ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alberto Carlos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2012n26p100
Resumo: Experiência interdisciplinar desenvolvida com 75 alunos de três turmas de primeiro  ano do ensino fundamental (idade entre 6 e 7 anos) na EMEF “ Feu Rosa”, situado no Bairro Feu Rosa, na periferia do município de Serra – ES. O trabalho teve como objetivo desenvolver, a partir da obra literária “Três pontinhos” de autoria de Mário Vale, representações pictográficas dos elementos visuais, a saber, linha, superfície, volume e cor. O trabalho foi implementado em uma oficina com duração de 30 horas/aula, utilizando-se como estratégias a dramatização e a representação pictórica individual. A análise de conteúdo norteou o processo de categorização do material produzido pelos alunos. No primeiro momento as crianças assistiram à dramatização na qual três pontinhos de cores verde, azul e vermelho foram plantados e regados todas as manhãs, originando linhas com as respectivas cores que, mais tarde, foram cortadas por um adulto que percebeu poder fazer com as mesmas muitas coisas, algumas delas boas e outras más – tais como revólveres, bombas e machados -, o que deixou as linhas muito tristes e com vontade de fugir, o que aconteceu. A partir desta situação – a fuga das linhas -, as crianças foram convidadas a se apropriarem das mesmas para criarem suas representações sobre coisas que imaginassem, procedendo, a seguir, a pintura das mesmas com pincel, tinta guache ou cola colorida.  
id UFSC-4_b73283efebefbe8da7535e3da75cd430
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/23673
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEAExperiência interdisciplinar desenvolvida com 75 alunos de três turmas de primeiro  ano do ensino fundamental (idade entre 6 e 7 anos) na EMEF “ Feu Rosa”, situado no Bairro Feu Rosa, na periferia do município de Serra – ES. O trabalho teve como objetivo desenvolver, a partir da obra literária “Três pontinhos” de autoria de Mário Vale, representações pictográficas dos elementos visuais, a saber, linha, superfície, volume e cor. O trabalho foi implementado em uma oficina com duração de 30 horas/aula, utilizando-se como estratégias a dramatização e a representação pictórica individual. A análise de conteúdo norteou o processo de categorização do material produzido pelos alunos. No primeiro momento as crianças assistiram à dramatização na qual três pontinhos de cores verde, azul e vermelho foram plantados e regados todas as manhãs, originando linhas com as respectivas cores que, mais tarde, foram cortadas por um adulto que percebeu poder fazer com as mesmas muitas coisas, algumas delas boas e outras más – tais como revólveres, bombas e machados -, o que deixou as linhas muito tristes e com vontade de fugir, o que aconteceu. A partir desta situação – a fuga das linhas -, as crianças foram convidadas a se apropriarem das mesmas para criarem suas representações sobre coisas que imaginassem, procedendo, a seguir, a pintura das mesmas com pincel, tinta guache ou cola colorida.  Universidade Federal de Santa Catarina2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2012n26p10010.5007/1980-4512.2012n26p100Zero-a-Seis; v. 14 n. 26 (2012): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2012); 100-1071980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2012n26p100/22200Souza, Alberto Carlos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T10:55:51Zoai:periodicos.ufsc.br:article/23673Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2019-06-12T10:55:51Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
title ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
spellingShingle ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
Souza, Alberto Carlos de
title_short ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
title_full ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
title_fullStr ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
title_full_unstemmed ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
title_sort ELEMENTOS VISUAIS: DESENHOS DE CRIANÇAS QUE MORAM À BEIRA-MAR - VISUAL ELEMENTS: DRAWINGS CHILDREN LIVE BY THE SEA
author Souza, Alberto Carlos de
author_facet Souza, Alberto Carlos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alberto Carlos de
description Experiência interdisciplinar desenvolvida com 75 alunos de três turmas de primeiro  ano do ensino fundamental (idade entre 6 e 7 anos) na EMEF “ Feu Rosa”, situado no Bairro Feu Rosa, na periferia do município de Serra – ES. O trabalho teve como objetivo desenvolver, a partir da obra literária “Três pontinhos” de autoria de Mário Vale, representações pictográficas dos elementos visuais, a saber, linha, superfície, volume e cor. O trabalho foi implementado em uma oficina com duração de 30 horas/aula, utilizando-se como estratégias a dramatização e a representação pictórica individual. A análise de conteúdo norteou o processo de categorização do material produzido pelos alunos. No primeiro momento as crianças assistiram à dramatização na qual três pontinhos de cores verde, azul e vermelho foram plantados e regados todas as manhãs, originando linhas com as respectivas cores que, mais tarde, foram cortadas por um adulto que percebeu poder fazer com as mesmas muitas coisas, algumas delas boas e outras más – tais como revólveres, bombas e machados -, o que deixou as linhas muito tristes e com vontade de fugir, o que aconteceu. A partir desta situação – a fuga das linhas -, as crianças foram convidadas a se apropriarem das mesmas para criarem suas representações sobre coisas que imaginassem, procedendo, a seguir, a pintura das mesmas com pincel, tinta guache ou cola colorida.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2012n26p100
10.5007/1980-4512.2012n26p100
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2012n26p100
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2012n26p100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2012n26p100/22200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 14 n. 26 (2012): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2012); 100-107
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435151967584256