História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Tese (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204 |
Resumo: | O Ensino de Sociologia vem se constituindo como um campo de pesquisa no interior das Ciências Sociais. O aumento das publicações e eventos relacionados com a temática é significativo, principalmente após a obrigatoriedade do ensino da sociologia no Brasil em 2008. A trajetória de Simone Meucci relaciona-se diretamente com essa discussão em nível nacional e seus trabalhos de dissertação e tese são essenciais para compreender aspectos históricos da institucionalização da sociologia como ciência e disciplina escolar no país. Além da discussão histórica, a entrevista aborda temas relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao destacar os avanços na área, a autora aborda os principais desafios para o aperfeiçoamento e continuidade desses programas, bem como, do ensino de sociologia. |
id |
UFSC-25_93949be7300b14da4f434308217b95a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/41775 |
network_acronym_str |
UFSC-25 |
network_name_str |
Em Tese (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone MeucciO Ensino de Sociologia vem se constituindo como um campo de pesquisa no interior das Ciências Sociais. O aumento das publicações e eventos relacionados com a temática é significativo, principalmente após a obrigatoriedade do ensino da sociologia no Brasil em 2008. A trajetória de Simone Meucci relaciona-se diretamente com essa discussão em nível nacional e seus trabalhos de dissertação e tese são essenciais para compreender aspectos históricos da institucionalização da sociologia como ciência e disciplina escolar no país. Além da discussão histórica, a entrevista aborda temas relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao destacar os avanços na área, a autora aborda os principais desafios para o aperfeiçoamento e continuidade desses programas, bem como, do ensino de sociologia. Universidade Federal de Santa Catarina2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p20410.5007/1806-5023.2015v12n2p204Em Tese; v. 12 n. 2 (2015); 204-2181806-5023reponame:Em Tese (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204/30827Copyright (c) 2015 Marcelo Pinheiro Cigalesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCigales, Marcelo Pinheiro2018-11-12T08:57:08Zoai:periodicos.ufsc.br:article/41775Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/PUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com1806-50231806-5023opendoar:2018-11-12T08:57:08Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
title |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
spellingShingle |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci Cigales, Marcelo Pinheiro |
title_short |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
title_full |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
title_fullStr |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
title_full_unstemmed |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
title_sort |
História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci |
author |
Cigales, Marcelo Pinheiro |
author_facet |
Cigales, Marcelo Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cigales, Marcelo Pinheiro |
description |
O Ensino de Sociologia vem se constituindo como um campo de pesquisa no interior das Ciências Sociais. O aumento das publicações e eventos relacionados com a temática é significativo, principalmente após a obrigatoriedade do ensino da sociologia no Brasil em 2008. A trajetória de Simone Meucci relaciona-se diretamente com essa discussão em nível nacional e seus trabalhos de dissertação e tese são essenciais para compreender aspectos históricos da institucionalização da sociologia como ciência e disciplina escolar no país. Além da discussão histórica, a entrevista aborda temas relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao destacar os avanços na área, a autora aborda os principais desafios para o aperfeiçoamento e continuidade desses programas, bem como, do ensino de sociologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204 10.5007/1806-5023.2015v12n2p204 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204 |
identifier_str_mv |
10.5007/1806-5023.2015v12n2p204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204/30827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Marcelo Pinheiro Cigales info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Marcelo Pinheiro Cigales |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Tese; v. 12 n. 2 (2015); 204-218 1806-5023 reponame:Em Tese (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Em Tese (Florianópolis) |
collection |
Em Tese (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com |
_version_ |
1797239879105511424 |