A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha,Renan Vasconcelos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cunha,Fátima Teresinha Scarparo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000200005
Resumo: Formação e capacitação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde são questões essenciais experimentadas pela Estratégia Saúde da Família. A Educação Permanente surge como proposta fundamentada na concepção de aprendizagem-trabalho, que por meio da reflexão crítica, desperta o profissional sobre sua realidade e processo de trabalho. O artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem-trabalho na Estratégia Saúde da Família no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro-RJ, com base nas tecnologias de saúde. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio do método de análise de conteúdo. Realizou-se observação sistemática e entrevistas semi-estruturadas com médicos, enfermeiros e odontólogos, entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2008. Os resultados mostram que os profissionais expressam conhecimentos apreendidos nas experiências cotidianas do trabalho e em atividades de educação permanente, constituindo um processo pedagógico de ensino-aprendizagem das equipes multiprofissionais, porém, pouco utilizado em ações de educação pelos gestores do Sistema Único de Saúde.
id UFSC-17_93cd0322b44744ee1c2d387fbcb92c1d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072009000200005
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da FamíliaPrograma saúde da famíliaEducação em saúdeAprendizagemFormação e capacitação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde são questões essenciais experimentadas pela Estratégia Saúde da Família. A Educação Permanente surge como proposta fundamentada na concepção de aprendizagem-trabalho, que por meio da reflexão crítica, desperta o profissional sobre sua realidade e processo de trabalho. O artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem-trabalho na Estratégia Saúde da Família no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro-RJ, com base nas tecnologias de saúde. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio do método de análise de conteúdo. Realizou-se observação sistemática e entrevistas semi-estruturadas com médicos, enfermeiros e odontólogos, entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2008. Os resultados mostram que os profissionais expressam conhecimentos apreendidos nas experiências cotidianas do trabalho e em atividades de educação permanente, constituindo um processo pedagógico de ensino-aprendizagem das equipes multiprofissionais, porém, pouco utilizado em ações de educação pelos gestores do Sistema Único de Saúde.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000200005Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.2 2009reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072009000200005info:eu-repo/semantics/openAccessPessanha,Renan VasconcelosCunha,Fátima Teresinha Scarparopor2009-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072009000200005Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2009-07-14T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
title A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
spellingShingle A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
Pessanha,Renan Vasconcelos
Programa saúde da família
Educação em saúde
Aprendizagem
title_short A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
title_full A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
title_fullStr A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
title_full_unstemmed A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
title_sort A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família
author Pessanha,Renan Vasconcelos
author_facet Pessanha,Renan Vasconcelos
Cunha,Fátima Teresinha Scarparo
author_role author
author2 Cunha,Fátima Teresinha Scarparo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha,Renan Vasconcelos
Cunha,Fátima Teresinha Scarparo
dc.subject.por.fl_str_mv Programa saúde da família
Educação em saúde
Aprendizagem
topic Programa saúde da família
Educação em saúde
Aprendizagem
description Formação e capacitação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde são questões essenciais experimentadas pela Estratégia Saúde da Família. A Educação Permanente surge como proposta fundamentada na concepção de aprendizagem-trabalho, que por meio da reflexão crítica, desperta o profissional sobre sua realidade e processo de trabalho. O artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem-trabalho na Estratégia Saúde da Família no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro-RJ, com base nas tecnologias de saúde. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio do método de análise de conteúdo. Realizou-se observação sistemática e entrevistas semi-estruturadas com médicos, enfermeiros e odontólogos, entre dezembro de 2007 e fevereiro de 2008. Os resultados mostram que os profissionais expressam conhecimentos apreendidos nas experiências cotidianas do trabalho e em atividades de educação permanente, constituindo um processo pedagógico de ensino-aprendizagem das equipes multiprofissionais, porém, pouco utilizado em ações de educação pelos gestores do Sistema Único de Saúde.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072009000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072009000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.18 n.2 2009
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118389826715648