Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, Quelen Pimentel Leal
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Corrêa, Carla Quintanilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p240
Resumo: O artigo investiga o estresse vivenciado pelos professores da Educação Infantil. São apresentadas algumas considerações a respeito da formação dos educadores e o dilema de ter que conviver com fatores estressores e ao mesmo tempo atender às exigências que o novo contexto de mudanças traz à educação. Diante desta problemática, realizou-se pesquisa com 100 professores de creches municipais de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil, a fim de investigar os fatores que os levam ao estresse. A análise dos dados indicou que o estresse docente para estes profissionais parece estar relacionado a fatores contextuais e que há carência de preparação para administrá-lo, uma vez que o tema não vem sendo sistematicamente abordado nos seus cursos de formação continuada. Sendo assim, torna-se necessário que esta temática seja tratada nos cursos de formação inicial e continuada, a fim de promover a discussão sobre os fatores estressores, aliada à implementação de políticas públicas educacionais, de modo a resguardar o bem estar dos professores deste nível de ensino.
id UFSC-4_b68eddc4f7437ef02099367e657b0804
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/40154
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de JaneiroO artigo investiga o estresse vivenciado pelos professores da Educação Infantil. São apresentadas algumas considerações a respeito da formação dos educadores e o dilema de ter que conviver com fatores estressores e ao mesmo tempo atender às exigências que o novo contexto de mudanças traz à educação. Diante desta problemática, realizou-se pesquisa com 100 professores de creches municipais de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil, a fim de investigar os fatores que os levam ao estresse. A análise dos dados indicou que o estresse docente para estes profissionais parece estar relacionado a fatores contextuais e que há carência de preparação para administrá-lo, uma vez que o tema não vem sendo sistematicamente abordado nos seus cursos de formação continuada. Sendo assim, torna-se necessário que esta temática seja tratada nos cursos de formação inicial e continuada, a fim de promover a discussão sobre os fatores estressores, aliada à implementação de políticas públicas educacionais, de modo a resguardar o bem estar dos professores deste nível de ensino.Universidade Federal de Santa Catarina2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p24010.5007/1980-4512.2015n31p240Zero-a-Seis; v. 17 n. 32 (2015): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2015); 240-2631980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p240/30240Copyright (c) 2015 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessanha, Quelen Pimentel LealCorrêa, Carla Quintanilha2018-03-22T09:56:53Zoai:periodicos.ufsc.br:article/40154Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T09:56:53Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
title Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
Pessanha, Quelen Pimentel Leal
title_short Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
title_full Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
title_sort Estresse docente na Educação Infantil: um estudo sobre professores de creches públicas de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro
author Pessanha, Quelen Pimentel Leal
author_facet Pessanha, Quelen Pimentel Leal
Corrêa, Carla Quintanilha
author_role author
author2 Corrêa, Carla Quintanilha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha, Quelen Pimentel Leal
Corrêa, Carla Quintanilha
description O artigo investiga o estresse vivenciado pelos professores da Educação Infantil. São apresentadas algumas considerações a respeito da formação dos educadores e o dilema de ter que conviver com fatores estressores e ao mesmo tempo atender às exigências que o novo contexto de mudanças traz à educação. Diante desta problemática, realizou-se pesquisa com 100 professores de creches municipais de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil, a fim de investigar os fatores que os levam ao estresse. A análise dos dados indicou que o estresse docente para estes profissionais parece estar relacionado a fatores contextuais e que há carência de preparação para administrá-lo, uma vez que o tema não vem sendo sistematicamente abordado nos seus cursos de formação continuada. Sendo assim, torna-se necessário que esta temática seja tratada nos cursos de formação inicial e continuada, a fim de promover a discussão sobre os fatores estressores, aliada à implementação de políticas públicas educacionais, de modo a resguardar o bem estar dos professores deste nível de ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p240
10.5007/1980-4512.2015n31p240
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p240
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2015n31p240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p240/30240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 17 n. 32 (2015): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2015); 240-263
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152332488704