Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Peri |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110 |
Resumo: | O artigo trata do conteúdo da verdade como questão filosófica humana por excelência, contraposta à noção de adequação, e como o elemento que toda arte pode apresentar no seu desvelamento. A análise se concentra no ensaio heideggeriano A origem da obra de arte e defende que é justamente e apenas uma leitura hermenêutica do ser da obra de arte que permite, pelo embate de “mundo” e “terra”, o desenvolvimento da noção de verdade originária. A verdade se funda como jogo de encobrimento e não encobrimento que dá ao homem um novo olhar sobre si mesmo. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte e analisa o exemplo heideggeriano das botas da camponesa de Van Gogh, a fim de esclarecer a noção confiabilidade, fundamental para compreender uma nova concepção de verdade que é aberta pela obra de arte. Duas são as questões principais que norteiam a argumentação neste artigo: a primeira se refere à abordagem da obra de arte pela via da ontologia em contraposição à concepção da estética; a segunda, a análise da confiabilidade para uma nova compreensão de verdade a partir de uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh.Palavras-chave: Heidegger; verdade; confiabilidade; obra de arte.Heidegger and the truth: a reading of peasant shoes of Van GoghAbstract: The article deals with the contents of the truth as a human philosophical issue for excellence opposed to the notion of adequacy, and as the element that all art can perform at its unveiling. The analysis focuses on Heidegger's essay The origin of the artwork and argues that it is precisely and only a hermeneutic reading of the artwork being that allows the shock of "world" and "earth", the development of the notion of original truth. The truth is founded as a cover-up and no cover-up game that gives one a new point of view at himself. The investigation follows the thread of the work of art ontology and analyzes Heidegger's example of Van Gogh's peasant boots in order to clarify the notion of reliability, critical to understanding a new conception of truth that is opened by the work of art. There are two key questions that guide the discussion in this article; the first concerns the approach of the artwork via the ontology as opposed to aesthetics conception; the second, the analysis of reliability to a new understanding of truth from an interpretation of Van Gogh's peasant shoes.Keywords: Heidegger; truth; reliability; artwork. |
id |
UFSC-7_cb18c9bac06c3d6b8364f1b7ba34ce9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.sites.ufsc.br:article/1110 |
network_acronym_str |
UFSC-7 |
network_name_str |
Peri |
repository_id_str |
|
spelling |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van GoghVerdadeConfiabilidadeObra de arte.O artigo trata do conteúdo da verdade como questão filosófica humana por excelência, contraposta à noção de adequação, e como o elemento que toda arte pode apresentar no seu desvelamento. A análise se concentra no ensaio heideggeriano A origem da obra de arte e defende que é justamente e apenas uma leitura hermenêutica do ser da obra de arte que permite, pelo embate de “mundo” e “terra”, o desenvolvimento da noção de verdade originária. A verdade se funda como jogo de encobrimento e não encobrimento que dá ao homem um novo olhar sobre si mesmo. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte e analisa o exemplo heideggeriano das botas da camponesa de Van Gogh, a fim de esclarecer a noção confiabilidade, fundamental para compreender uma nova concepção de verdade que é aberta pela obra de arte. Duas são as questões principais que norteiam a argumentação neste artigo: a primeira se refere à abordagem da obra de arte pela via da ontologia em contraposição à concepção da estética; a segunda, a análise da confiabilidade para uma nova compreensão de verdade a partir de uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh.Palavras-chave: Heidegger; verdade; confiabilidade; obra de arte.Heidegger and the truth: a reading of peasant shoes of Van GoghAbstract: The article deals with the contents of the truth as a human philosophical issue for excellence opposed to the notion of adequacy, and as the element that all art can perform at its unveiling. The analysis focuses on Heidegger's essay The origin of the artwork and argues that it is precisely and only a hermeneutic reading of the artwork being that allows the shock of "world" and "earth", the development of the notion of original truth. The truth is founded as a cover-up and no cover-up game that gives one a new point of view at himself. The investigation follows the thread of the work of art ontology and analyzes Heidegger's example of Van Gogh's peasant boots in order to clarify the notion of reliability, critical to understanding a new conception of truth that is opened by the work of art. There are two key questions that guide the discussion in this article; the first concerns the approach of the artwork via the ontology as opposed to aesthetics conception; the second, the analysis of reliability to a new understanding of truth from an interpretation of Van Gogh's peasant shoes.Keywords: Heidegger; truth; reliability; artwork.Universidade Federal de Santa Catarina2016-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110PERI; v. 8 n. 1; p. 194 - 2132175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110/848Copyright (c) 2016 Solange Aparecida de Campos Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Solange Aparecida de Campos2016-07-24T17:21:12Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/1110Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2016-07-24T17:21:12Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh |
title |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh |
spellingShingle |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh Costa, Solange Aparecida de Campos Verdade Confiabilidade Obra de arte. |
title_short |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh |
title_full |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh |
title_fullStr |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh |
title_full_unstemmed |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh |
title_sort |
Heidegger e a verdade: uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh |
author |
Costa, Solange Aparecida de Campos |
author_facet |
Costa, Solange Aparecida de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Solange Aparecida de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Verdade Confiabilidade Obra de arte. |
topic |
Verdade Confiabilidade Obra de arte. |
description |
O artigo trata do conteúdo da verdade como questão filosófica humana por excelência, contraposta à noção de adequação, e como o elemento que toda arte pode apresentar no seu desvelamento. A análise se concentra no ensaio heideggeriano A origem da obra de arte e defende que é justamente e apenas uma leitura hermenêutica do ser da obra de arte que permite, pelo embate de “mundo” e “terra”, o desenvolvimento da noção de verdade originária. A verdade se funda como jogo de encobrimento e não encobrimento que dá ao homem um novo olhar sobre si mesmo. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte e analisa o exemplo heideggeriano das botas da camponesa de Van Gogh, a fim de esclarecer a noção confiabilidade, fundamental para compreender uma nova concepção de verdade que é aberta pela obra de arte. Duas são as questões principais que norteiam a argumentação neste artigo: a primeira se refere à abordagem da obra de arte pela via da ontologia em contraposição à concepção da estética; a segunda, a análise da confiabilidade para uma nova compreensão de verdade a partir de uma leitura dos sapatos da camponesa de Van Gogh.Palavras-chave: Heidegger; verdade; confiabilidade; obra de arte.Heidegger and the truth: a reading of peasant shoes of Van GoghAbstract: The article deals with the contents of the truth as a human philosophical issue for excellence opposed to the notion of adequacy, and as the element that all art can perform at its unveiling. The analysis focuses on Heidegger's essay The origin of the artwork and argues that it is precisely and only a hermeneutic reading of the artwork being that allows the shock of "world" and "earth", the development of the notion of original truth. The truth is founded as a cover-up and no cover-up game that gives one a new point of view at himself. The investigation follows the thread of the work of art ontology and analyzes Heidegger's example of Van Gogh's peasant boots in order to clarify the notion of reliability, critical to understanding a new conception of truth that is opened by the work of art. There are two key questions that guide the discussion in this article; the first concerns the approach of the artwork via the ontology as opposed to aesthetics conception; the second, the analysis of reliability to a new understanding of truth from an interpretation of Van Gogh's peasant shoes.Keywords: Heidegger; truth; reliability; artwork. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110 |
url |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1110/848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Solange Aparecida de Campos Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Solange Aparecida de Campos Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
PERI; v. 8 n. 1; p. 194 - 213 2175-1811 reponame:Peri instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Peri |
collection |
Peri |
repository.name.fl_str_mv |
Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br |
_version_ |
1799940526497071104 |