A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Paula Kuczmynda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rodrigues, Rosângela Hammes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fórum Linguístico
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2010v7n1p65
Resumo: Este artigo objetiva analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas séries do Ensino Fundamental de três redes municipais do estado de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise das propostas curriculares de tais redes municipais de ensino, tendo como base os referenciais educacionais que norteiam atualmente a disciplina, os referenciais teóricos do campo da Linguística Aplicada e os estudos do Círculo de Bakhtin. Em todas as propostas, observa-se a preocupação em apontar o trabalho com o texto e com os gêneros do discurso no âmbito das atividades de leitura/escuta, produção textual e análise linguística como de central importância para que a disciplina cumpra suas finalidades e vá ao encontro das necessidades dos sujeitos que se constituem alunos do ensino fundamental das redes de ensino mencionadas. Todavia, todas as propostas apresentam lacunas e imprecisões relativas à ancoragem teórico-metodológica desse trabalho, o que pode comprometer a maneira como o professor realiza a elaboração didática dos conteúdos de ensino na sala de aula. 
id UFSC-24_acb3abd142727ff0589b95e0156a6c2c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/16951
network_acronym_str UFSC-24
network_name_str Fórum Linguístico
repository_id_str
spelling A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curricularesEste artigo objetiva analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas séries do Ensino Fundamental de três redes municipais do estado de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise das propostas curriculares de tais redes municipais de ensino, tendo como base os referenciais educacionais que norteiam atualmente a disciplina, os referenciais teóricos do campo da Linguística Aplicada e os estudos do Círculo de Bakhtin. Em todas as propostas, observa-se a preocupação em apontar o trabalho com o texto e com os gêneros do discurso no âmbito das atividades de leitura/escuta, produção textual e análise linguística como de central importância para que a disciplina cumpra suas finalidades e vá ao encontro das necessidades dos sujeitos que se constituem alunos do ensino fundamental das redes de ensino mencionadas. Todavia, todas as propostas apresentam lacunas e imprecisões relativas à ancoragem teórico-metodológica desse trabalho, o que pode comprometer a maneira como o professor realiza a elaboração didática dos conteúdos de ensino na sala de aula. Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por parespesquisa qualitativa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2010v7n1p6510.5007/1984-8412.2010v7n1p65Fórum Linguístico; Vol. 7 No. 1 (2010); 65-87Fórum Linguístico; Vol. 7 Núm. 1 (2010); 65-87Fórum Linguístico; v. 7 n. 1 (2010); 65-871984-84121415-8698reponame:Fórum Linguísticoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2010v7n1p65/17102Silveira, Ana Paula KuczmyndaRodrigues, Rosângela Hammesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-11T15:32:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/16951Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br || atilio.butturi@ufsc.br1984-84121984-8412opendoar:2023-01-12T16:40:19.104195Fórum Linguístico - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
title A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
spellingShingle A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
Silveira, Ana Paula Kuczmynda
title_short A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
title_full A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
title_fullStr A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
title_full_unstemmed A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
title_sort A disciplina de Língua Portuguesa na percepção de três propostas curriculares
author Silveira, Ana Paula Kuczmynda
author_facet Silveira, Ana Paula Kuczmynda
Rodrigues, Rosângela Hammes
author_role author
author2 Rodrigues, Rosângela Hammes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Paula Kuczmynda
Rodrigues, Rosângela Hammes
description Este artigo objetiva analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas séries do Ensino Fundamental de três redes municipais do estado de Santa Catarina. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise das propostas curriculares de tais redes municipais de ensino, tendo como base os referenciais educacionais que norteiam atualmente a disciplina, os referenciais teóricos do campo da Linguística Aplicada e os estudos do Círculo de Bakhtin. Em todas as propostas, observa-se a preocupação em apontar o trabalho com o texto e com os gêneros do discurso no âmbito das atividades de leitura/escuta, produção textual e análise linguística como de central importância para que a disciplina cumpra suas finalidades e vá ao encontro das necessidades dos sujeitos que se constituem alunos do ensino fundamental das redes de ensino mencionadas. Todavia, todas as propostas apresentam lacunas e imprecisões relativas à ancoragem teórico-metodológica desse trabalho, o que pode comprometer a maneira como o professor realiza a elaboração didática dos conteúdos de ensino na sala de aula. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
pesquisa qualitativa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2010v7n1p65
10.5007/1984-8412.2010v7n1p65
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2010v7n1p65
identifier_str_mv 10.5007/1984-8412.2010v7n1p65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2010v7n1p65/17102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Linguístico; Vol. 7 No. 1 (2010); 65-87
Fórum Linguístico; Vol. 7 Núm. 1 (2010); 65-87
Fórum Linguístico; v. 7 n. 1 (2010); 65-87
1984-8412
1415-8698
reponame:Fórum Linguístico
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Fórum Linguístico
collection Fórum Linguístico
repository.name.fl_str_mv Fórum Linguístico - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br || atilio.butturi@ufsc.br
_version_ 1797051418140475392