A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Leonardo Augusto Luvison
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3890
Resumo: Em suas propostas ambiciosas de revisão e unificação da teoria evolutiva, os biólogos não apresentam apenas alegações científicas, mas mobilizam também categorias históricas e filosóficas. As principais propostas de síntese do conhecimento evolutivo – conhecidas como Síntese Evolutiva e Síntese Evolutiva Estendida - expressam visões metacientíficas, com um papel fundamental da História e Filosofia da Biologia. O presente estudo tem como objetivo analisar a dimensão metacientífica destas propostas de síntese a partir dos argumentos apresentados por alguns dos seus proponentes. A principal questão abordada em relação à Síntese Evolutiva é a chamada retórica de unificação, baseada em uma historiografia produzida por evolucionistas como Julian Huxley e Ernst Mayr. Nessa narrativa, os oponentes da Síntese Evolutiva se comportam irracionalmente e mantêm visões com falhas óbvias. Em relação à Síntese Evolutiva Estendida, pretende-se analisar uma tensão na argumentação dos seus proponentes: recorrentemente é apresentada uma narrativa histórica continuísta e linear que conflita diretamente com as aspirações científicas e filosóficas apresentada pelos autores, os quais estabelecem mudanças substanciais na estrutura teórica da biologia evolutiva contemporânea.
id UFSC-7_92a73ab717b61d1430620c14281f7529
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/3890
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivoEvolução BiológicaSíntese EvolutivaSíntese Evolutiva EstendidaFilosofia da BiologiaHistória da BiologiaEm suas propostas ambiciosas de revisão e unificação da teoria evolutiva, os biólogos não apresentam apenas alegações científicas, mas mobilizam também categorias históricas e filosóficas. As principais propostas de síntese do conhecimento evolutivo – conhecidas como Síntese Evolutiva e Síntese Evolutiva Estendida - expressam visões metacientíficas, com um papel fundamental da História e Filosofia da Biologia. O presente estudo tem como objetivo analisar a dimensão metacientífica destas propostas de síntese a partir dos argumentos apresentados por alguns dos seus proponentes. A principal questão abordada em relação à Síntese Evolutiva é a chamada retórica de unificação, baseada em uma historiografia produzida por evolucionistas como Julian Huxley e Ernst Mayr. Nessa narrativa, os oponentes da Síntese Evolutiva se comportam irracionalmente e mantêm visões com falhas óbvias. Em relação à Síntese Evolutiva Estendida, pretende-se analisar uma tensão na argumentação dos seus proponentes: recorrentemente é apresentada uma narrativa histórica continuísta e linear que conflita diretamente com as aspirações científicas e filosóficas apresentada pelos autores, os quais estabelecem mudanças substanciais na estrutura teórica da biologia evolutiva contemporânea.Universidade Federal de Santa Catarina2020-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3890PERI; v. 12 n. 1 (2020): v. 12, n. 1: Temática Filosofia da Biologia; 128-1422175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3890/3297Copyright (c) 2020 Leonardo Augusto Luvison Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Leonardo Augusto Luvison2021-08-27T14:49:13Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/3890Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2021-08-27T14:49:13Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
title A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
spellingShingle A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
Araújo, Leonardo Augusto Luvison
Evolução Biológica
Síntese Evolutiva
Síntese Evolutiva Estendida
Filosofia da Biologia
História da Biologia
title_short A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
title_full A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
title_fullStr A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
title_full_unstemmed A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
title_sort A dimensão metacientífica das propostas de síntese do conhecimento evolutivo
author Araújo, Leonardo Augusto Luvison
author_facet Araújo, Leonardo Augusto Luvison
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Leonardo Augusto Luvison
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução Biológica
Síntese Evolutiva
Síntese Evolutiva Estendida
Filosofia da Biologia
História da Biologia
topic Evolução Biológica
Síntese Evolutiva
Síntese Evolutiva Estendida
Filosofia da Biologia
História da Biologia
description Em suas propostas ambiciosas de revisão e unificação da teoria evolutiva, os biólogos não apresentam apenas alegações científicas, mas mobilizam também categorias históricas e filosóficas. As principais propostas de síntese do conhecimento evolutivo – conhecidas como Síntese Evolutiva e Síntese Evolutiva Estendida - expressam visões metacientíficas, com um papel fundamental da História e Filosofia da Biologia. O presente estudo tem como objetivo analisar a dimensão metacientífica destas propostas de síntese a partir dos argumentos apresentados por alguns dos seus proponentes. A principal questão abordada em relação à Síntese Evolutiva é a chamada retórica de unificação, baseada em uma historiografia produzida por evolucionistas como Julian Huxley e Ernst Mayr. Nessa narrativa, os oponentes da Síntese Evolutiva se comportam irracionalmente e mantêm visões com falhas óbvias. Em relação à Síntese Evolutiva Estendida, pretende-se analisar uma tensão na argumentação dos seus proponentes: recorrentemente é apresentada uma narrativa histórica continuísta e linear que conflita diretamente com as aspirações científicas e filosóficas apresentada pelos autores, os quais estabelecem mudanças substanciais na estrutura teórica da biologia evolutiva contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3890
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/3890/3297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Leonardo Augusto Luvison Araújo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Leonardo Augusto Luvison Araújo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 12 n. 1 (2020): v. 12, n. 1: Temática Filosofia da Biologia; 128-142
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940527114682368