MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Vanessa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14128
Resumo: Nosso objetivo no texto é compreender as características e possibilidades do Cálculo Mental, evidenciando como esse tipo de cálculo é proposto nos documentos curriculares nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma parte da investigação da pesquisa de mestrado, desenvolvida pela autora, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no XXX, campus XXX. A pesquisa que subsidia este texto é qualitativa na abordagem fenomenológica. Para este artigo trazemos os autores lidos que nos permitem destacar características do Cálculo Mental e suas possibilidades de trabalho na sala de aula dos anos inicias. A leitura dos documentos curriculares nacionais propõe um trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental com Cálculo Mental que valorize a compreensão dos conteúdos matemáticos e as relações que podem ser estabelecidas entre eles, de modo que os alunos desenvolvam e discutam com o professor e colegas suas estratégias pessoais para resolução de problemas.
id UFS-6_dc8602c7863590ecec8e0a1bb7b8fd75
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/14128
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTSCÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS BRASILEIROSNosso objetivo no texto é compreender as características e possibilidades do Cálculo Mental, evidenciando como esse tipo de cálculo é proposto nos documentos curriculares nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma parte da investigação da pesquisa de mestrado, desenvolvida pela autora, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no XXX, campus XXX. A pesquisa que subsidia este texto é qualitativa na abordagem fenomenológica. Para este artigo trazemos os autores lidos que nos permitem destacar características do Cálculo Mental e suas possibilidades de trabalho na sala de aula dos anos inicias. A leitura dos documentos curriculares nacionais propõe um trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental com Cálculo Mental que valorize a compreensão dos conteúdos matemáticos e as relações que podem ser estabelecidas entre eles, de modo que os alunos desenvolvam e discutam com o professor e colegas suas estratégias pessoais para resolução de problemas.Our aim in the text is to understand the characteristics and possibilities of Mental Calculation, showing how this type of calculation is proposed in national curricular documents: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) and Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), for the initial years of Elementary School. This is part of the research for master's research, developed by the author, with the Graduate Program in Mathematics Education at the XXX, campus XXX. The research that supports this text is qualitative in the phenomenological approach. For this article we bring the read authors that allow us to highlight characteristics of Mental Calculus and its possibilities of working in the classroom of the early years. Reading the national curriculum documents proposes a work in the early years of Elementary Education with Mental Calculation that values ​​the understanding of mathematical content and the relationships that can be established between them, so that students develop and discuss their strategies with the teacher and colleagues. for problem solving..Universidade Federal de Sergipe2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1412810.34179/revisem.v6i3.14128Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-202525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14128/11939Copyright (c) 2021 Vanessa de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Vanessa2021-07-21T16:58:26Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14128Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-07-21T16:58:26Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS BRASILEIROS
title MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
spellingShingle MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
de Oliveira, Vanessa
title_short MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
title_full MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
title_fullStr MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
title_full_unstemmed MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
title_sort MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
author de Oliveira, Vanessa
author_facet de Oliveira, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Vanessa
description Nosso objetivo no texto é compreender as características e possibilidades do Cálculo Mental, evidenciando como esse tipo de cálculo é proposto nos documentos curriculares nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma parte da investigação da pesquisa de mestrado, desenvolvida pela autora, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no XXX, campus XXX. A pesquisa que subsidia este texto é qualitativa na abordagem fenomenológica. Para este artigo trazemos os autores lidos que nos permitem destacar características do Cálculo Mental e suas possibilidades de trabalho na sala de aula dos anos inicias. A leitura dos documentos curriculares nacionais propõe um trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental com Cálculo Mental que valorize a compreensão dos conteúdos matemáticos e as relações que podem ser estabelecidas entre eles, de modo que os alunos desenvolvam e discutam com o professor e colegas suas estratégias pessoais para resolução de problemas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14128
10.34179/revisem.v6i3.14128
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14128
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v6i3.14128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14128/11939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Vanessa de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Vanessa de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644461038600192