Análise funcional com enfoque físico de membros superiores em professores com síndrome dolorosa/Functional analysis with physical focus on upper limbs in teachers with painful syndrome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Emilyn Borba
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Delboni, Miriam Cabrera Corvelo, Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares, Signori, Luis Ulisses
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1020
Resumo: O labor faz com que o indivíduo se sinta útil, produtivo e valorizado. No entanto, a atividade laboral pode estar associada a lesões devido a condições impróprias para o trabalho, a posturas inadequadas e à realização de movimentos repetitivos. Dentre as principais doenças relacionadas ao trabalho, estão as lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/DORT). No entanto, as algias são os primeiros sintomas que podem alertar para a prevenção destas lesões. Especificamente no trabalho docente, há uma série de fatores que podem resultar em algias nos membros superiores. Esta pesquisa objetivou identificar a prevalência de algias musculoesqueléticas nos membros superiores em professores, bem como a correlação com a profissão docente e a execução das atividades do cotidiano. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista sociodemográfica e o The Arm, Shoulder And Hand (DASH). Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo e transversal. Foi utilizado o Teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, e a Correlação de Spearman (p) foi aplicada nos dados de distribuição assimétrica, tendo sido considerada significante a taxa de erro alfa de 5% (P<0,05). Os resultados desta pesquisa evidenciam que há alta prevalência de síndrome dolorosa nos membros superiores em professores, associada a diversos fatores da execução do trabalho docente. As algias apresentadas interferiram nas atividades funcionais desses trabalhadores, comprometendo-lhes a qualidade de vida. Assim, entende-se que a prevalência das algias tem significante correlação com o trabalho laboral docente, as quais também acometem a execução das Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs).
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