Ferramenta didática ou guia curricular? Percepção de professores sobre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia em escolas do Ceará
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Política & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p155 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender as percepções dos professores de Sociologia quanto à escolha e uso dos livros didáticos em seis escolas públicas da rede estadual do Ceará. Parte-se da hipótese de que o livro didático é utilizado como referência pelos professores para a construção do plano de curso e não como ferramenta auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de Sociologia no Ensino Médio. Analisam-se critérios utilizados pelos professores para a escolha do livro, com parâmetro nas categorias: topicalismo, nominalismo e contextualismo (MEUCCI, 2014). Avaliam-se seis obras escolhidas no edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2015c) e entrevistas com professores da disciplina. Percebe-se que a escolha do livro relaciona-se com a demanda por conteúdos para a disciplina, em detrimento das características didático-pedagógicas das obras. Há uma aproximação entre a divisão curricular aconselhada pelo Ceará, coleção Escola Aprendente (CEARÁ, 2008), e a forma como os professores escolheram os seus livros. |
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Ferramenta didática ou guia curricular? Percepção de professores sobre o processo de escolha dos livros didáticos de Sociologia em escolas do CearáEste artigo objetiva compreender as percepções dos professores de Sociologia quanto à escolha e uso dos livros didáticos em seis escolas públicas da rede estadual do Ceará. Parte-se da hipótese de que o livro didático é utilizado como referência pelos professores para a construção do plano de curso e não como ferramenta auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de Sociologia no Ensino Médio. Analisam-se critérios utilizados pelos professores para a escolha do livro, com parâmetro nas categorias: topicalismo, nominalismo e contextualismo (MEUCCI, 2014). Avaliam-se seis obras escolhidas no edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2015c) e entrevistas com professores da disciplina. Percebe-se que a escolha do livro relaciona-se com a demanda por conteúdos para a disciplina, em detrimento das características didático-pedagógicas das obras. Há uma aproximação entre a divisão curricular aconselhada pelo Ceará, coleção Escola Aprendente (CEARÁ, 2008), e a forma como os professores escolheram os seus livros.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p15510.5007/2175-7984.2015v14n31p155Política & Sociedade; Vol. 14 No. 31 (2015); 155-179Política & Sociedade; Vol. 14 Núm. 31 (2015); 155-179Política & Sociedade; v. 14 n. 31 (2015); 155-1792175-79841677-4140reponame:Política & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n31p155/31529Copyright (c) 2016 Política & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Neto, Manoel Moreira deAlmeida, Rosemary de OliveiraPessoa, Márcio Kleber Morais2019-09-11T15:46:32Zoai:periodicos.ufsc.br:article/43984Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/oai||ernesto.seidl@ufsc.br|| ps@cfh.ufsc.br2175-79841677-4140opendoar:2019-09-11T15:46:32Política & Sociedade (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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