A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade aprofundar as reflexões que temos feito em nossas práticas docentes no ensino secundário e, também, nas trocas de experiências que temos tido com professores através do curso Racionalização de Combustíveis . Curso este, ministrado para o CONPET/PETROBRÁS. A questão da interdisciplinariedade é abordada sobre dois aspectos complementares. Um mais amplo, trata da necessidade de uma abordagem histórico-filosófica do conhecimento como única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta. O segundo aspecto, que não foge ao primeiro, exemplifica um trabalho que já vem sendo realizado há mais de quatro anos a partir da idéia de tema gerador, no nosso caso ENERGIA. No caso particular do ensino de Física, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de instrumento efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas. Visto que, num mundo tecno-científico, conhecer como a Ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo. |
id |
UFSC-19_7dd6da6c545c7d56864eb4cb024e34a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/6969 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosóficaO presente trabalho tem por finalidade aprofundar as reflexões que temos feito em nossas práticas docentes no ensino secundário e, também, nas trocas de experiências que temos tido com professores através do curso Racionalização de Combustíveis . Curso este, ministrado para o CONPET/PETROBRÁS. A questão da interdisciplinariedade é abordada sobre dois aspectos complementares. Um mais amplo, trata da necessidade de uma abordagem histórico-filosófica do conhecimento como única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta. O segundo aspecto, que não foge ao primeiro, exemplifica um trabalho que já vem sendo realizado há mais de quatro anos a partir da idéia de tema gerador, no nosso caso ENERGIA. No caso particular do ensino de Física, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de instrumento efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas. Visto que, num mundo tecno-científico, conhecer como a Ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo.Imprensa Universitária - UFSC1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 1 (1998); 32-462175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969/6436Guerra, AndreiaFreitas, Jairo Dias deReis, José ClaudioBraga, Marco Antonio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T13:45:37Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6969Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2022-11-29T13:45:37Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica |
title |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica Guerra, Andreia |
title_short |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica |
title_full |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica |
title_sort |
A interdisciplinaridade no ensino das ciências a partir de uma perspectiva histórico-filosófica |
author |
Guerra, Andreia |
author_facet |
Guerra, Andreia Freitas, Jairo Dias de Reis, José Claudio Braga, Marco Antonio Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Jairo Dias de Reis, José Claudio Braga, Marco Antonio Barbosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Andreia Freitas, Jairo Dias de Reis, José Claudio Braga, Marco Antonio Barbosa |
description |
O presente trabalho tem por finalidade aprofundar as reflexões que temos feito em nossas práticas docentes no ensino secundário e, também, nas trocas de experiências que temos tido com professores através do curso Racionalização de Combustíveis . Curso este, ministrado para o CONPET/PETROBRÁS. A questão da interdisciplinariedade é abordada sobre dois aspectos complementares. Um mais amplo, trata da necessidade de uma abordagem histórico-filosófica do conhecimento como única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta. O segundo aspecto, que não foge ao primeiro, exemplifica um trabalho que já vem sendo realizado há mais de quatro anos a partir da idéia de tema gerador, no nosso caso ENERGIA. No caso particular do ensino de Física, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de instrumento efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas. Visto que, num mundo tecno-científico, conhecer como a Ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969/6436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 15 n. 1 (1998); 32-46 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940570600177664 |