Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Missaggia Vaccari, Rafaela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5600
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as críticas de Susan Haack à filosofia feminista e algumas respostas a essas críticas, incluindo a minha. Para tanto, primeiro ofereço um panorama da filosofia de Haack seguido de um recorte: analiso seus posicionamentos específicos com relação à epistemologia feminista e exponho as principais reações a tais posicionamentos. Em um segundo momento, ofereço uma resposta alternativa a Haack desde o ponto de vista da história feminista da filosofia. Ao focar especialmente na recuperação e possibilidade de canonização das mulheres filósofas, defendo que a investigação em história da filosofia, tal como engendrada pelo feminismo, tem como resultado o oposto do que Haack suspeita: trata-se de em uma investigação que preza pela verdade, democrática, honesta, e não se reduz à promoção parcial de interesses e justiça social. A redescoberta de obras de mulheres ao longo da história da filosofia e a subsequente possibilidade de sua inclusão no cânone proporcionam um conhecimento mais fidedigno da própria história da disciplina – o que atesta a pertinência da empreitada em si mesma, bem como de sua participação no rol das respostas a Haack. O artigo conclui com a apresentação de alguns casos de filósofas em processo de recuperação e canonização.
id UFSC-7_87b11971a3ed12d21d4a967616da4211
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/5600
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haackfilosofia feministamulheres na filosofiahistória da filosofiacânoneO objetivo deste artigo é apresentar as críticas de Susan Haack à filosofia feminista e algumas respostas a essas críticas, incluindo a minha. Para tanto, primeiro ofereço um panorama da filosofia de Haack seguido de um recorte: analiso seus posicionamentos específicos com relação à epistemologia feminista e exponho as principais reações a tais posicionamentos. Em um segundo momento, ofereço uma resposta alternativa a Haack desde o ponto de vista da história feminista da filosofia. Ao focar especialmente na recuperação e possibilidade de canonização das mulheres filósofas, defendo que a investigação em história da filosofia, tal como engendrada pelo feminismo, tem como resultado o oposto do que Haack suspeita: trata-se de em uma investigação que preza pela verdade, democrática, honesta, e não se reduz à promoção parcial de interesses e justiça social. A redescoberta de obras de mulheres ao longo da história da filosofia e a subsequente possibilidade de sua inclusão no cânone proporcionam um conhecimento mais fidedigno da própria história da disciplina – o que atesta a pertinência da empreitada em si mesma, bem como de sua participação no rol das respostas a Haack. O artigo conclui com a apresentação de alguns casos de filósofas em processo de recuperação e canonização.Universidade Federal de Santa Catarina2023-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5600PERI; v. 14 n. 2 (2022): v.14, n.2 (2022); 32-572175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5600/5029Copyright (c) 2023 Rafaela Missaggia VAccarihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMissaggia Vaccari, Rafaela2023-01-09T18:39:49Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/5600Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2023-01-09T18:39:49Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
title Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
spellingShingle Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
Missaggia Vaccari, Rafaela
filosofia feminista
mulheres na filosofia
história da filosofia
cânone
title_short Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
title_full Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
title_fullStr Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
title_full_unstemmed Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
title_sort Sobre a pertinência do feminismo para a investigação filosófica: respostas a Susan Haack
author Missaggia Vaccari, Rafaela
author_facet Missaggia Vaccari, Rafaela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Missaggia Vaccari, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv filosofia feminista
mulheres na filosofia
história da filosofia
cânone
topic filosofia feminista
mulheres na filosofia
história da filosofia
cânone
description O objetivo deste artigo é apresentar as críticas de Susan Haack à filosofia feminista e algumas respostas a essas críticas, incluindo a minha. Para tanto, primeiro ofereço um panorama da filosofia de Haack seguido de um recorte: analiso seus posicionamentos específicos com relação à epistemologia feminista e exponho as principais reações a tais posicionamentos. Em um segundo momento, ofereço uma resposta alternativa a Haack desde o ponto de vista da história feminista da filosofia. Ao focar especialmente na recuperação e possibilidade de canonização das mulheres filósofas, defendo que a investigação em história da filosofia, tal como engendrada pelo feminismo, tem como resultado o oposto do que Haack suspeita: trata-se de em uma investigação que preza pela verdade, democrática, honesta, e não se reduz à promoção parcial de interesses e justiça social. A redescoberta de obras de mulheres ao longo da história da filosofia e a subsequente possibilidade de sua inclusão no cânone proporcionam um conhecimento mais fidedigno da própria história da disciplina – o que atesta a pertinência da empreitada em si mesma, bem como de sua participação no rol das respostas a Haack. O artigo conclui com a apresentação de alguns casos de filósofas em processo de recuperação e canonização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5600
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5600/5029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rafaela Missaggia VAccari
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rafaela Missaggia VAccari
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 14 n. 2 (2022): v.14, n.2 (2022); 32-57
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940527422963713