História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Enoque
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Guerra, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p653
Resumo: O presente trabalho apresenta e avalia um projeto pedagógico que visa responder à seguinte questão: o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para discutir o processo de construção da ciência e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia? O projeto foi desenvolvido ao longo de dez encontros com alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, numa escola que possui, em sua grade curricular, um espaço destinado à Oficina de Iniciação Científica. Nos encontros, os alunos desenvolveram atividades experimentais, discutiram textos narrativos sobre o desenvolvimento do eletromagnetismo e construíram um transmissor de ondas eletromagnéticas rudimentar, baseado no Arco de Poulsen. Os resultados indicam que o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para trazer às aulas de Física discussões em torno do processo de construção da Ciência e da Tecnologia e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia.
id UFSC-19_da3d07b263c75ca01d8b2713aa34bc09
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/22309
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensinoO presente trabalho apresenta e avalia um projeto pedagógico que visa responder à seguinte questão: o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para discutir o processo de construção da ciência e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia? O projeto foi desenvolvido ao longo de dez encontros com alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, numa escola que possui, em sua grade curricular, um espaço destinado à Oficina de Iniciação Científica. Nos encontros, os alunos desenvolveram atividades experimentais, discutiram textos narrativos sobre o desenvolvimento do eletromagnetismo e construíram um transmissor de ondas eletromagnéticas rudimentar, baseado no Arco de Poulsen. Os resultados indicam que o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para trazer às aulas de Física discussões em torno do processo de construção da Ciência e da Tecnologia e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia.Imprensa Universitária - UFSC2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p65310.5007/2175-7941.2011v28n3p653Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 28 n. 3 (2011); 653-6752175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p653/20435Rinaldi, EnoqueGuerra, Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-14T15:46:40Zoai:periodicos.ufsc.br:article/22309Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-14T15:46:40Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
title História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
spellingShingle História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
Rinaldi, Enoque
title_short História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
title_full História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
title_fullStr História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
title_full_unstemmed História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
title_sort História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino
author Rinaldi, Enoque
author_facet Rinaldi, Enoque
Guerra, Andreia
author_role author
author2 Guerra, Andreia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Enoque
Guerra, Andreia
description O presente trabalho apresenta e avalia um projeto pedagógico que visa responder à seguinte questão: o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para discutir o processo de construção da ciência e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia? O projeto foi desenvolvido ao longo de dez encontros com alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, numa escola que possui, em sua grade curricular, um espaço destinado à Oficina de Iniciação Científica. Nos encontros, os alunos desenvolveram atividades experimentais, discutiram textos narrativos sobre o desenvolvimento do eletromagnetismo e construíram um transmissor de ondas eletromagnéticas rudimentar, baseado no Arco de Poulsen. Os resultados indicam que o conhecimento e a manipulação, pelos alunos, de aparatos experimentais históricos pode ser um caminho para trazer às aulas de Física discussões em torno do processo de construção da Ciência e da Tecnologia e, assim, diminuir o distanciamento entre o ensino de Física e a tecnologia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p653
10.5007/2175-7941.2011v28n3p653
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p653
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2011v28n3p653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n3p653/20435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 28 n. 3 (2011); 653-675
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572650143744