UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ELIAS, HENRIQUE RIZEK
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Alessandro Jacques, Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9860
Resumo: Discutir os números racionais na perspectiva da formação inicial de professores de matemática é a temática que se desenvolve nesse artigo. Elaborado sob o enfoque de um ensaio teórico, os resultados aqui apresentados inserem-se em uma pesquisa mais ampla, realizada no formato de uma tese de doutorado, a qual investigou o ensino do corpo dos números racionais na formação inicial de professores de Matemática. Os referenciais teóricos que embasaram e possibilitaram a construção da proposta que é apresentada no artigo são (i) a diferenciação entre Matemática Acadêmica e Matemática Escolar, (ii) a abordagem dos Perfis Conceituais, e (iii) a noção de Conhecimento do Conteúdo no Horizonte. Dentre os resultados apresentados encontra-se a conceitualização proposta, na qual os números racionais na Matemática Escolar sejam tomados como ponto de partida e de chegada nos cursos de formação de professores, permitindo assim, que se explore situações de sala de aula que considerem diferentes contextos de significação, e que proporcione aos futuros professores uma compreensão longitudinal dos números racionais ao longo da Educação Básica. Ao mesmo tempo, intenciona-se com o modelo proposto, favorecer a ampliação da compreensão dos futuros professores para além da Matemática Escolar, promovendo assim a percepção das matemáticas como práticas sociais situadas em contextos diferentes, com objetivos e critérios de validação específicos.
id UFS-6_c2f32f9f7477018e837becf2d9b0226d
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/9860
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSORDiscutir os números racionais na perspectiva da formação inicial de professores de matemática é a temática que se desenvolve nesse artigo. Elaborado sob o enfoque de um ensaio teórico, os resultados aqui apresentados inserem-se em uma pesquisa mais ampla, realizada no formato de uma tese de doutorado, a qual investigou o ensino do corpo dos números racionais na formação inicial de professores de Matemática. Os referenciais teóricos que embasaram e possibilitaram a construção da proposta que é apresentada no artigo são (i) a diferenciação entre Matemática Acadêmica e Matemática Escolar, (ii) a abordagem dos Perfis Conceituais, e (iii) a noção de Conhecimento do Conteúdo no Horizonte. Dentre os resultados apresentados encontra-se a conceitualização proposta, na qual os números racionais na Matemática Escolar sejam tomados como ponto de partida e de chegada nos cursos de formação de professores, permitindo assim, que se explore situações de sala de aula que considerem diferentes contextos de significação, e que proporcione aos futuros professores uma compreensão longitudinal dos números racionais ao longo da Educação Básica. Ao mesmo tempo, intenciona-se com o modelo proposto, favorecer a ampliação da compreensão dos futuros professores para além da Matemática Escolar, promovendo assim a percepção das matemáticas como práticas sociais situadas em contextos diferentes, com objetivos e critérios de validação específicos.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/986010.34179/revisem.v4i1.9860Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-141Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-141Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-141Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-1412525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9860/8715Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessELIAS, HENRIQUE RIZEKRibeiro, Alessandro JacquesSavioli, Angela Marta Pereira das Dores2020-02-07T18:11:16Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9860Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:11:16Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
spellingShingle UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
ELIAS, HENRIQUE RIZEK
title_short UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_full UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_fullStr UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_full_unstemmed UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_sort UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
author ELIAS, HENRIQUE RIZEK
author_facet ELIAS, HENRIQUE RIZEK
Ribeiro, Alessandro Jacques
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author_role author
author2 Ribeiro, Alessandro Jacques
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ELIAS, HENRIQUE RIZEK
Ribeiro, Alessandro Jacques
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
description Discutir os números racionais na perspectiva da formação inicial de professores de matemática é a temática que se desenvolve nesse artigo. Elaborado sob o enfoque de um ensaio teórico, os resultados aqui apresentados inserem-se em uma pesquisa mais ampla, realizada no formato de uma tese de doutorado, a qual investigou o ensino do corpo dos números racionais na formação inicial de professores de Matemática. Os referenciais teóricos que embasaram e possibilitaram a construção da proposta que é apresentada no artigo são (i) a diferenciação entre Matemática Acadêmica e Matemática Escolar, (ii) a abordagem dos Perfis Conceituais, e (iii) a noção de Conhecimento do Conteúdo no Horizonte. Dentre os resultados apresentados encontra-se a conceitualização proposta, na qual os números racionais na Matemática Escolar sejam tomados como ponto de partida e de chegada nos cursos de formação de professores, permitindo assim, que se explore situações de sala de aula que considerem diferentes contextos de significação, e que proporcione aos futuros professores uma compreensão longitudinal dos números racionais ao longo da Educação Básica. Ao mesmo tempo, intenciona-se com o modelo proposto, favorecer a ampliação da compreensão dos futuros professores para além da Matemática Escolar, promovendo assim a percepção das matemáticas como práticas sociais situadas em contextos diferentes, com objetivos e critérios de validação específicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9860
10.34179/revisem.v4i1.9860
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9860
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.9860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9860/8715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-141
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-141
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-141
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 123-141
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460613926912