A intersetorialidade no campo da saúde mental infantojuvenil: proposta de atuação da terapia ocupacional no contexto escolar/ Intersectoriality in the field of child and adolescent mental health: proposal of occupational therapy in the school context
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2172 |
Resumo: | Introdução: A assistência à saúde mental infantojuvenil está pautada em algumas diretrizes de cuidado, dentre elas a construção permanente da rede e da intersetorialidade. A literatura aponta que ações intersetoriais entre os campos da educação e da saúde devem ocorrer no sentido de favorecer a assistência integral às crianças e aos adolescentes. Objetivo: Identificar as principais demandas relacionadas ao desenvolvimento emocional e à saúde mental infantil junto a atores do contexto escolar e descrever as possibilidades de intervenções de terapia ocupacional nas práticas intersetoriais em saúde mental com enfoque na promoção e prevenção. Método: Trata-se de um relato de experiência relativo a uma ação de extensão universitária desenvolvido em uma Unidade de Educação Infantil. As atividades desenvolvidas no projeto envolveram diferentes ações, divididas em duas etapas. A primeira é voltada para a identificação e mapeamento das dificuldades e demandas no âmbito do desenvolvimento infantil e saúde mental. A segunda refere-se às ações realizadas neste contexto, como a inserção em salas de aula e acompanhamento das atividades desenvolvidas, a orientação e instrumentalização de professores após inserção, e o grupo de reflexão destinado à equipe escolar e familiares. Resultados: Avaliou-se que as intervenções realizadas forneceram suporte informacional e prático para os profissionais da escola e familiares das crianças, o que contribuiu na potencialização dos recursos presentes nos diferentes contextos de vida das crianças. Conclusão: Ações desta natureza contribuem favorecendo o desenvolvimento infantojuvenil, assim como são fundamentais na garantia de um cuidado integral e efetivo. |
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A intersetorialidade no campo da saúde mental infantojuvenil: proposta de atuação da terapia ocupacional no contexto escolar/ Intersectoriality in the field of child and adolescent mental health: proposal of occupational therapy in the school contextIntrodução: A assistência à saúde mental infantojuvenil está pautada em algumas diretrizes de cuidado, dentre elas a construção permanente da rede e da intersetorialidade. A literatura aponta que ações intersetoriais entre os campos da educação e da saúde devem ocorrer no sentido de favorecer a assistência integral às crianças e aos adolescentes. Objetivo: Identificar as principais demandas relacionadas ao desenvolvimento emocional e à saúde mental infantil junto a atores do contexto escolar e descrever as possibilidades de intervenções de terapia ocupacional nas práticas intersetoriais em saúde mental com enfoque na promoção e prevenção. Método: Trata-se de um relato de experiência relativo a uma ação de extensão universitária desenvolvido em uma Unidade de Educação Infantil. As atividades desenvolvidas no projeto envolveram diferentes ações, divididas em duas etapas. A primeira é voltada para a identificação e mapeamento das dificuldades e demandas no âmbito do desenvolvimento infantil e saúde mental. A segunda refere-se às ações realizadas neste contexto, como a inserção em salas de aula e acompanhamento das atividades desenvolvidas, a orientação e instrumentalização de professores após inserção, e o grupo de reflexão destinado à equipe escolar e familiares. Resultados: Avaliou-se que as intervenções realizadas forneceram suporte informacional e prático para os profissionais da escola e familiares das crianças, o que contribuiu na potencialização dos recursos presentes nos diferentes contextos de vida das crianças. Conclusão: Ações desta natureza contribuem favorecendo o desenvolvimento infantojuvenil, assim como são fundamentais na garantia de um cuidado integral e efetivo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/217210.4322/2526-8910.ctoRE1660Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 2 (2019); 454-461Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 2 (2019); 454-461Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 2 (2019); 454-4612526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2172/1147https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2172/1148Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Amanda Dourado Souza AkahosiCid, Maria Fernanda BarbozaSperanza, MarinaCopi, Cleonice Guerrero2022-04-20T20:07:17Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2172Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:07:17Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
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