Ciência na Televisão Pública: uma análise do telejornal Repórter Brasil
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38182 |
Resumo: | A televisão é considerada uma das mais importantes fontes de informações sobre ciência e tecnologia (C&T) para os cidadãos não especializados. Portanto, analisar como este meio de comunicação veicula questões científicas pode fornecer subsídios para compreender a consolidação da cultura científica. Neste artigo, analisamos ao longo de doze meses a cobertura de C&T no Repórter Brasil, telejornal veiculado pela TV Brasil, por meio de análise de conteúdo e de análise de enquadramentos midiáticos (frames). Foram identificadas 72 matérias de C&T, que ocuparam uma média de 3,8% do tempo diário. O telejornal valorizou a produção científica nacional –exibida em 88% das matérias. As principais áreas de conhecimento abordadas foram saúde e ciências sociais & humanidades. Cientistas, cidadãos e membros do governo foram as fontes mais usadas na construção das notícias. Destaca-se a presença de contextualização do tema abordado nas matérias e observa-se ênfase nas promessas da ciência. |
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Ciência na Televisão Pública: uma análise do telejornal Repórter BrasilA televisão é considerada uma das mais importantes fontes de informações sobre ciência e tecnologia (C&T) para os cidadãos não especializados. Portanto, analisar como este meio de comunicação veicula questões científicas pode fornecer subsídios para compreender a consolidação da cultura científica. Neste artigo, analisamos ao longo de doze meses a cobertura de C&T no Repórter Brasil, telejornal veiculado pela TV Brasil, por meio de análise de conteúdo e de análise de enquadramentos midiáticos (frames). Foram identificadas 72 matérias de C&T, que ocuparam uma média de 3,8% do tempo diário. O telejornal valorizou a produção científica nacional –exibida em 88% das matérias. As principais áreas de conhecimento abordadas foram saúde e ciências sociais & humanidades. Cientistas, cidadãos e membros do governo foram as fontes mais usadas na construção das notícias. Destaca-se a presença de contextualização do tema abordado nas matérias e observa-se ênfase nas promessas da ciência. Universidade Federal de Santa Catarina2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38182Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 157-1781982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38182/29111Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessReznik, GabrielaMassarani, LuisaRamalho, MarinaAmorim, Luis2019-04-11T15:31:50Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38182Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:31:50Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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