História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cigales, Marcelo Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Tese (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204
Resumo: O Ensino de Sociologia vem se constituindo como um campo de pesquisa no interior das Ciências Sociais. O aumento das publicações e eventos relacionados com a temática é significativo, principalmente após a obrigatoriedade do ensino da sociologia no Brasil em 2008. A trajetória de Simone Meucci relaciona-se diretamente com essa discussão em nível nacional e seus trabalhos de dissertação e tese são essenciais para compreender aspectos históricos da institucionalização da sociologia como ciência e disciplina escolar no país. Além da discussão histórica, a entrevista aborda temas relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao destacar os avanços na área, a autora aborda os principais desafios para o aperfeiçoamento e continuidade desses programas, bem como, do ensino de sociologia. 
id UFSC-25_93949be7300b14da4f434308217b95a8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/41775
network_acronym_str UFSC-25
network_name_str Em Tese (Florianópolis)
repository_id_str
spelling História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone MeucciO Ensino de Sociologia vem se constituindo como um campo de pesquisa no interior das Ciências Sociais. O aumento das publicações e eventos relacionados com a temática é significativo, principalmente após a obrigatoriedade do ensino da sociologia no Brasil em 2008. A trajetória de Simone Meucci relaciona-se diretamente com essa discussão em nível nacional e seus trabalhos de dissertação e tese são essenciais para compreender aspectos históricos da institucionalização da sociologia como ciência e disciplina escolar no país. Além da discussão histórica, a entrevista aborda temas relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao destacar os avanços na área, a autora aborda os principais desafios para o aperfeiçoamento e continuidade desses programas, bem como, do ensino de sociologia. Universidade Federal de Santa Catarina2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p20410.5007/1806-5023.2015v12n2p204Em Tese; v. 12 n. 2 (2015); 204-2181806-5023reponame:Em Tese (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204/30827Copyright (c) 2015 Marcelo Pinheiro Cigalesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCigales, Marcelo Pinheiro2018-11-12T08:57:08Zoai:periodicos.ufsc.br:article/41775Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/PUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com1806-50231806-5023opendoar:2018-11-12T08:57:08Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
title História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
spellingShingle História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
Cigales, Marcelo Pinheiro
title_short História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
title_full História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
title_fullStr História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
title_full_unstemmed História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
title_sort História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci
author Cigales, Marcelo Pinheiro
author_facet Cigales, Marcelo Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cigales, Marcelo Pinheiro
description O Ensino de Sociologia vem se constituindo como um campo de pesquisa no interior das Ciências Sociais. O aumento das publicações e eventos relacionados com a temática é significativo, principalmente após a obrigatoriedade do ensino da sociologia no Brasil em 2008. A trajetória de Simone Meucci relaciona-se diretamente com essa discussão em nível nacional e seus trabalhos de dissertação e tese são essenciais para compreender aspectos históricos da institucionalização da sociologia como ciência e disciplina escolar no país. Além da discussão histórica, a entrevista aborda temas relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao destacar os avanços na área, a autora aborda os principais desafios para o aperfeiçoamento e continuidade desses programas, bem como, do ensino de sociologia. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204
10.5007/1806-5023.2015v12n2p204
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204
identifier_str_mv 10.5007/1806-5023.2015v12n2p204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2015v12n2p204/30827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Marcelo Pinheiro Cigales
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Marcelo Pinheiro Cigales
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Em Tese; v. 12 n. 2 (2015); 204-218
1806-5023
reponame:Em Tese (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Em Tese (Florianópolis)
collection Em Tese (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com
_version_ 1797239879105511424