Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Solange Aparecida de Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Lean Systems
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110
Resumo: O artigo trata do conteúdo da verdade como questão filosófica humana por excelência, contraposta à noção de adequação, e como o elemento que toda arte pode apresentar no seu desvelamento. A análise se concentra no ensaio heideggeriano A origem da obra de arte e defende que é justamente e apenas uma leitura hermenêutica do ser da obra de arte que permite, pelo embate de “mundo” e “terra”, o desenvolvimento da noção de verdade originária. A verdade se funda como jogo de encobrimento e não encobrimento que dá ao homem um novo olhar sobre si mesmo. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte e analisa o exemplo heideggeriano das botas da camponesa de Van Gogh, a fim de esclarecer a noção confiabilidade, fundamental para compreender uma nova concepção de verdade que é aberta pela obra de arte. Duas são as questões principais que norteiam a argumentação neste artigo: a primeira se refere à abordagem da obra de arte pela via da ontologia em contraposição à concepção da estética; a segunda, a análise da confiabilidade para uma nova compreensão de verdade a partir de uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh.Palavras-chave: Heidegger; verdade; confiabilidade; obra de arte.Heidegger and the truth: a reading of peasant shoes of Van GoghAbstract: The article deals with the contents of the truth as a human philosophical issue for excellence opposed to the notion of adequacy, and as the element that all art can perform at its unveiling. The analysis focuses on Heidegger's essay The origin of the artwork and argues that it is precisely and only a hermeneutic reading of the artwork being that allows the shock of "world" and "earth", the development of the notion of original truth. The truth is founded as a cover-up and no cover-up game that gives one a new point of view at himself. The investigation follows the thread of the work of art ontology and analyzes Heidegger's example of Van Gogh's peasant boots in order to clarify the notion of reliability, critical to understanding a new conception of truth that is opened by the work of art. There are two key questions that guide the discussion in this article; the first concerns the approach of the artwork via the ontology as opposed to aesthetics conception; the second, the analysis of reliability to a new understanding of truth from an interpretation of Van Gogh's peasant shoes.Keywords: Heidegger; truth; reliability; artwork.
id UFSC-21_cb18c9bac06c3d6b8364f1b7ba34ce9d
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/1110
network_acronym_str UFSC-21
network_name_str Journal of Lean Systems
repository_id_str
spelling Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van GoghVerdadeConfiabilidadeObra de arte.O artigo trata do conteúdo da verdade como questão filosófica humana por excelência, contraposta à noção de adequação, e como o elemento que toda arte pode apresentar no seu desvelamento. A análise se concentra no ensaio heideggeriano A origem da obra de arte e defende que é justamente e apenas uma leitura hermenêutica do ser da obra de arte que permite, pelo embate de “mundo” e “terra”, o desenvolvimento da noção de verdade originária. A verdade se funda como jogo de encobrimento e não encobrimento que dá ao homem um novo olhar sobre si mesmo. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte e analisa o exemplo heideggeriano das botas da camponesa de Van Gogh, a fim de esclarecer a noção confiabilidade, fundamental para compreender uma nova concepção de verdade que é aberta pela obra de arte. Duas são as questões principais que norteiam a argumentação neste artigo: a primeira se refere à abordagem da obra de arte pela via da ontologia em contraposição à concepção da estética; a segunda, a análise da confiabilidade para uma nova compreensão de verdade a partir de uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh.Palavras-chave: Heidegger; verdade; confiabilidade; obra de arte.Heidegger and the truth: a reading of peasant shoes of Van GoghAbstract: The article deals with the contents of the truth as a human philosophical issue for excellence opposed to the notion of adequacy, and as the element that all art can perform at its unveiling. The analysis focuses on Heidegger's essay The origin of the artwork and argues that it is precisely and only a hermeneutic reading of the artwork being that allows the shock of "world" and "earth", the development of the notion of original truth. The truth is founded as a cover-up and no cover-up game that gives one a new point of view at himself. The investigation follows the thread of the work of art ontology and analyzes Heidegger's example of Van Gogh's peasant boots in order to clarify the notion of reliability, critical to understanding a new conception of truth that is opened by the work of art. There are two key questions that guide the discussion in this article; the first concerns the approach of the artwork via the ontology as opposed to aesthetics conception; the second, the analysis of reliability to a new understanding of truth from an interpretation of Van Gogh's peasant shoes.Keywords: Heidegger; truth; reliability; artwork.Universidade Federal de Santa Catarina2016-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110PERI; v. 8 n. 1; p. 194 - 2132175-1811reponame:Journal of Lean Systemsinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110/848Copyright (c) 2016 Solange Aparecida de Campos Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Solange Aparecida de Campos2016-07-24T17:21:12Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/1110Revistahttps://nexos.ufsc.br/index.php/leanPUBhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/oai||g.tortorella@ufsc.br2448-02662448-0266opendoar:2016-07-24T17:21:12Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
title Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
spellingShingle Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
Costa, Solange Aparecida de Campos
Verdade
Confiabilidade
Obra de arte.
title_short Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
title_full Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
title_fullStr Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
title_full_unstemmed Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
title_sort Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
author Costa, Solange Aparecida de Campos
author_facet Costa, Solange Aparecida de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Solange Aparecida de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Verdade
Confiabilidade
Obra de arte.
topic Verdade
Confiabilidade
Obra de arte.
description O artigo trata do conteúdo da verdade como questão filosófica humana por excelência, contraposta à noção de adequação, e como o elemento que toda arte pode apresentar no seu desvelamento. A análise se concentra no ensaio heideggeriano A origem da obra de arte e defende que é justamente e apenas uma leitura hermenêutica do ser da obra de arte que permite, pelo embate de “mundo” e “terra”, o desenvolvimento da noção de verdade originária. A verdade se funda como jogo de encobrimento e não encobrimento que dá ao homem um novo olhar sobre si mesmo. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte e analisa o exemplo heideggeriano das botas da camponesa de Van Gogh, a fim de esclarecer a noção confiabilidade, fundamental para compreender uma nova concepção de verdade que é aberta pela obra de arte. Duas são as questões principais que norteiam a argumentação neste artigo: a primeira se refere à abordagem da obra de arte pela via da ontologia em contraposição à concepção da estética; a segunda, a análise da confiabilidade para uma nova compreensão de verdade a partir de uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh.Palavras-chave: Heidegger; verdade; confiabilidade; obra de arte.Heidegger and the truth: a reading of peasant shoes of Van GoghAbstract: The article deals with the contents of the truth as a human philosophical issue for excellence opposed to the notion of adequacy, and as the element that all art can perform at its unveiling. The analysis focuses on Heidegger's essay The origin of the artwork and argues that it is precisely and only a hermeneutic reading of the artwork being that allows the shock of "world" and "earth", the development of the notion of original truth. The truth is founded as a cover-up and no cover-up game that gives one a new point of view at himself. The investigation follows the thread of the work of art ontology and analyzes Heidegger's example of Van Gogh's peasant boots in order to clarify the notion of reliability, critical to understanding a new conception of truth that is opened by the work of art. There are two key questions that guide the discussion in this article; the first concerns the approach of the artwork via the ontology as opposed to aesthetics conception; the second, the analysis of reliability to a new understanding of truth from an interpretation of Van Gogh's peasant shoes.Keywords: Heidegger; truth; reliability; artwork.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110/848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Solange Aparecida de Campos Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Solange Aparecida de Campos Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 8 n. 1; p. 194 - 213
2175-1811
reponame:Journal of Lean Systems
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Journal of Lean Systems
collection Journal of Lean Systems
repository.name.fl_str_mv Journal of Lean Systems - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||g.tortorella@ufsc.br
_version_ 1798329381264818176