Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso Níquel Náusea no ensino da teoria evolutiva
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p163 |
Resumo: | As histórias em quadrinhos (HQs) são mídias de grande influência na sociedade moderna. Contudo, o uso pedagógico deste material é polêmico. Nas HQ’s nacionais temos um caso interessante para o ensino de Biologia que é o da revista Níquel Náusea. Nas páginas desta revista estão presentes vários temas de interesse biológico como, por exemplo, evolução biológica, genética e criacionismo. Humor, ironia e sarcasmo são características marcantes desta revista que se enquadra na vertente underground dos quadrinhos nacionais. Neste trabalho são discutidos os usos didáticos potenciais das tiras da Níquel Náusea no ensino de um conteúdo escolar com fortes implicações sociais: a teoria da evolução biológica. A partir do referencial teórico da análise de conteúdo, os conceitos e concepções sobre a teoria evolutiva presentes nas tiras desta revista são classificados. Também são apontados possíveis direcionamentos para os usos de histórias em quadrinhos em sala de aula. |
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Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso Níquel Náusea no ensino da teoria evolutivaAs histórias em quadrinhos (HQs) são mídias de grande influência na sociedade moderna. Contudo, o uso pedagógico deste material é polêmico. Nas HQ’s nacionais temos um caso interessante para o ensino de Biologia que é o da revista Níquel Náusea. Nas páginas desta revista estão presentes vários temas de interesse biológico como, por exemplo, evolução biológica, genética e criacionismo. Humor, ironia e sarcasmo são características marcantes desta revista que se enquadra na vertente underground dos quadrinhos nacionais. Neste trabalho são discutidos os usos didáticos potenciais das tiras da Níquel Náusea no ensino de um conteúdo escolar com fortes implicações sociais: a teoria da evolução biológica. A partir do referencial teórico da análise de conteúdo, os conceitos e concepções sobre a teoria evolutiva presentes nas tiras desta revista são classificados. Também são apontados possíveis direcionamentos para os usos de histórias em quadrinhos em sala de aula.Universidade Federal de Santa Catarina2015-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p16310.5007/1982-5153.2015v8n2p163Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 2 (2015): Edição Especial; 163-1821982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n2p163/29501Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Edson PereiraCosta, Alan Bonner da Silva2017-09-05T16:14:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/39392Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-09-05T16:14Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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