Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p562 |
Resumo: | Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um Roteiro de Atividades, dirigido a professores do Ensino Médio, no qual são utilizadas simulações computacionais para o ensino de temas selecionados de Eletromagnetismo. As atividades foram desenvolvidas com base nos momentos pedagógicos de Delizoicov: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. O Roteiro de Atividades é constituído por treze atividades sobre Circuitos simples e oito atividades sobre Ímãs, Corrente elétrica e Indução eletromagnética. As atividades utilizam as simulações Kit para Construção de Circuitos (KCC) e Laboratório de Eletromagnetismo, ambas desenvolvidas pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET) da Universidade do Colorado e disponíveis gratuitamente online. O roteiro desenvolvido para introduzir o tópico “Condutores e isolantes” foi aplicado a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. A partir da análise dos dados, obtidos por meio da aplicação de um questionário pré e pós-teste, conclui-se que a aula baseada no simulador computacional promoveu uma mudança conceitual nos alunos, permitindo a assimilação das diferenças básicas entre materiais que são condutores ou isolantes. |
id |
UFSC-19_629c423430f62b8ca3ed1d84cb03c6df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/22108 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de EletricidadeNeste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um Roteiro de Atividades, dirigido a professores do Ensino Médio, no qual são utilizadas simulações computacionais para o ensino de temas selecionados de Eletromagnetismo. As atividades foram desenvolvidas com base nos momentos pedagógicos de Delizoicov: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. O Roteiro de Atividades é constituído por treze atividades sobre Circuitos simples e oito atividades sobre Ímãs, Corrente elétrica e Indução eletromagnética. As atividades utilizam as simulações Kit para Construção de Circuitos (KCC) e Laboratório de Eletromagnetismo, ambas desenvolvidas pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET) da Universidade do Colorado e disponíveis gratuitamente online. O roteiro desenvolvido para introduzir o tópico “Condutores e isolantes” foi aplicado a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. A partir da análise dos dados, obtidos por meio da aplicação de um questionário pré e pós-teste, conclui-se que a aula baseada no simulador computacional promoveu uma mudança conceitual nos alunos, permitindo a assimilação das diferenças básicas entre materiais que são condutores ou isolantes.Imprensa Universitária - UFSC2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p56210.5007/2175-7941.2012v29nesp1p562Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 562-6132175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p562/22936Macêdo, Josué Antunes deDickman, Adriana GomesAndrade, Isabela Silva Faleiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-16T09:06:06Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22108Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-16T09:06:06Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade |
title |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade |
spellingShingle |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade Macêdo, Josué Antunes de |
title_short |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade |
title_full |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade |
title_fullStr |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade |
title_full_unstemmed |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade |
title_sort |
Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de Eletricidade |
author |
Macêdo, Josué Antunes de |
author_facet |
Macêdo, Josué Antunes de Dickman, Adriana Gomes Andrade, Isabela Silva Faleiro de |
author_role |
author |
author2 |
Dickman, Adriana Gomes Andrade, Isabela Silva Faleiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Josué Antunes de Dickman, Adriana Gomes Andrade, Isabela Silva Faleiro de |
description |
Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um Roteiro de Atividades, dirigido a professores do Ensino Médio, no qual são utilizadas simulações computacionais para o ensino de temas selecionados de Eletromagnetismo. As atividades foram desenvolvidas com base nos momentos pedagógicos de Delizoicov: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. O Roteiro de Atividades é constituído por treze atividades sobre Circuitos simples e oito atividades sobre Ímãs, Corrente elétrica e Indução eletromagnética. As atividades utilizam as simulações Kit para Construção de Circuitos (KCC) e Laboratório de Eletromagnetismo, ambas desenvolvidas pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET) da Universidade do Colorado e disponíveis gratuitamente online. O roteiro desenvolvido para introduzir o tópico “Condutores e isolantes” foi aplicado a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. A partir da análise dos dados, obtidos por meio da aplicação de um questionário pré e pós-teste, conclui-se que a aula baseada no simulador computacional promoveu uma mudança conceitual nos alunos, permitindo a assimilação das diferenças básicas entre materiais que são condutores ou isolantes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p562 10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p562 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p562 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29nesp1p562/22936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 29, n. Especial 1 - setembro de 2012; 562-613 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572633366528 |