Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Gerusa Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendes, Enicéia Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934
Resumo: A literatura indica que a escolarização bem sucedida de alunos com paralisia cerebral pode requerer a implementação de recursos de tecnologia assistiva adequados, permitindo que o indivíduo melhore seu desempenho e complete tarefas cotidianas de forma mais eficiente e independente. Para tanto, esses recursos devem ser escolhidos de maneira adequada, enfatizando-se a importância de uma avaliação inicial adequada do aluno e das possibilidades de recursos presentes. O estudo teve como objetivo traduzir e adaptar teoricamente um instrumento norte-americano que avalia o acesso de pessoas com paralisia cerebral ao computador, de forma a contextualizá-lo para a aplicabilidade junto a alunos com paralisia cerebral na realidade brasileira. A metodologia envolveu as fases de tradução e adaptação transcultural desse instrumento, além da construção de um roteiro suplementar para uso adicional ao referido instrumento para o contexto educacional. Os procedimentos de tradução, adaptação teórica e técnica do instrumento norte-americano e a análise teórica (conteúdo e semântica) foram realizadas com a participação de profissionais especialistas na área de Educação Especial enquanto juízes. Os resultados apontaram para a pertinência da proposta do instrumento traduzido em conjunto com o roteiro construído à realidade dos profissionais envolvidos com a escolarização de crianças com paralisia cerebral como, no caso, terapeutas ocupacionais e educadores especiais.
id UFSCAR-1_0ff97835b320e697b941ba78cf6b76a1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/934
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsyA literatura indica que a escolarização bem sucedida de alunos com paralisia cerebral pode requerer a implementação de recursos de tecnologia assistiva adequados, permitindo que o indivíduo melhore seu desempenho e complete tarefas cotidianas de forma mais eficiente e independente. Para tanto, esses recursos devem ser escolhidos de maneira adequada, enfatizando-se a importância de uma avaliação inicial adequada do aluno e das possibilidades de recursos presentes. O estudo teve como objetivo traduzir e adaptar teoricamente um instrumento norte-americano que avalia o acesso de pessoas com paralisia cerebral ao computador, de forma a contextualizá-lo para a aplicabilidade junto a alunos com paralisia cerebral na realidade brasileira. A metodologia envolveu as fases de tradução e adaptação transcultural desse instrumento, além da construção de um roteiro suplementar para uso adicional ao referido instrumento para o contexto educacional. Os procedimentos de tradução, adaptação teórica e técnica do instrumento norte-americano e a análise teórica (conteúdo e semântica) foram realizadas com a participação de profissionais especialistas na área de Educação Especial enquanto juízes. Os resultados apontaram para a pertinência da proposta do instrumento traduzido em conjunto com o roteiro construído à realidade dos profissionais envolvidos com a escolarização de crianças com paralisia cerebral como, no caso, terapeutas ocupacionais e educadores especiais.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/93410.4322/0104-4931.ctoAO498Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015); 85-100Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015); 85-100Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015); 85-1002526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934/587Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Gerusa FerreiraMendes, Enicéia Gonçalves2022-04-22T18:00:53Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/934Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:00:53Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
title Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
spellingShingle Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
Lourenço, Gerusa Ferreira
title_short Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
title_full Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
title_fullStr Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
title_full_unstemmed Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
title_sort Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a acessibilidade de alunos com paralisia cerebral ao computador/Cross-Cultural adaptation of an instrument to computer accessibility evaluation for students with cerebral palsy
author Lourenço, Gerusa Ferreira
author_facet Lourenço, Gerusa Ferreira
Mendes, Enicéia Gonçalves
author_role author
author2 Mendes, Enicéia Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Gerusa Ferreira
Mendes, Enicéia Gonçalves
description A literatura indica que a escolarização bem sucedida de alunos com paralisia cerebral pode requerer a implementação de recursos de tecnologia assistiva adequados, permitindo que o indivíduo melhore seu desempenho e complete tarefas cotidianas de forma mais eficiente e independente. Para tanto, esses recursos devem ser escolhidos de maneira adequada, enfatizando-se a importância de uma avaliação inicial adequada do aluno e das possibilidades de recursos presentes. O estudo teve como objetivo traduzir e adaptar teoricamente um instrumento norte-americano que avalia o acesso de pessoas com paralisia cerebral ao computador, de forma a contextualizá-lo para a aplicabilidade junto a alunos com paralisia cerebral na realidade brasileira. A metodologia envolveu as fases de tradução e adaptação transcultural desse instrumento, além da construção de um roteiro suplementar para uso adicional ao referido instrumento para o contexto educacional. Os procedimentos de tradução, adaptação teórica e técnica do instrumento norte-americano e a análise teórica (conteúdo e semântica) foram realizadas com a participação de profissionais especialistas na área de Educação Especial enquanto juízes. Os resultados apontaram para a pertinência da proposta do instrumento traduzido em conjunto com o roteiro construído à realidade dos profissionais envolvidos com a escolarização de crianças com paralisia cerebral como, no caso, terapeutas ocupacionais e educadores especiais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934
10.4322/0104-4931.ctoAO498
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/934/587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 1 (2015); 85-100
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 1 (2015); 85-100
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 1 (2015); 85-100
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315469627392