A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Andreia
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Freitas, Jairo Dias de, Reis, José Claudio, Braga, Marco Antonio Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade aprofundar as reflexões que temos feito em nossas práticas docentes no ensino secundário e, também, nas trocas de experiências que temos tido com professores através do curso Racionalização de Combustíveis . Curso este, ministrado para o CONPET/PETROBRÁS. A questão da interdisciplinariedade é abordada sobre dois aspectos complementares. Um mais amplo, trata da necessidade de uma abordagem histórico-filosófica do conhecimento como única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta. O segundo aspecto, que não foge ao primeiro, exemplifica um trabalho que já vem sendo realizado há mais de quatro anos a partir da idéia de tema gerador, no nosso caso ENERGIA. No caso particular do ensino de Física, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de instrumento efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas. Visto que, num mundo tecno-científico, conhecer como a Ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo.
id UFSC-19_7dd6da6c545c7d56864eb4cb024e34a9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6969
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosóficaO presente trabalho tem por finalidade aprofundar as reflexões que temos feito em nossas práticas docentes no ensino secundário e, também, nas trocas de experiências que temos tido com professores através do curso Racionalização de Combustíveis . Curso este, ministrado para o CONPET/PETROBRÁS. A questão da interdisciplinariedade é abordada sobre dois aspectos complementares. Um mais amplo, trata da necessidade de uma abordagem histórico-filosófica do conhecimento como única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta. O segundo aspecto, que não foge ao primeiro, exemplifica um trabalho que já vem sendo realizado há mais de quatro anos a partir da idéia de tema gerador, no nosso caso ENERGIA. No caso particular do ensino de Física, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de instrumento efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas. Visto que, num mundo tecno-científico, conhecer como a Ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo.Imprensa Universitária - UFSC1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 1 (1998); 32-462175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969/6436Guerra, AndreiaFreitas, Jairo Dias deReis, José ClaudioBraga, Marco Antonio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T13:45:37Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6969Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T13:45:37Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
title A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
spellingShingle A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
Guerra, Andreia
title_short A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
title_full A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
title_fullStr A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
title_sort A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
author Guerra, Andreia
author_facet Guerra, Andreia
Freitas, Jairo Dias de
Reis, José Claudio
Braga, Marco Antonio Barbosa
author_role author
author2 Freitas, Jairo Dias de
Reis, José Claudio
Braga, Marco Antonio Barbosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Andreia
Freitas, Jairo Dias de
Reis, José Claudio
Braga, Marco Antonio Barbosa
description O presente trabalho tem por finalidade aprofundar as reflexões que temos feito em nossas práticas docentes no ensino secundário e, também, nas trocas de experiências que temos tido com professores através do curso Racionalização de Combustíveis . Curso este, ministrado para o CONPET/PETROBRÁS. A questão da interdisciplinariedade é abordada sobre dois aspectos complementares. Um mais amplo, trata da necessidade de uma abordagem histórico-filosófica do conhecimento como única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta. O segundo aspecto, que não foge ao primeiro, exemplifica um trabalho que já vem sendo realizado há mais de quatro anos a partir da idéia de tema gerador, no nosso caso ENERGIA. No caso particular do ensino de Física, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de instrumento efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas. Visto que, num mundo tecno-científico, conhecer como a Ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969/6436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 1 (1998); 32-46
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940570600177664