Analogias e metáforas nos livros didáticos de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Silva, Cláudia Adriana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Martins, Maria Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255
Resumo: Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.
id UFSC-19_f259bea309ba4dff81fc35f1bd4a3382
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/14812
network_acronym_str UFSC-19
network_name_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Analogias e metáforas nos livros didáticos de físicaEste artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.Imprensa Universitária - UFSC2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p25510.5007/2175-7941.2010v27n2p255Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 27 n. 2 (2010); 255-2892175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255/13530Sousa Silva, Cláudia AdrianaMartins, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-14T14:00:13Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14812Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-14T14:00:13Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
title Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
spellingShingle Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
Sousa Silva, Cláudia Adriana
title_short Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
title_full Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
title_fullStr Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
title_full_unstemmed Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
title_sort Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
author Sousa Silva, Cláudia Adriana
author_facet Sousa Silva, Cláudia Adriana
Martins, Maria Inês
author_role author
author2 Martins, Maria Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Silva, Cláudia Adriana
Martins, Maria Inês
description Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255
10.5007/2175-7941.2010v27n2p255
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255
identifier_str_mv 10.5007/2175-7941.2010v27n2p255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255/13530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 27 n. 2 (2010); 255-289
2175-7941
1677-2334
reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
collection Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com
_version_ 1799940572272656384