Reflexão e liberdade em Fichte

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira, Elizia
Publication Date: 2010
Format: Article
Language: por
Source: Peri
Download full: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/834
Summary: Este trabalho se concentrará especialmente na primeira e segunda introdução da “Doutrina da Ciência” de Fichte. O tema a ser discutido é o da definição fichteana da tarefa da filosofia, a saber, a investigação da fonte das presentações acompanhadas pelo sentimento de necessidade. Procurarei num primeiro momento demonstrar e ato-contínuo questionar a descrição desta tarefa, sua necessidade e exclusividade no operar filosófico, assim como suas demais conseqüências. Esta árdua missão, me ponho como parte da tentativa de pensar o domínio e a realizabilidade da reflexão filosófica, objeto de meu projeto de tese. O texto fichteano parece pertinente a esta investigação, pois, não obstante apresentar em vários momentos esta preocupação — o que fornece subsídios para compreender a pertinência da questão — o autor, por fim, pretende ter provado que é inquestionável que a reflexão filosófica é sim possível e não só, que o é apenas como idealismo fundado no “eu absoluto”. Será preciso investigar também o conceito de liberdade, já que Fichte conta com ele para avalizar sua definição.
id UFSC-7_61da25515b3d2f0fb940e222997e54ca
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/834
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling Reflexão e liberdade em FichtereflexãoliberdadeidealismoEste trabalho se concentrará especialmente na primeira e segunda introdução da “Doutrina da Ciência” de Fichte. O tema a ser discutido é o da definição fichteana da tarefa da filosofia, a saber, a investigação da fonte das presentações acompanhadas pelo sentimento de necessidade. Procurarei num primeiro momento demonstrar e ato-contínuo questionar a descrição desta tarefa, sua necessidade e exclusividade no operar filosófico, assim como suas demais conseqüências. Esta árdua missão, me ponho como parte da tentativa de pensar o domínio e a realizabilidade da reflexão filosófica, objeto de meu projeto de tese. O texto fichteano parece pertinente a esta investigação, pois, não obstante apresentar em vários momentos esta preocupação — o que fornece subsídios para compreender a pertinência da questão — o autor, por fim, pretende ter provado que é inquestionável que a reflexão filosófica é sim possível e não só, que o é apenas como idealismo fundado no “eu absoluto”. Será preciso investigar também o conceito de liberdade, já que Fichte conta com ele para avalizar sua definição.Universidade Federal de Santa Catarina2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/834PERI; v. 2 n. 2; p. 47-652175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/834/337Copyright (c) 2015 Elizia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Elizia2015-03-16T11:11:37Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/834Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2015-03-16T11:11:37Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão e liberdade em Fichte
title Reflexão e liberdade em Fichte
spellingShingle Reflexão e liberdade em Fichte
Ferreira, Elizia
reflexão
liberdade
idealismo
title_short Reflexão e liberdade em Fichte
title_full Reflexão e liberdade em Fichte
title_fullStr Reflexão e liberdade em Fichte
title_full_unstemmed Reflexão e liberdade em Fichte
title_sort Reflexão e liberdade em Fichte
author Ferreira, Elizia
author_facet Ferreira, Elizia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Elizia
dc.subject.por.fl_str_mv reflexão
liberdade
idealismo
topic reflexão
liberdade
idealismo
description Este trabalho se concentrará especialmente na primeira e segunda introdução da “Doutrina da Ciência” de Fichte. O tema a ser discutido é o da definição fichteana da tarefa da filosofia, a saber, a investigação da fonte das presentações acompanhadas pelo sentimento de necessidade. Procurarei num primeiro momento demonstrar e ato-contínuo questionar a descrição desta tarefa, sua necessidade e exclusividade no operar filosófico, assim como suas demais conseqüências. Esta árdua missão, me ponho como parte da tentativa de pensar o domínio e a realizabilidade da reflexão filosófica, objeto de meu projeto de tese. O texto fichteano parece pertinente a esta investigação, pois, não obstante apresentar em vários momentos esta preocupação — o que fornece subsídios para compreender a pertinência da questão — o autor, por fim, pretende ter provado que é inquestionável que a reflexão filosófica é sim possível e não só, que o é apenas como idealismo fundado no “eu absoluto”. Será preciso investigar também o conceito de liberdade, já que Fichte conta com ele para avalizar sua definição.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/834
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/834/337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Elizia Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Elizia Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 2 n. 2; p. 47-65
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1750118535032471552