Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934 |
Resumo: | A literatura indica que a escolarização bem sucedida de alunos com paralisia cerebral pode requerer a implementação de recursos de tecnologia assistiva adequados, permitindo que o indivíduo melhore seu desempenho e complete tarefas cotidianas de forma mais eficiente e independente. Para tanto, esses recursos devem ser escolhidos de maneira adequada, enfatizando-se a importância de uma avaliação inicial adequada do aluno e das possibilidades de recursos presentes. O estudo teve como objetivo traduzir e adaptar teoricamente um instrumento norte-americano que avalia o acesso de pessoas com paralisia cerebral ao computador, de forma a contextualizá-lo para a aplicabilidade junto a alunos com paralisia cerebral na realidade brasileira. A metodologia envolveu as fases de tradução e adaptação transcultural desse instrumento, além da construção de um roteiro suplementar para uso adicional ao referido instrumento para o contexto educacional. Os procedimentos de tradução, adaptação teórica e técnica do instrumento norte-americano e a análise teórica (conteúdo e semântica) foram realizadas com a participação de profissionais especialistas na área de Educação Especial enquanto juízes. Os resultados apontaram para a pertinência da proposta do instrumento traduzido em conjunto com o roteiro construído à realidade dos profissionais envolvidos com a escolarização de crianças com paralisia cerebral como, no caso, terapeutas ocupacionais e educadores especiais. |
id |
UFSCAR-1_0ff97835b320e697b941ba78cf6b76a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/934 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsyA literatura indica que a escolarização bem sucedida de alunos com paralisia cerebral pode requerer a implementação de recursos de tecnologia assistiva adequados, permitindo que o indivíduo melhore seu desempenho e complete tarefas cotidianas de forma mais eficiente e independente. Para tanto, esses recursos devem ser escolhidos de maneira adequada, enfatizando-se a importância de uma avaliação inicial adequada do aluno e das possibilidades de recursos presentes. O estudo teve como objetivo traduzir e adaptar teoricamente um instrumento norte-americano que avalia o acesso de pessoas com paralisia cerebral ao computador, de forma a contextualizá-lo para a aplicabilidade junto a alunos com paralisia cerebral na realidade brasileira. A metodologia envolveu as fases de tradução e adaptação transcultural desse instrumento, além da construção de um roteiro suplementar para uso adicional ao referido instrumento para o contexto educacional. Os procedimentos de tradução, adaptação teórica e técnica do instrumento norte-americano e a análise teórica (conteúdo e semântica) foram realizadas com a participação de profissionais especialistas na área de Educação Especial enquanto juízes. Os resultados apontaram para a pertinência da proposta do instrumento traduzido em conjunto com o roteiro construído à realidade dos profissionais envolvidos com a escolarização de crianças com paralisia cerebral como, no caso, terapeutas ocupacionais e educadores especiais.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/93410.4322/0104-4931.ctoAO498Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015); 85-100Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015); 85-100Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015); 85-1002526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934/587Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Gerusa FerreiraMendes, Enicéia Gonçalves2022-04-22T18:00:53Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/934Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:00:53Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy |
title |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy |
spellingShingle |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy Lourenço, Gerusa Ferreira |
title_short |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy |
title_full |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy |
title_fullStr |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy |
title_full_unstemmed |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy |
title_sort |
Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy |
author |
Lourenço, Gerusa Ferreira |
author_facet |
Lourenço, Gerusa Ferreira Mendes, Enicéia Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Enicéia Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Gerusa Ferreira Mendes, Enicéia Gonçalves |
description |
A literatura indica que a escolarização bem sucedida de alunos com paralisia cerebral pode requerer a implementação de recursos de tecnologia assistiva adequados, permitindo que o indivíduo melhore seu desempenho e complete tarefas cotidianas de forma mais eficiente e independente. Para tanto, esses recursos devem ser escolhidos de maneira adequada, enfatizando-se a importância de uma avaliação inicial adequada do aluno e das possibilidades de recursos presentes. O estudo teve como objetivo traduzir e adaptar teoricamente um instrumento norte-americano que avalia o acesso de pessoas com paralisia cerebral ao computador, de forma a contextualizá-lo para a aplicabilidade junto a alunos com paralisia cerebral na realidade brasileira. A metodologia envolveu as fases de tradução e adaptação transcultural desse instrumento, além da construção de um roteiro suplementar para uso adicional ao referido instrumento para o contexto educacional. Os procedimentos de tradução, adaptação teórica e técnica do instrumento norte-americano e a análise teórica (conteúdo e semântica) foram realizadas com a participação de profissionais especialistas na área de Educação Especial enquanto juízes. Os resultados apontaram para a pertinência da proposta do instrumento traduzido em conjunto com o roteiro construído à realidade dos profissionais envolvidos com a escolarização de crianças com paralisia cerebral como, no caso, terapeutas ocupacionais e educadores especiais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934 10.4322/0104-4931.ctoAO498 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934/587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015); 85-100 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015); 85-100 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015); 85-100 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315469627392 |