A produção de uma disciplina escolar: um estudo sobre as concepções de ensino e as estratégias metodológicas empregadas por professores(as) de Sociologia
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Tese (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2016v13n2p204 |
Resumo: | Em sua condição atual a disciplina escolar de Sociologia pode parecer mais estável e consensual do que alguns anos atrás, no entanto, ainda persistem muitas dúvidas sobre seu projeto disciplinar. Sua recente consolidação como disciplina escolar tem produzido uma história curricular bastante oscilante em virtude das inovações educativas trazidas pelas políticas educacionais do período pós Lei 3.934/96. Fruto desse contexto emergiu uma renovação do ensino da disciplina, aportando novos significados e construindo novas práticas, em um momento de retomada da formação de professores pelos cursos de Ciências Sociais no Brasil. Neste artigo apresento algumas ideias a partir de estudo de caso sobre o que pensam os professores de Sociologia e os efeitos dessa renovação em suas práticas de ensino. |
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A produção de uma disciplina escolar: um estudo sobre as concepções de ensino e as estratégias metodológicas empregadas por professores(as) de SociologiaEm sua condição atual a disciplina escolar de Sociologia pode parecer mais estável e consensual do que alguns anos atrás, no entanto, ainda persistem muitas dúvidas sobre seu projeto disciplinar. Sua recente consolidação como disciplina escolar tem produzido uma história curricular bastante oscilante em virtude das inovações educativas trazidas pelas políticas educacionais do período pós Lei 3.934/96. Fruto desse contexto emergiu uma renovação do ensino da disciplina, aportando novos significados e construindo novas práticas, em um momento de retomada da formação de professores pelos cursos de Ciências Sociais no Brasil. Neste artigo apresento algumas ideias a partir de estudo de caso sobre o que pensam os professores de Sociologia e os efeitos dessa renovação em suas práticas de ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2016v13n2p20410.5007/1806-5023.2016v13n2p204Em Tese; v. 13 n. 2 (2016); 204-2241806-5023reponame:Em Tese (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2016v13n2p204/33062Copyright (c) 2016 Eduardo Carvalho Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Eduardo Carvalho2018-11-12T09:07:00Zoai:periodicos.ufsc.br:article/40292Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/PUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||revistaemtese@gmail.com1806-50231806-5023opendoar:2018-11-12T09:07Em Tese (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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