DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RANGEL, Vagner Leite
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11013
Resumo: RESUMO: Estudo de Modern Fiction (1924, 1a publicação) e leitura de Mrs. Dalloway (1925, 1a publicação) com base naquele, ambos de Virginia Woolf. Discute-se a representação literária da tradição inglesa, que será exemplificada através de Robinson Crusoé e a forma literária utilizada por este: a autobiografia, influência da discussão epistemológica cartesiana. Para tanto, a Posição do narrador no romance contemporâneo, de Adorno (2003), será considerado. A partir de um excerto de Mrs. Dalloway, investigar-se-á como o romance de Woolf dá forma à discussão teórica proposta pela autora em Modern Fiction, a fim de expressar aquilo que a autora, no referido ensaio, denomina de “the essential thing” (WOOLF, 2000, p. 741), ausente na tradição inglesa, seja clássica seja contemporânea, e, simultaneamente, responde à crise da representação literária, discutida por Adorno, no referido ensaio. PALAVRAS-CHAVE: Fabulação. Desfabulação. Literatura Comparada. Modernidade.        ABSTRACT: This paper focus on Virginia Woolf’s Modern Fiction (1924, 1st publication) and Mrs. Dalloway (1925, 1st publication). It is pointed out the English literary tradition, which is based on Daniel Defoe’s first novel – Robinson Crusoé –, and the point of view of that author’s, whose narrator could take into account some preconception that is no longer possible in the beginning of the new century: the 20th. To do so, it is also considered Theodor Adorno’s Posição do narrador no romance contemporâneo (2003). Considering the extense of that novel, we are going to focus on the first pages of it, in order to try understanding and explaining the so-called “the essential thing”, (WOOLF, 2000, p. 741), because, according to Woolf, that thing was missing from the English Literature – the thing that would show the crisis of literary representation in the new century. KEYWORDS: Fable. Non-fable. Comparative Literature. Modernity.
id UFS-5_f18a58ae5c2a7e93dc99b9c3316c1feb
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/11013
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY RESUMO: Estudo de Modern Fiction (1924, 1a publicação) e leitura de Mrs. Dalloway (1925, 1a publicação) com base naquele, ambos de Virginia Woolf. Discute-se a representação literária da tradição inglesa, que será exemplificada através de Robinson Crusoé e a forma literária utilizada por este: a autobiografia, influência da discussão epistemológica cartesiana. Para tanto, a Posição do narrador no romance contemporâneo, de Adorno (2003), será considerado. A partir de um excerto de Mrs. Dalloway, investigar-se-á como o romance de Woolf dá forma à discussão teórica proposta pela autora em Modern Fiction, a fim de expressar aquilo que a autora, no referido ensaio, denomina de “the essential thing” (WOOLF, 2000, p. 741), ausente na tradição inglesa, seja clássica seja contemporânea, e, simultaneamente, responde à crise da representação literária, discutida por Adorno, no referido ensaio. PALAVRAS-CHAVE: Fabulação. Desfabulação. Literatura Comparada. Modernidade.        ABSTRACT: This paper focus on Virginia Woolf’s Modern Fiction (1924, 1st publication) and Mrs. Dalloway (1925, 1st publication). It is pointed out the English literary tradition, which is based on Daniel Defoe’s first novel – Robinson Crusoé –, and the point of view of that author’s, whose narrator could take into account some preconception that is no longer possible in the beginning of the new century: the 20th. To do so, it is also considered Theodor Adorno’s Posição do narrador no romance contemporâneo (2003). Considering the extense of that novel, we are going to focus on the first pages of it, in order to try understanding and explaining the so-called “the essential thing”, (WOOLF, 2000, p. 741), because, according to Woolf, that thing was missing from the English Literature – the thing that would show the crisis of literary representation in the new century. KEYWORDS: Fable. Non-fable. Comparative Literature. Modernity. Universidade Federal de Sergipe2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11013Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-71Travessias Interativas; n. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-71Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-71Travessias Interativas; Núm. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-712236-7403reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11013/8518Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRANGEL, Vagner Leite2020-06-28T22:23:40Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/11013Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2020-06-28T22:23:40Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
title DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
spellingShingle DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
RANGEL, Vagner Leite
title_short DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
title_full DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
title_fullStr DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
title_full_unstemmed DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
title_sort DA LINGUAGEM FILOSÓFICA À FICCIONAL: ECOS DE MODERN FICTION EM MRS. DALLOWAY: FROM THE PHILOSOPHICAL LANGUAGEM TO THE FICTIONAL: ECHOS OF MODERN FICTION IN MRS. DALLOWAY
author RANGEL, Vagner Leite
author_facet RANGEL, Vagner Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RANGEL, Vagner Leite
description RESUMO: Estudo de Modern Fiction (1924, 1a publicação) e leitura de Mrs. Dalloway (1925, 1a publicação) com base naquele, ambos de Virginia Woolf. Discute-se a representação literária da tradição inglesa, que será exemplificada através de Robinson Crusoé e a forma literária utilizada por este: a autobiografia, influência da discussão epistemológica cartesiana. Para tanto, a Posição do narrador no romance contemporâneo, de Adorno (2003), será considerado. A partir de um excerto de Mrs. Dalloway, investigar-se-á como o romance de Woolf dá forma à discussão teórica proposta pela autora em Modern Fiction, a fim de expressar aquilo que a autora, no referido ensaio, denomina de “the essential thing” (WOOLF, 2000, p. 741), ausente na tradição inglesa, seja clássica seja contemporânea, e, simultaneamente, responde à crise da representação literária, discutida por Adorno, no referido ensaio. PALAVRAS-CHAVE: Fabulação. Desfabulação. Literatura Comparada. Modernidade.        ABSTRACT: This paper focus on Virginia Woolf’s Modern Fiction (1924, 1st publication) and Mrs. Dalloway (1925, 1st publication). It is pointed out the English literary tradition, which is based on Daniel Defoe’s first novel – Robinson Crusoé –, and the point of view of that author’s, whose narrator could take into account some preconception that is no longer possible in the beginning of the new century: the 20th. To do so, it is also considered Theodor Adorno’s Posição do narrador no romance contemporâneo (2003). Considering the extense of that novel, we are going to focus on the first pages of it, in order to try understanding and explaining the so-called “the essential thing”, (WOOLF, 2000, p. 741), because, according to Woolf, that thing was missing from the English Literature – the thing that would show the crisis of literary representation in the new century. KEYWORDS: Fable. Non-fable. Comparative Literature. Modernity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11013
url https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/11013/8518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-71
Travessias Interativas; n. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-71
Travessias Interativas; No. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-71
Travessias Interativas; Núm. 10 (2015): Travessias Interativas → jul-dez/2015; pp. 52-71
2236-7403
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ||alexandremelo06@uol.com.br
_version_ 1754565461319614464