Analogias e metáforas nos livros didáticos de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255 |
Resumo: | Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem. |
id |
UFSC-19_f259bea309ba4dff81fc35f1bd4a3382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/14812 |
network_acronym_str |
UFSC-19 |
network_name_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de físicaEste artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.Imprensa Universitária - UFSC2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p25510.5007/2175-7941.2010v27n2p255Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 27 n. 2 (2010); 255-2892175-79411677-2334reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255/13530Sousa Silva, Cláudia AdrianaMartins, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-14T14:00:13Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14812Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisicaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/oaicbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com2175-79411677-2334opendoar:2018-03-14T14:00:13Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física |
title |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física |
spellingShingle |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física Sousa Silva, Cláudia Adriana |
title_short |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física |
title_full |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física |
title_fullStr |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física |
title_full_unstemmed |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física |
title_sort |
Analogias e metáforas nos livros didáticos de física |
author |
Sousa Silva, Cláudia Adriana |
author_facet |
Sousa Silva, Cláudia Adriana Martins, Maria Inês |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Maria Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Silva, Cláudia Adriana Martins, Maria Inês |
description |
Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255 10.5007/2175-7941.2010v27n2p255 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-7941.2010v27n2p255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p255/13530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Universitária - UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física; v. 27 n. 2 (2010); 255-289 2175-7941 1677-2334 reponame:Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
collection |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cbefisica@gmail.com||fscccef@fsc.ufsc.br|| cbefisica@gmail.com |
_version_ |
1799940572272656384 |