Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p240 |
Resumo: | O artigo investiga o estresse vivenciado pelos professores da Educação Infantil. São apresentadas algumas considerações a respeito da formação dos educadores e o dilema de ter que conviver com fatores estressores e ao mesmo tempo atender às exigências que o novo contexto de mudanças traz à educação. Diante desta problemática, realizou-se pesquisa com 100 professores de creches municipais de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil, a fim de investigar os fatores que os levam ao estresse. A análise dos dados indicou que o estresse docente para estes profissionais parece estar relacionado a fatores contextuais e que há carência de preparação para administrá-lo, uma vez que o tema não vem sendo sistematicamente abordado nos seus cursos de formação continuada. Sendo assim, torna-se necessário que esta temática seja tratada nos cursos de formação inicial e continuada, a fim de promover a discussão sobre os fatores estressores, aliada à implementação de políticas públicas educacionais, de modo a resguardar o bem estar dos professores deste nível de ensino. |
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Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de JaneiroO artigo investiga o estresse vivenciado pelos professores da Educação Infantil. São apresentadas algumas considerações a respeito da formação dos educadores e o dilema de ter que conviver com fatores estressores e ao mesmo tempo atender às exigências que o novo contexto de mudanças traz à educação. Diante desta problemática, realizou-se pesquisa com 100 professores de creches municipais de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil, a fim de investigar os fatores que os levam ao estresse. A análise dos dados indicou que o estresse docente para estes profissionais parece estar relacionado a fatores contextuais e que há carência de preparação para administrá-lo, uma vez que o tema não vem sendo sistematicamente abordado nos seus cursos de formação continuada. Sendo assim, torna-se necessário que esta temática seja tratada nos cursos de formação inicial e continuada, a fim de promover a discussão sobre os fatores estressores, aliada à implementação de políticas públicas educacionais, de modo a resguardar o bem estar dos professores deste nível de ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p24010.5007/1980-4512.2015n31p240Zero-a-Seis; v. 17 n. 32 (2015): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2015); 240-2631980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p240/30240Copyright (c) 2015 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessanha, Quelen Pimentel LealCorrêa, Carla Quintanilha2018-03-22T09:56:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/40154Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T09:56:53Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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