’s illuminated books, as Songs of Innocence and of Experience (1794), Europe: A Prophecy (1794) and The Book of Urizen (1795). KEYWORDS: Poetry. Allen Ginsberg. William Blake. Visions.Universidade Federal de Sergipe2018-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/913010.51951/ti.v7i14Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-206Travessias Interativas; n. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-206Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-206Travessias Interativas; Núm. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-2062236-740310.51951/ti.v7i14reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9130/7154Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Andrio J. R. dos2021-07-27T19:45:31Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9130Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T19:45:31Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
title ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
spellingShingle ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
SANTOS, Andrio J. R. dos
title_short ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
title_full ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
title_fullStr ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
title_full_unstemmed ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
title_sort ALLEN GINSBERG E AS VISÕES DE WILLIAM BLAKE: ALLEN GINSBERG AND HIS VISIONS OF WILLIAM BLAKE
author SANTOS, Andrio J. R. dos
author_facet SANTOS, Andrio J. R. dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Andrio J. R. dos
description RESUMO: Allen Ginsberg foi acometido por duas visões em 1948. Na primeira, Ginsberg menciona ter ouvido a voz de William Blake recitar o poema “Ah! Sunflower” e “The Sick Rose”. Então, ao contemplar Nova York da janela de seu quarto, Ginsberg apreendeu uma presença intensa do divino. A segunda visão ocorreu após Ginsberg dançar em sua cozinha, entoando cânticos. O poeta menciona que se viu transportado a uma biblioteca, a qual compreendia como sendo o seu paraíso. Todavia, Ginsberg viu-se aterrorizado pela percepção de que todas as pessoas lá eram capazes de conectar-se e compartilhar afeto e conhecimento, mas não o faziam por medo de rejeição. O objetivo deste artigo é discutir o poema “Oh! Sun-flower”, de Blake, em relação à visão de Ginsberg. Além disso, também pretendemos averiguar relações entre outras visões e obras de Ginsberg, como no caso dos poemas “Sunflower Sutra” (1955), a seção “Moloch”, de “Howl” (1955), e “Contest of Bards” (1979) em relação a obras iluminadas de Blake, como Songs of Innocence and of Experience (1794), Europe: A Prophecy (1794) e The Book of Urizen (1795). PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Allen Ginsberg. William Blake. Visões.   ABSTRACT: Allen Ginsberg was taken by two visions in 1948. The first one is related to Ginsberg hearing William Blake’s voice reciting the poems “Ah! Sunflower” and “The Sick Rose”. Thereafter, as he gazed at New York City from the window of his bedroom, Ginsberg seized an intense presence of the divine. The second vision came after Ginsberg danced in his kitchen, chanting. The poet mentions that he was transported to a library, which he understood as his paradise. However, Ginsberg was terrified by the notion that all people there were able to connect and share affection and knowledge, but they did not do so out of fear of rejection. This paper aims to discuss the poem “Ah! Sun-flower” by Blake in comparison to Ginsberg’s vision. Furthermore, we also intent to discuss how Ginsberg’s visions and poems, such as “Sunflower Sutra” (1955), the section “Moloch” from “Howl” (1955), and “Contest of Bards” (1979) relates to some of Blake’s illuminated books, as Songs of Innocence and of Experience (1794), Europe: A Prophecy (1794) and The Book of Urizen (1795). KEYWORDS: Poetry. Allen Ginsberg. William Blake. Visions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9130
10.51951/ti.v7i14
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9130
identifier_str_mv 10.51951/ti.v7i14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/9130/7154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-206
Travessias Interativas; n. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-206
Travessias Interativas; No. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-206
Travessias Interativas; Núm. 14 (2017): Travessias Interativas → jul-dez/2017; pp. 187-206
2236-7403
10.51951/ti.v7i14
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565460846706688