Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n2p273 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos a análise do contexto de ensino de aulas de física de uma escola pública federal. A partir de uma intervenção educacional com a aplicação de um material com abordagem tecnológica e interdisciplinar, investigamos a aprendizagem de estudantes dos primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O contexto foi analisado com o intuito de descrever a situação de ensino e levantar possíveis fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o entendimento dos conteúdos estudados. Elaboramos uma ferramenta metodológica, denominada Mapa de Episódio, para analisar as sequências de aula em três perspectivas: Engajamento, Aprendizagem de conteúdos e Interação com o material. Os resultados dessa análise conduziram outros focos de investigação, além de terem feito parte da triangulação posterior para interpretar os resultados gerais da pesquisa. |
id |
UFSC-19_75ee2320528f6e37665b852a0cce6198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/20939 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensinoNeste trabalho, apresentamos a análise do contexto de ensino de aulas de física de uma escola pública federal. A partir de uma intervenção educacional com a aplicação de um material com abordagem tecnológica e interdisciplinar, investigamos a aprendizagem de estudantes dos primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O contexto foi analisado com o intuito de descrever a situação de ensino e levantar possíveis fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o entendimento dos conteúdos estudados. Elaboramos uma ferramenta metodológica, denominada Mapa de Episódio, para analisar as sequências de aula em três perspectivas: Engajamento, Aprendizagem de conteúdos e Interação com o material. Os resultados dessa análise conduziram outros focos de investigação, além de terem feito parte da triangulação posterior para interpretar os resultados gerais da pesquisa. Imprensa Universitária - UFSC2011-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n2p27310.5007/2175-7941.2011v28n2p273Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 28 n. 2 (2011); 273-2962175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n2p273/19078Amantes, AmandaBorges, Otoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-14T15:09:38Zoai:periodicos.ufsc.br:article/20939Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-14T15:09:38Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino |
title |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino |
spellingShingle |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino Amantes, Amanda |
title_short |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino |
title_full |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino |
title_fullStr |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino |
title_full_unstemmed |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino |
title_sort |
Identificando fatores que influenciam a aprendizagem a partir da análise do contexto de ensino |
author |
Amantes, Amanda |
author_facet |
Amantes, Amanda Borges, Oto |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Oto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amantes, Amanda Borges, Oto |
description |
Neste trabalho, apresentamos a análise do contexto de ensino de aulas de física de uma escola pública federal. A partir de uma intervenção educacional com a aplicação de um material com abordagem tecnológica e interdisciplinar, investigamos a aprendizagem de estudantes dos primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O contexto foi analisado com o intuito de descrever a situação de ensino e levantar possíveis fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, o entendimento dos conteúdos estudados. Elaboramos uma ferramenta metodológica, denominada Mapa de Episódio, para analisar as sequências de aula em três perspectivas: Engajamento, Aprendizagem de conteúdos e Interação com o material. Os resultados dessa análise conduziram outros focos de investigação, além de terem feito parte da triangulação posterior para interpretar os resultados gerais da pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n2p273 10.5007/2175-7941.2011v28n2p273 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n2p273 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2011v28n2p273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n2p273/19078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 28 n. 2 (2011); 273-296 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572578840576 |